Viagem para Lisboa apenas com assento e transcrição de casamento.

Boa noite a todos, eu gostaria de tirar uma dúvida a respeito de viagem para Portugal nesse período de restrição de viagens devido a pandemia do Coronavirus.

A minha mãe possui apenas o assento português e esta aguardando o cartão cidadão, porem temos nossa viagem agendada para Lisboa daqui 10 dias e acredito que o cartão cidadão dela não chegue a tempo. Existe a possibilidade de ela ser impedida de embarcar no voo, mesmo tendo o assento português e estando com o marido português e filho que já possui a cidadania e todos os documentos?


Desde já agradeço a atenção.

Comentários

  • Acredito que sim. Mas confirme junto com a cia. aérea. Eles quem dão a palavra final.

    e não se esqueça do teste do covid com 48hs antes.

  • editado November 2020

    @Flip teste de covid PCR :72 horas antes.

  • @Flip , se a cia aérea não foi a TAP (conhecem os assentos portugueses) , não vão deixar embarcar; entre em contato com o Consulado (sua mãe já é portuguesa, com todos os direitos e deveres!) e peça para eles emitirem uma autorização para ela viajar.

  • @gandalf @Leticialele O voo é pela Azul, eu falei com um atendente e ele disse que é possível embarcar apenas com o passaporte brasileiro. Ele demorou uns 10 minutos para responder, parecia estar consultando alguém, mas por garantia eu vou entrar em contato com o consulado para ver se consigo algum documento.

    No consulado eu posso pedir por uma "autorização para viagem" ou existe um outro nome?

    Obrigado!

  • editado December 2020

    @Flip , mande um email para a Ouvidoria do Consulado e peça a emissão de um documento autorizando o embarque, para não ter problemas na hora do voo. Alguma coisa que diga que " Fulana de tal, portuguesa, portadora do assento de nascimento nº XXX/XX, tem sua entrada permitida em Portugal." Mas o Consulado deve ter um modo de escrever.

    Claro que, como brasileira, pode sair com o passaporte brasileiro. Mas é de responsabilidade da Cia Aérea trazer de volta o passageiro que tiver a entrada recusada lá! Por isso, eles tomam esses cuidados, para prevenirem prejuízos. Como não sabem que a certidão portuguesa é um mero impresso em um papel A4, colocam em dúvida sua validade para entrar em Portugal.

    É melhor se prevenir!!

  • Minha cunhada veio dia 18/11, pela TAP apenas com o assento de nascimento e o comprovativo que fez seu cartão cidadão pelo consulado (o CC também não ficou pronto a tempo). Ela disse que olharam meio torto mas passou... Ela retornou sem problemas também. Obs.: Ela fez o teste de covid PCR: 72 horas antes.

  • Me informei na Azul e me disseram que não terá nenhum problema em embarcar apenas com o assento e o comprovativo do pedido do cartão cidadão. Obrigado pela ajuda!

  • Vou aproveitar o tópico para tirar uma dúvida parecida.

    Sou português com todos os docs. Minhas duas filhas têm apenas a certidão de nascimento. Minha esposa e minha mãe são brasileiras.

    Sendo português e estando com a família reunida na mesma viagem, quais os docs que minha esposa e mãe precisam levar para comprovarem o grau de parentesco comigo? Para minha esposa gostaria de saber se precisa de algum doc além da certidão de casamento apostilada. Para minha mãe, que é divorciada e usa o nome de solteira (diferente do que consta na minha certidão de nascimento), gostaria de saber se para ela seria suficiente a carta de sentença do divórcio apostilada e a minha certidão de nascimento brasileira para demonstrar a ascendência.

    Agradeço a ajuda.

  • @rodgama2000br

    Depende de quando você pretende viajar. No momento há um regime de excessão pela pandemia. Isso cria restrições extras.

    De qualquer maneira, voce deve fazer a transcrição de casamento antes de sair do BR. Somente assim sua esposa entrará PT. Sua mãe normalmente se qualifica também, mas você deve buscar e ler os detalhes.

    O site principal sobre o assunto é esse:

    "https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/covid-19/prevencao/prevencao-dos-viajantes/#sec-3"

    Nele tem um link para esse "https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/vai-viajar/alertas" onde tem um link para o FAQ que é atualizado frequentemente. Há restrições específicas no natal e ano novo. Também o lockdown impede deslocamentos dentro de Portugal.

    Boa sorte.

  • @gandalf muito obrigado pelos esclarecimentos.

    Ontem estive no balcão da TAP no Galeão, já que não se consegue info por telefone.

    Disseram exatamente isso: da certidão de casamente apostilada e minha mãe da certidão de casamento dela com a averbação do divórcio apostilada.

    Referente às meninas disseram não haver problema algum, uma vez que possuem assento português. Por precaução vamos levar tb as certidões de nascimento delas, afinal estamos de mudança mesmo.

    Vou olhar esses links com calma para ver se é preciso mais algum documento.

    Abs.

  • @rodgama2000br

    Leve com você toda a documentação para dar entrada na nacionalidade de sua esposa.

    Se o RG estiver antigo, já renove de uma vez, porque não poderá fazê-lo morando no exterior. Claro você voltará ao BR, mas não terá tempo pra isso e esperar ficar pronto.

    Boa sorte.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.