Roteiro para conseguir certidões no Rio de Janeiro

Prezados amigos, boa tarde!
Recomendo a todos que estejam à procura de certidões de nascimento de parentes falecidos, que iniciem a sua busca nos registros do Arquivo Nacional. Lá, há registros de certidões muito antigas, e o melhor, eles conseguem te informar em qual cartório esta registrada a certidão de nascimento hoje. É muito tranquilo e os funcionários são bastante atenciosos. Eu tentei encontrar e cheguei a ir em alguns cartórios, mas não consegui nada. Iniciem as buscas pelo Arquivo Nacional. pode ser feito presencialmente ou pelo site que está no final dessa postagem. Caso vc tenha dificuldade, compareça ao Arquivo Nacional e peça a ajuda.
Posto, abaixo, o email que recebi como resposta a uma consulta que fiz.

Fazem parte do acervo do Arquivo Nacional conjuntos documentais de Registro Civil de Pessoas Naturais do Rio de Janeiro, formado por livros-talões de assentamentos de nascimentos, casamentos e óbitos registrados nas diferentes pretorias e circunscrições da cidade do Rio de Janeiro, no período de 1929 a 1961 .

O ARQUIVO NACIONAL NÃO EMITE SEGUNDAS VIAS OU INTEIRO TEOR DE REGISTROS CIVIS. Esta instituição possui apenas a guarda da documentação original dos livros-talões de registro civil. Os responsáveis por emissão de segundas vias ou inteiro teor de registros civis são os Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais – RCPN.

A partir dos dados constantes nas reproduções do acervo do Arquivo Nacional, é necessário procurar o RCPN correspondente e solicitar nova documentação.

Para acesso à documentação digitalizada, entre no SIAN – Sistema de Informações do Arquivo Nacional, em sian.an.gov.br/sianex e faça seu cadastro ou utilize os mesmos dados de login e senha deste módulo de Atendimento a Distância.

No ambiente do SIAN, localize a aba Favoritos e selecione a barra Registro Civil . Selecione a pretoria ou circunscrição de seu interesse. Selecione a Freguesia a ser consultada. Selecione o tipo de registro civil a ser pesquisado (nascimento, casamento ou óbito). Selecione o livro a ser pesquisado.

É possível, a partir dos arquivos digitais do SIAN, obter reprodução (digital ou impressa) da documentação localizada. Caso queira obter reprodução autenticada por este Arquivo Nacional, crie uma solicitação de pesquisa com o código de referência completo da documentação.

Parte dos registros anteriores a 1940 já estão cadastrados na base de dados Acervo Judiciário, que também tem informações sobre processos de habilitação de casamento de 1890 a 1947. Favor consultar: www.an.gov.br/Basedocjud/MenuDocJud/MenuDocJud.php

O portal FamilySearch possui um acervo digital sobre genealogia que pode ajudá-lo em sua pesquisa, no endereço: www.familysearch.org

O Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro possui antigos livros de assentos de batismo, casamento e óbito das freguesias e paróquias do Rio de Janeiro que pode ajudá-lo em sua pesquisa. Para mais informações acesse: www.cbg.org.br

Referente aos documentos não localizados nessa instituição, favor procurar, além dos portais já sugeridos, também as seguintes instituições:

1) Os próprios cartórios de registros civis de pessoas naturais do município (RCPNs);

2) O Arquivo Judiciário do Tribunal de Justiça, que pode ser pesquisado através dos cartórios dos distribuidores nos fóruns do estado;

3) O Departamento de Transito – DETRAN.

4) A Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro – Rua Santa Luzia nº 206, Centro, Rio de Janeiro – RJ, www.santacasarj.org.br

5) Arquivos públicos estaduais

Tabela de Convergência de Registro Civis no período de 1929 a 1961.
1929 a 1940
1940 a 1961
1ª Pretoria Cível (6I)
Freguesia: Candelária e Paquetá; Freguesia: São José
1ª Circunscrição (0S)
Candelária, Ilhas e de Santa Rita
2ª Pretoria Cível (6K)
Freguesia: Santa Rita e Ilha do Governador; Freguesia do Sacramento
2ª Circunscrição (0U)
Sacramento e São José
3ª Pretoria Cível (6M
Freguesia de Santo Antônio; Freguesia de Santana
3ª Circunscrição
(0W)
Santo Antônio
4ª Pretoria Cível(6O)
Glória e Coração de Jesus; Lagoa e Gávea
4ª Circunscrição
(0Y)
Glória e Coração de Jesus
5ª Pretoria Cível (6Q)
Engenho Velho; Espírito Santo
5ª Circunscrição
(0Z)
Lagoa e Gávea
6ª Pretoria Cível (6S)
Freguesia de São Cristóvão; Freguesia de Engenho Novo
6ª Circunscrição (10)
Santana
7ª Pretoria Cível (N3)
Freguesia do Irajá e Jacarepaguá; Inhaúma
7ª Circunscrição (11)
Espírito Santo
8ª Pretoria Cível (N4)
Freguesia: Senador Vasconcelos, Santíssimo, Senador Camará, Bangu, Realengo, Distrito Municipal, Madureira; Santa Cruz, Guaratiba, Paciência, Inhoaíba e Campo Grande
8ª Circunscrição (12)
Engenho Velho
9ª Circunscrição (14)
São Cristóvão
10ª Circunscrição (15)
Engenho Novo
11ª Circunscrição (16)
Inhaúma (Bonsucesso)
12ª Circunscrição (17)
Freguesia de Irajá (Penha) e Jacarepaguá
13ª Circunscrição (18)
Freguesia de Campo Grande
14ª Circunscrição (19)
Freguesia do Distrito Municipal de Madureira

Atenciosamente,

Atendimento a Distância
Coordenação de Consultas ao Acervo - COCAC
Coordenação-Geral de Acesso e Difusão Documental - COACE
ARQUIVO NACIONAL
Ministério da Justiça
Praça da República, 173 - Prédio A. Nível 0 - Térreo - Sala 11, Centro
Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20211-350
consultas@arquivonacional.gov.br
www.arquivonacional.gov.br

[http://arquivonacional.gov.br/images/logos/Logo_180anos_assinatura_cor.png]

Para assegurar a qualidade do atendimento prestado aos usuários do Arquivo Nacional, iniciamos processo de avaliação permanente dos procedimentos de acesso, de maneira a torná-los mais produtivos e eficazes. Assim, produzimos questionário para o qual seria muito bom receber suas respostas. Para acessar o questionário, clique aqui.

________________________________
De: Marcelo Enrico [enrico.marcelo@gmail.com]
Enviado: segunda-feira, 12 de agosto de 2019 21:05
Para: Consultas
Assunto: consulta de certidão de nascimento

Comentários

  • ZairaZaira Member

    Muito útil! Hoje sei disso tudo, mas levei séculos pra descobrir tudo isso. Vai ajudar muita gente.

  • Parabéns pelo post

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.