Ajuda/orientações na busca das certidões dos meus bisavós

oi, gente. Eu e minha família estamos interessados em iniciar o processo para tirar a nossa cidadania portuguesa.

Meu pai é neto de portugueses. Seus bisavós se chamam: Artur Luiz de Oliveira (nascido em 20/06/1883) e Silviana Garcia de Oliveira (nascida em 01/11/1892). Vieram para o Brasil e se fixaram em Manaus tendo aqui (em Manaus) seu primeiro filho no ano de 1918 (por conta disso acho que chegaram aqui nesse ano ou antes).

Infelizmente tenho essas poucas informações visto que os documentos foram perdidos em um incêndio na casa de um dos filhos. Os nomes deles constam na certidão de nascimento do meu pai e identidade da minha avó.

alguém pode me dar alguma luz? já procurei muito em vários sites mas não obtive sucesso.

grata :)

Comentários

  • Olá @mariagiovana

    Terá que aprofundar mais nas pesquisas, buscar informações nos registros dos filhos e até casamento de Artur e Silviana.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5096/dados-que-devem-ser-informados-no-pedido-de-pesquisa-de-certidoes-portuguesas#latest

  • obrigada @Kleber Silva Aguiar ! preciso correr atrás disso então! obrigada

  • oi @Kleber Silva Aguiar . Solicitei ajuda do arquivo nacional e eles encontraram um arquivo com algumas informações sobre o "Arthur Luiz de Oliveira" (meu bisavô):

    -data de nascimento: 02/06/1888 - Portugal

    -Pai e Mãe: José Luiz Coêlho / Maria Mendes de Oliveira.

    -desembarque: 11/04/1910 no Pará.

    -nome da embarcação: "Jerônimo".

    Além disso, há uma espécie de comprovante/visto de uma viagem que ele fez em 1929 com destino à Manaus (onde já consta no documento como sua residência). Creio que tenham saído de Manaus em uma viagem para visitar Portugal. Esse visto foi carimbado no "serviço consular dos estados unidos do Brasil" em Lisboa. Será que é uma pista de que eram de Lisboa? Ou esse consulado brasileiro só tinha em lisboa e todos os imigrantes passavam por lá?

    Ainda estou em busca por suas certidões de nascimento, não sei como descobrir de onde eram.

    Obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.