Procuro Certidão de Casamento de Meus Bisavós

Senhores,

Preciso da ajuda de vocês para me dar um norte de onde posso continuar minhas buscas , ou quem sabe me ajudarem a localizar.

Preciso encontrar certidão de Casamento de meus bisavós

Meu bisavô : [x]

Filho de [x] e [x]

Nasceu em Portugal , mesão frio , cidadelhe , paroquia de S.vicente em 22/10/1869

Faleceu no Brasil nada data de 27/08/1956 na cidade de Paty do Alferes, com 86 anos de idade.

Casado com [x]

[x] é Filha de [x] e [x]

[x] provavelmente foi sepultada no Brasil , não sei o local , porem a cidade em que vivia era Valença-RJ

Meu bisavô [x] retirou seu passaporte em Portugal com 28 anos de idade e seu estado civil era Solteiro.

Passaporte :http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1028189

Em seu registro de entrada no Brasil na data de 16/12/1908 pelo navio Corcovado , ele já aparece como casado com minha bisavó [x] , e com 2 filhos que vieram juntos.

[x] com 6 anos de idade

[x] com 3 anos de idade.

Baseado nessas informações eu fiz minhas pesquisas nos anos de 1899 até 1902 porem sem sucesso.

A vida do Casal era na cidade de Valença no Estado do Rio de Janeiro, porem na época meu bisavô [x] ficou doente e foi tratar em outra cidade Paty do Alferes , e la faleceu e foi sepultado.

Ja minha bisá [x] faleceu antes do meu bisavô , de acordo com o óbito dele já era viúvo , por isso me leva a crer nisso.

A grande dificuldade está porque não localizo nada de minha bisavô nem mesmo o registro de óbito para ter uma ideia de qual cidade eles poderiam ter se casados.

Antes de ter localizado o passaporte de meu bisavô , acreditava que o casamento deles teria sido em Portugal ,porem quando ele aparecer , e também certidão de um dos filhos deles onde [x] aparece como Brasileira , refiz meu pensando e nesse momento acho que a chance deles ter se casado no Brasil é muito alta.

Ja olhei livros da cidades;

Vassouras - RJ

Valença - RJ

Levy Gasparian - RJ

Paty do Alferes - RJ

Tanto no registro Civil , e no registro Católico.

Todos sem sucesso de localizar a certidão de casamento deles.

Penso que também possa ter sido em Portugal , mais não imagino nem por onde começa.

Gostaria de opinião dos senhores nessa busca .

Deixo aqui também meu agradecimento ao Kleber , o qual localizou basicamente tudo que comentei ai em cima.

Obrigado a todos

Comentários

  • Pessoal , boa tarde , se alguem puder me ajudar com informação / pesquisa agradeço.


    Livros do registro civil que olhei e não localizei casamento , que no caso seriam as prováveis cidades de onde ele possa ter ocorrido

    paraíba do sul

    vassouras

    petrópolis

    Paty do alferes

    valença

    três rios

    Afonso arrino

    Angra dos Reis


    E no registro da igreja ,religioso

    paraíba do sul

    Paty do alferes não tem

    valença

    vassouras

    santa isabel do rio preto

    conservatória

    .

    Tudo levava a crer que podia ter sido no município de MontSerrat , porem o não existe mais , e passou a pertencer Levy Gasparian / três rios.

    Baseado em 2 certidões dos primeiros filhos do casal brasileiros , que nasceram em MontSerrat (Afonso Arino) , por isso deduzi que podia ser ali o casamento.

    Tem momentos que chego a pensar que realmente possa ter sido em Portugal esse Casamento , de alguma forma ..

  • Só passando para dizer que ainda não localizei o documento e contínuo firme na busca

  • editado April 2021

    [x] , chegou a pedir busca de casamento em Cidadelhe, no Arquivo Distrital de Vila Real, no período de 1897 a 1908?

    Se ele nasceu em 1869 e tirou o passaporte com 28 anos de idade, deve ter casado entre 1897 e 1908.

    Pediu esse processo de passaporte? Pode pedir sem ser certificado, baixando a partir da web. Cobram bem pouco, creio que 0,50 cents por página. A visualização não está disponível online.

    Você pode conseguir informações bem úteis!

  • Bom dia @Leticialele .

