Processo de Aquisição de Cidadania Documentos

Ola Pessoal,

Gostaria de saber se alguém pode me ajudar neste processo, busco a cidadania para o Avô da minha esposa, mas não tenho ideia de como dar entrada no processo. Possuo apenas a certidão de Óbito do Português (Bisavô), um PDF da pagina do livro de registro de seu nascimento, numero de pagina e livro do nascimento e casamento dele. Minha duvida é preciso desses documentos físicos para dar entrada no processo? se for pelo consulado e apresentar estas informações eles conseguem realizar o pedido? Pois conforme informado o unico documento físico que tenho é a certidão de Óbito.

Desculpem a minha ignorância no assunto mas não tenho a minima ideia de como proceder.

Se alguém poder me ajudar serei eternamente grato.


Comentários

  • editado September 2020

    Olá @etoledo13

    registro nº 289 https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=39754&FileID=971308 freguesia e concelho de Machico da Ilha da Madeira 

    o filho do João está vivo? e foi registrado na menoridade pelo português? o filho é deste relacionamento com Maria de Freitas?

    seria este casamento que se referia? https://abm.madeira.gov.pt/pesquisa/casamento/index.php?id=582676

  • @etoledo13 , para o Processo de Atribuição do avô se sua esposa, você vai precisar:

    1 - Assento de batismo, cópia narrativa e certificada do Arquivo Distrital, do bisavô de sua esposa;

    2 - Certidão de casamento ou de óbito do bisavô de sua esposa, Inteiro Teor, para fixar o nome adotado quando adulto;

    3 - Certidão, por cópia reprográfica do livro, apostilada, do avô de sua esposa (requerente;

    4 - Cópia autenticada e apostilada do RG (emitido há menos de 10 anos) do avô de sua esposa;

    5 - Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e com firma reconhecida por autenticidade, no Cartório de Notas;

    6 - Pagamento da taxa de 175 euros , preferencialmente por cartão de crédito;

    7 - Prova de vida, feita no Consulado que atenda à região em que reside, se tiver mais de 70 anos.

    Pode mandar para o Arquivo Central do Porto (ACP) ou Tondela, o casamento do bisavô está transcrito em Portugal

    Envie, preferencialmente, por DHL.

  • Ola Kleber

    O Filho esta vivo? sim, e foi registrado na menoridade pelo português? sim consta o nome do pai português e o nome da mãe portuguesa em seu documento( João da Costa e Maria de Freitas Remesso). seria este casamento que se referia? sim

    Obrigado por responder

  • Ola Leticia

    1 - Assento de batismo, cópia narrativa e certificada do Arquivo Distrital, do bisavô de sua esposa; Minha dificuldade é em conseguir este documento e não sei como e onde pedir, entrei em contato com algumas pessoas e me cobraram na faixa de 5 mil reais para isso. Achei absurdo.

    Obrigado pela lista de documentos que você enviou.

  • @etoledo13

    solicite pelo email a copia em papel e certificada do registro do João

    certidoes.abm.srtc@madeira.gov.pt

  • @etoledo13 , 5 mil reais por um assento??????? Socorro!!!

    O @Kleber Silva Aguiar já deu o caminho das pedras!!

    Peça uma cópia do assento de batismo e da certidão de casamento certificadas em

    " https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/oservices" - Pedido de reprodução - Certidão.

    Você faz seu registro de Utilizador (é grátis), entra no site e faz o pedido. Eles fazem um orçamento (deve custar, no máximo, uns 25 euros), você aprova e paga e eles mandam a certidão pelos Correios.

    Já sobram mais de 4.800 reais para você comprar vinho português e bacalhau, para comemorar!!

    Faça o processo sozinho, você vai economizar demais!! Se tiver dúvidas, tire aqui.

  • Obrigado Pessoal pela ajuda, vou correr atrás aqui e se pintar duvidas procuro tira-las aqui com vocês

    Novamente muito obrigado

  • Se o documento RG tiver acabado de ser emitido no final de agosto de 2020, minha mãe precisa ainda assim fazer prova de vida no Consulado, por já ter 73 anos de idade? Tem alguma Conservatória que não exija?

  • @ARFDF , precisa, sim.

    Não precisa agendar no Consulado, basta comparecer no horário de funcionamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.