Ajuda busca de certidao

Pessoal,


estou suspeitando que encontrei alguma informacao sobre meu bisavô e a mae dele (minha tataravó).

Mae: Delfina de Jesus (na certidao de nascimento do meu avô consta Delfina Maria de Jesus)

Filho: Casimiro (na certidao de nascimento do meu avô consta José Cassimiro de Freitas).

Achei uma Delfina de Jesus no Cepese (ID 16367) - natural do Concelho de Amarante - 29 anos - Pai: Joaquim Teixeira

Na busca por acompanhante, encontrei: Casimiro (ID55674) - filho de Delfina de Jesus - 1 ano

O melhor passo agora seria pedir esse processo do passaporte dela?

Meu avô nasceu em Muriaé/MG em em 1926. Entao eu calculo que o pai dele (Casimiro) tenha nascido entre 1890 e 1906.

Se a mae veio com 29 anos, ela deve ter nascido entre 1860 e 1880.

Alguma luz de como eu poderia conseguir a certidao de nascimento dela?

Comentários

  • Olá @Karoline Freitas

    Nos registros não é mencionado o nome do pai do Casimiro?

  • Oi Kleber! Consta sim: Cassimiro Antonio de Freitas. Já fiz diversas buscas tentando localizar algo com o nome do pai e nao tive sucesso :(

  • Só pra deixar claro, o nome do pai aparece na certidao de nascimento do meu avô.

    Avô: Annibal José de Freitas - data de nascimento 09/03/1926 - Muriaé/MG - falecido em 1997

    Filiacao: José Cassimiro de Freitas e Amelia Pinto de Freitas - falecida em 1971 / ano possível de nascimento 1892 - (na certidao os dois aparecem como nascidos em Muriaé, mas o cartório nao localizou o registro deles).

    Avós: Cassimiro Antonio de Freitas e Delfina Maria de Jesus

    Francisco Pinto Ribeiro e Rosa Idalina da Silveira

  • Estou aguardando a busca das certidoes deles que eu já solicitei!

  • Olá Kleber! Consegui as seguintes informacoes do CEPESE e já consegui visualizar o passaporte. Mas o Arquivo do Porto só tem os processos de passaporte a partir de 1905. Tentei verificar a listagem dos navios saindo de Lisboa e Leixoes entre final de 1895 e 1896 e nao achei nada.

    Alguma luz?

    Arquivo Arquivo Distrital do Porto

    Livro 3353

    Passaporte 392

    Data passaporte 1895/11/15

    Tipo Ida

    Nome Delfina de Jesus

    Apelido Sem Indicação

    Concelho Amarante

    Naturalidade Amarante

    Pai Joaquim Teixeira

    Mae

    Sexo Feminino

    Civil Casado

    Destino Rio de Janeiro

    Pais Brasil

    Idade 29

    Profissao

    Escreve Sem Indicação

    Observacoes Leixões

    Nome Alfredo

    Grau Filho

    Idade 9

    Sexo Masculino

    Civil Solteiro


    Nome Albina

    Grau Filha

    Idade 6

    Sexo Feminino

    Civil Solteiro


    Nome Francisco

    Grau Filho

    Idade 8

    Sexo Masculino

    Civil Solteiro

    Nome Casimiro

    Grau Filho

    Idade 1

    Sexo Masculino

    Civil

  • editado July 2020

    @Karoline Freitas

    consegue confirmar se o Casimiro que procura tinha os irmãos Alfredo, Francisco e Maria (é o que consta no passaporte, e não Albina)?

    "DECLARAÇÃO De acordo com a base de dados "Entrada de Estrangeiros no Brasil - Porto do Rio de Janeiro", mantida pela Coordenação de Documentos Escritos, contendo registros de desembarque de Delfina Jesus registrados sob a notacão BRRJANRIO.OL.0.RPV.PRJ.5531, integrante do fundo documental DIVISÃO DE POLÍCIA MARÍTIMA, AÉREA E DE FRONTEIRAS, DECLARO que dela consta o seguinte: "(Entrada) - (Data): 18/12/1895; (Navio em que veio): Tamar ; (Procedência): Portugal ;(N° de ordem): 0151 ; (Parentesco): Nada consta ; (Nome): Delfina Jesus ; (Idade): 29; (Idade mes): 0; (Idade intervalo): ; (Sexo): Feminino; (Religião): Católica ; (Instrução): Nada consta ; (Classe): ; (Profissão): Agricultor(a) ; (Nacionalidade): Portuguesa ; (Porto de embarque): Leixões ; (Destino): Rio de Janeiro ; (Observação): ;". Acompanhantes: PRENOME: Cazimiro; SOBRENOME: Nada consta; N°ORDEM: 0155 ; PARENTESCO: Filho (a) ; IDADE (ano): 1; IDADE (mês): 0; IDADE (intervalo): ; PRENOME: Elfredo; SOBRENOME: Nada consta; N°ORDEM: 0152 ; PARENTESCO: Filho (a) ; IDADE (ano): 9; IDADE (mês): 0; IDADE (intervalo): ; PRENOME: Francisco; SOBRENOME: Nada consta; N°ORDEM: 0153 ; PARENTESCO: Filho (a) ; IDADE (ano): 8; IDADE (mês): 0; IDADE (intervalo):"

  • Infelizmente nao consigo confirmar essa informacao sobre os irmaos. Realmente é Maria no passaporte, vc tem razao.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.