    Não pedi esse documento , pelo fato de ter se casado no Brasil, em 1902 ele já era casado pois teve um filho aqui no Brasil e esse registro ele já aparece como casado ,com isso tudo indica que o casamento foi no Brasil.

    Vale lembrar que ele retornou em Portugal já casado e com dois filhos , viveram 3 anos lá é retornaram ao Brasil

    Como solicito esse documento ?

  • editado April 2021

    [x] , você disse "Em seu registro de entrada no Brasil na data de 16/12/1908 pelo navio Corcovado , ele já aparece como casado com minha bisavó [x] , e com 2 filhos que vieram juntos."

    Por isso é possível que tenha casado em Portugal...

    Peça o processo de passaporte em https://digitarq.advrl.arquivos.pt/"

    Arquivo Distrital de Vila Real. Serviços em linha.

    Cadastre-se, é grátis.

    Fazer o pedido não é complicado, mas sugiro que você entre em "Ajuda" e assista aos vídeos em que o processo é bem explicado!

    Você pede, eles fazem um orçamento, você aprova o preço, paga e recebe os arquivos pelo seu email.

    Normalmente os processos de passaporte têm informações valiosas!

    Pode pedir, também, uma busca pelo casamento.

  • @Leticialele sim eu disse mais havia arrumado ,pois localizei uma entrada dele como solteiro , antes dessa que ele aparecia como casado , já que sua esposa descobrir ser brasileira é familiares antigos me informaram que o casamento provavelmente tenha ocorrido no distrito de montserrat Afonso Arino Rio de Janeiro, porém já procurei em cartórios próximos é eles não detém registros dessa época que preciso é me disseram que podia ter ido a diversos locais os quais eu já solicitei busca e a maioria me retornou com negativa, Paraíba do Sul eu olhei porém não localizei , olhei mais de 2 vezes o livro deles.

    E outra questão que me leva a data do casamento +ou- ,e pelo nascimento de dois filho do casal no mesmo lugar que acredito que ocorreu casamento no ano de 1902 e ele já aparecia como casado .

    Descartei totalmente seu casamento ter ocorrido em Portugal por esses é outros motivos baseado em documentos .

  • @Leticialele Hoje pesquisando em meus documentos , vi que eu ja havia solicitado o processo de passaporte , infelizmente começa em ano posterior a data do meu bisavô


  • editado April 2021

    [x] , que pena!

  • gilbertodiasxgilbertodiasx Member
    editado April 2021

    [x], há pouco tempo estava na mesma dificuldade em achar a certidão de casamento dos meus bisavós. Ele português e ela brasileira, com casamento realizado no Brasil.

    Ao final, eu tive sucesso e posso lhe passar as dicas que o próprio cartório que realizou a busca me deu:

    • Encontre a certidão do primeiro filho do casal. É possível que o registro de casamento conste no registro do primeiro filho.
    • Encontre a certidão de óbito dos seus bisavós. É possível que o registro de óbito tenha as informações do casamento.

    O cartório estava com dificuldades de encontrar o registro e quando passei as duas informações acima, eles encontraram.

    Boa sorte!

  • Bom dia @yasmimé@gilber@gilbertodiasx

    A respeito do nascimento da esposa ainda não sei , mais descobri onde está o óbito estou aguardando o rapaz me enviar fotos do túmulo para solicitar a certidão de óbito e vê se consta algo bom sobre onde ela nasceu ou onde casou ,

    Sobre certidão do primeiro filho deles já localizei porém não cita nada , apenas que eles eram casados ,a certidão é de Afonso Arino no Rio de Janeiro distrito montserrat, eu acreditava que o casamento também podia estar nessa localidade, porém a mesma mudou de nome algumas vezes e hoje pertence a Paraíba do Sul onde já olhei os livros e nada achei , no cartório de Afonso Arino os casamentos começam somente a partir do ano de 1920 , nem eles souberam me explicar com precisão onde poderia está os mais antigos , indicaram várias cidades include em Minas Gerais, as quais já solicitei busca e a maioria me retornou com negativa da busca não sendo localizado , estou aguardando agora confirma se o óbito da esposa possa me dar pistas .

  • editado April 2021

    [x] , na certidão de nascimento do primeiro filho não aparece de onde era a mãe?

  • gilbertodiasxgilbertodiasx Member
    editado April 2021

    [x], sobre a certidão do primeiro filho... você viu ela completa?

