O processo de cidadania por Portugal, está funcionando na Pandemia?

Um familiar que está cuidado do processo, me disse que a advogada só irá dar entrada no processo quando a pandemia passar, que as coisas ainda não estão funcionando por lá, mas estou achando isso muito estranho, todo o documento já está reunido e pago, o processo será feito por Portugal.

Comentários

  • @joaolttav , as Conservatórias estão recebendo normalmente processos pelos Correios.

    Para que contratar advogado?

  • @joaolttav

    Está pra lá de estranho. A nacionalidade nunca parou durante toda a pandemia. Você pode ver no gráfico que os processos continuaram normalmente. (em breve atualizarão os dados do mês de agosto)

    "https://partilha.justica.gov.pt/Transparencia/Cadernos-Tematicos/Nacionalidade"

    Concordo com @Leticialele. Quando você tem um procurador (advogado), o contato passa a ser feito através dele e você perde o controle. Se a coisa já começou mal assim, só vai piorar.

    Entenda isso: O advogado nasceu português. Ele não sabe por experiência. Nunca precisou disso. É diferente no fórum onde as pessoas se informam dos caminhos disponíveis através de seus pares. Eles não se importam se mandam pra um lugar ou pra outro. Quanto mais enrola, mais caro fica para o cliente. ;-)

    A menos que o processo exija o caminho judicial, faça por conta própria. (só alguns casos de divorcio não sendo filho do primeiro matrimônio, e adoção judicial)

    Nacionalidade é um processo administrativo, pode (e deve) ser feito pela própria pessoa. Sem intermediários.

    Junte os documentos autenticados, pague e mande. Recebe por e-mail a senha de acompanhamento online. Acompanhe os passos até o término em 1 ano. Caso haja alguma exigência de documentação adicional, você supre depois (é raro, e só acontece quando a pessoa não se informa direito).

  • @joaolttav

    O que ficou interrompido por algum tempo, e a maioria já voltou a funcionar foi o "balcão de atendimento presencial". Renovar a licença de dirigir, por exemplo.

    A opção de enviar para nacionalidade pelo correio sempre permaneceu ativa.

    "https://justica.gov.pt/Reabertura-das-Conservatorias-Registo"

    Um último aviso: Quando você faz através de advogados, eles têm preferencia por essa ou aquela conservatória. Alguns mandam para Lisboa, e aí demora muito mais.

    Uma vez que entra com o processo, ele ficará naquela conservatória até o final, sujeito as regras dela. Não há como mudar. Então, pense bem antes de enviar, e se for fazer pelo advogado, discuta com ele qual conservatória ele usa, e por que.

  • @Leticialele Somos uma família de 12, infelizmente travaram o documento do meu bisavô quando fiquei insistindo que queria fazer por conta própria, fui obrigado a desembolsar 500 reais para o advogado, que aparentemente nem deu entrada no processo ainda (mandei um email para um órgão português), isso já tem quase 2 anos, eu não tenho o contato do advogado, mas vou pressionar e ver se consigo o número dele, e vou tirar a limpo a demora.

  • Pois é @gandalf, se tivesse feito como eu queria, provavelmente já estaria com isso em mãos, mas por algum motivo preferiram fazer por advogado (mesmo sendo mais caro)

  • @joaolttav , é processo de atribuição de filho ou de neto?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.