Onde nasceu meu avô Alfredo Ferreira da Silva

lio Bom dia a todos,

estou há 2 anos tentando descobrir algo simples mas que me parece impossível e venho mais uma vez pedir ajuda e obviamente agradecer pelo ótimo tratamento que sempre tive de todos vocês.

Depois da última vez que estive aqui descobri coisas que nunca imaginei na vida que foram omitidas com a separação dos meus pais.

Minha Bisavó Joanna Vieira da Silva ( da silva meu sobrenome) nasceu na ilha de São Miguel nos açores onde também nasceu meu Bisavô João Manoel Ferreira( Ferreira meu sobrenome) e ambos vieram para o Brasil/ Petrópolis na atual cidade de São José do vale do rio preto com vários filhos( meus Tio-Avós que nasceram em são Miguel) mas nunca consegui descobrir se meu Avô Alfredo Ferreira da Silva nasceu no Brasil ou veio de São Miguel com os pais e irmãos. na verdade é o que quero saber e se posso obter e de que forma a cidadania Portuguesa.

Como se não bastasse os pais da minha avó, ou seja, meus Bisavós Manoel Constantino de Souza e Carolina Martins de souza que eram da Cidade do Porto vieram para o Brasil morar em Sapucaia distrito de Petrópolis e lá nasceu minha avó Lavínia Martins de Souza.

Lavínia e Alfredo, cresceram e casaram-se, ambos puro sangue Português e viveram em São José do Vale do Rio Preto no Rio de Janeiro onde tiveram vários filhos, dentre eles Aurélio Ferreira da Silva (Ferreira do meu Bisavô e da Silva da minha Bisavó Açorianos) O legítimo sangue Português pois ele era puro, mas nascido no Brasil em São José do Vale do Rio Preto.

O filho do Aurélio sou eu, Jorge Ferreira da Silva( Ferreira do meu Bisavô e da Silva da minha Bisavó).

ou seja, todos os meus ancestrais são portugueses, mesmo os que aqui nasceram, inclusive meu pai que é filho legítimo de Portugueses.

o que quero com tudo isto é descobrir onde nasceu meu avô Alfredo Ferreira da Silva, se no Brasil ou em Portugal como os irmãos e se posso obter cidadania Portuguesa, afinal com 4 Bisavós Portugueses é mais do que apenas um pequeno vínculo, é sangue Português mesmo.

Um abraço carinhoso para todos vocês meus irmãos,

obrigado.

Jorge Ferreira da Silva. ( Ferreira do meu Bisavô Português dos Açores e da Silva da minha Bisavó Portuguesa dos açores)

Comentários

  • @jorgeferreiradasilva

    Estruturando um pouco a sua informação:

    Joana Vieira da Silva e João Manoel Ferreira (bisavós paternos, de S. Miguel, Açores) --> Alfredo Ferreira da Silva (avô paterno, que não se sabe nascido em S. Miguel ou no Brasil) --> Radicados em Petrópolis na atual cidade de São José do Vale do Rio Preto (RJ)

    Manoel Constantino de Souza e Carolina Martins (bisavós paternos, do Porto) --> Lavínia Martins de Souza (avó paterna, brasileira) --> Radicados em Sapucaia/Petrópolis (RJ)

    Salvo engano: 1. Seu pai pode se tornar português (se vivo) pois tem 4 avós portugueses (depois você também poderia); 2. Você pode ser tornar português se seu avô paterno (Alfredo) tenha nascido nos Açores; 3. Sua avó Lavínia ou seu avô Alfredo podem se tornar portugueses (se vivos) pois têm pais portugueses (depois você também poderia). Acho que são só essas as possibilidades.

    Aconselho iniciar a busca pelas certidões de nascimento de seu pai e avós. No Rio de Janeiro é mais fácil, tanto o Arquivo Nacional como Familysearch.org têm muito registros indexados. Outra ação muito necessária é falar com tios, tios-avós e perguntar pelo nome correto dos antepassados, datas de aniversário, cidade/freguesia de origem, datas de imigração, etc. Vá estruturando tudo para que tenha possibilidade de uma pesquisa orientada.

    Sucesso!

  • @jorgeferreiradasilva

    Certidão de Casamento de Alfredo com Lavínia, nº 162, páginas no Family Search, 153 e 154, de 14/09/1912, São José do Vale do Rio Preto.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-XXHQ-VB?i=122&cc=1582573

  • Boa tarde, essa certidão é a de casamento, eu tenho. o que desejo é a certidão do meu Avô Alfredo Ferreira da Silva nascimento presumido em 1888 local ignorado se no Brasil ou veio de Portugal com os pais. João Manoel Ferreira e Joanna Vieira da Silva.

  • @jorgeferreiradasilva , na certidão de casamento diz que os noivos são fluminenses.

  • @jorgeferreiradasilva

    Ao final do registro de casamento consta: "Ambos são solteiros, fluminenses, ... "

    Alfredo não deve ter certidão de nascimento e sim de batismo, pois nasceu em 1888 e o livro nº 1 de nascimentos em São José do Vale do Rio Preto é de 1889.

  • pior que nem isso eu consegui na paróquia de são josé do vale do rio preto.

    se pelo menos tivesse o passaporte do meu Bisavô João Manoel Ferreira quando chegou ao Brasil com minha Bisavó Joanna Vieira da Silva e os filhos eu saberia quando e se meu avô veio com os demais de Portugal( São Miguel) evidentemente se não constá-lo seria sinal que nasceu no Brasil.

    Gente, não quero ser chato, desculpem.

    agradeço demais a todos vocês pela solidariedade e vontade de ajudar-me, Deus abençoe a todos. Muito obrigado.

    Jorge Ferreira da Silva

  • editado November 2020

    @jorgeferreiradasilva , não desista da busca!!

    Procure nos passaportes emitidos em São Miguel!

    https://tombo.pt/d/acores'

  • Bom dia,

    ontem mesmo pela terceira vez entrei em contato com a Paróquia de São José do Vale do Rio Preto para tentar achar a certidão de Batismo do meu avô. se realmente ele for Brasileiro tem que estar lá.

    obrigado.

    Jorge Ferreira da Silva

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.