    A de breve relato, aquele modelo comum, a informação de casamento realmente não aparecerá. Se você tiver somente a de breve relato, vá ao cartório onde ela foi registrada e peça para que seja consultado o registro completo.

  • Olá boa noite @Leticialele é @gilbertodiasx

    A certidão que tenho é justamente direto do livro , localizei no Family search ,infelizmente não fala nada referente casamento dos pais .

    Estou aguardando uma pessoa me informar data do óbito do cônjuge, e posteriormente solicita a interior teor para ver se cita algo sobre onde ela nasceu .

  • gilbertodiasxgilbertodiasx Member
    editado April 2021

    [x], tente encontrar algo na igreja em que eles se casaram. Veja se não há alguma informação da igreja na certidão que você tem.

  • editado April 2021

    A certidão do primeiro filho não diz nada de onde era a sua esposa ou onde casaram

    Primeiro filho [x] , 1902 ultimo assento lado direito https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6SRS-CK8?i=145&wc=9GYN-W3D%3A113332401%2C113332402%2C113523601&cc=1582573


    Segundo Filho [x] 1905 primeiro assento lado esquerdo https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6SRS-29X?i=43&cc=1582573&cat=617419


    @gilbertodiasx não sei nem a igreja que casaram .

    o registros consegui traduzir @Leticialele não tudo mais leio o seguinte


    Registro de [x]

    "em de julho de 1902 neste distrito de montserat de paraiba do sul..... neste cartorio compareceu [x] , natural de Portugal , casado com dona [x] ela nascida no brasil ,ambos domiciliados nesta localidade......uma criança do sexo masculino de cor branca , a quem dei o nome de [x] , filho legitimo de ..... e neto paterno de [x] e [x] e neto materno de [x] e [x]....Para fins legais lavrei o presente acento...... Com as testemunhas....."


    Registro de [x]

    em dois de junho? digo dois de outubro de mil novecentos e cinco neste distrito de mont serrat municipio de paraiba do sul neste cartorio ??? compareceram ?? o cidadao [x] (.....) o nascimento ocorrido em oito .... da manha de hoje neste localidade no domicilio .... de uma criança do sexo feminino que se chamara maria filha legitina de [x] portugues , e dona [x] , brasileira e neta paterna de [x] e [x] e materna de [x] e [x] ... e ao juiz falecidos . para ...... com as testemunhas ... eu [x] ....."


    o Pouco que li não sita a localidade do casamento ,tão pouco a cidade onde a esposa nasceu no caso a mãe de [x] e [x].

  • Boa noite a todos, passando para dizer que continuo na busca , já ganhei negativas de diversos cartórios, aguardo agora o óbito de minha bisavó para saber se tem informações relevantes .

  • Boa tarde .

    Ainda continuo na busca desse casamento .

    Um historiador realizou buscas pessoalmente nas igrejas de vassouras , paty do alferes é paro1uia são Pedro e são Paulo nada foi localizado .

    Referente óbito de minha bisavó nada consta de onde ela nasceu ou onde casou .

    Existe uma busca sendo feita na igreja de Santo Antônio em conservatória, Valença RJ

    Posto aqui se por acaso alguém ver esse registro em suas buscas por acaso lembrar de mim ;)

    Obrigado.

  • Atualizando .

    Nada localizado na igreja que citei , tive a negativa hoje do meu pedido de buscas.

    É pessoal, cada vez menos expectativa nessa busca.

  • Pessoal, boa noite

    preciso localizar o cartório em que meus bisavós casaram no Rio de Janeiro

    poderiam me ajudar por favor?

    nome do bisavô: Bernardino Martins nunes

    Nome do pai: Guilherme de Jesus

    Nome da mãe: Rita Canstilos


    nome da bisavó: Ermelinda Rodrigues

    Nome do pai: Antonio Rodrigues Da Costa

    Nome da mãe: Anna de Jesus


    data do casamento: 15/12/1923

    consegui localizar a certidão no family search, mas não aparece o cartório em que foi feito esse registro.

    na certidão que eu localizei aparece o nome da bisavó como Ermeliana Rodrigues

    será que alguém poderia me ajudar por favor?

  • @Rodrigoflns

    A indexação do FS mostra que foi na segunda circunscrição (eles usam a denominação que valeu entre 1940 e 2012).

    Corresponde atualmente ao 3RCPN,

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DTFN-87?i=135&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGJB-6VVF

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.