Demora tanto assim?

Boa noite gente...

Estamos iniciando um processo de cidadania. Vi muitos comentários a respeito disso. Fiquei em dúvida quanto tempo sairia pelo consulado. Dizem que demora muito mas não consigo achar um tempo médio. Tipo, será que levaria uns 3 anos? É por atribuição de pai para filha.

-Vi que teria opção de contratar advogados (mas tb vejo pelos comentários que está sendo uma cobrança absurda).

-Vi tb a opção de ir até Portugal e fazer tudo por lá (mas como estamos muito inseguros de fazer esse procedimento dessa forma pois não sabemos muita coisa)

Gostaria de saber se alguém que fez pelo consulado do RJ levou mais de 1 ano, 2 anos ou 3 anos pra isso. A pessoa já é idosa, não sei se tem a ver pedido de urgência nisso.

Agradeço muito...

Comentários

  • @Tatisp1984 , pode mandar, via DHL, preferencialmente, para o Arquivo Central do Porto ou para Tondela, demorando, em média, 1 ano.

    O problema de fazer pelo Consulado, atualmente, é conseguir agendamento.

  • Ah é vdd, agendamento está bem complicado aqui no RJ. Vou procurar os procedimentos para envio. Estou muito confusa pq é muita informação. Vou procurar no fórum sobre envio via DHL.

    Quando a gente envia a documentação precisamos regularmente ir à Portugal? Pretendíamos dar entrada pelo consulado por ser mais barato (eu não tenho certeza). Já a questão do deslocamento pra lá é no mínimo 4 mil só de passagem...

  • @Tatisp1984 , primeiro informe o tipo de processo que você quer fazer! Abrir vários tópicos só vai confundi-la!

    Aqui no Fórum as pessoas conseguem ter todas as informações de que precisam, todos têm boa vontade e gostam de ajudar.

    Quem é o português na família? Pai, avô?

    Quem vai pedir a atribuição? Não precisa se identificar, basta informar o que você deseja. Assim, podemos até dar o passo-a-passo, para você fazer tudo sozinha e economizar!!

    Não precisa ir a Portugal para fazer, a não ser que queira!

  • Oi @Leticialele

    Então... minha sogra vai pedir pra ela primeiro (ela é filha de português).

    Dps, meu marido vai pedir o dele (como filho tb, dps que o da minha sogra estiver concluído)

    Em seguida o meu por aquisição.

    A gente queria fazer sem ter q ir a Portugal...

  • @Tatisp1984 , então o primeiro será o Processo de Atribuição para sua sogra, filha de português e, pelo que li no outro tópico, registrada pelo pai, casado cm brasileira, aos 5 dias de nascida. É o processo mais fácil. Veja o que é necessário fazer:

    Documentos - colocar em um envelope:

    1 - Certidão de nascimento de sua sogra, POR CÓPIA REPROGRÁFICA, com Apostila de Haia (no Rio custa uns 55 reais a apostila e o valor da certidão depende do ano do nascimento);

    2 - Cópia autenticada e com Apostila de Haia, do documento de identidade - RG, CNH ou passaporte onde conste a filiação. O documento tem que ser emitido há menos de 10 anos;

    3 - Cópia simples do assento de nascimento do português, pedida pelo civil online, ao custo de 10 euros.

    4 - Formulário 1 C impresso colorido, frente e verso, preenchido e com a assinatura reconhecida POR AUTENTICIDADE;

    5 - Pagamento do valor de 175 euros, preferencialmente por cartão de crédito, que não perderá a validade como o Vale Postal. Pode usar o cartão internacional de qualquer pessoa, tomando cuidado para colocar o nome de sua sogra como Requerente. No caso de pagar com cartão de crédito, vão mandar um Formulário 1C que valerá como recibo. Pode utilizar este formulário para preencher e autenticar a assinatura. Mas, se já tiver feito outro, mande este como recibo, em branco.

    6 - Se sua sogra tiver mais de 70 anos, precisa de Prova de Vida, feita, gratuitamente, no Consulado. Não precisa agendar.

    Tendo em vista esses tempos de pandemia, aconselho, fortemente, a mandar os documentos por DHL, que custa 60 reais a mais que os Correios, mas é mais rápida e segura.

    Para não precisar transcrever o casamento dos pais de sua sogra, envie o processo dela para o Arquivo Central do Porto.

    Tem tudo bem explicado aqui - https://www.cidadaniaportuguesa.com/filhos/

    Para pedir certidão pelo civil online: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Preenchimento do Formulário 1C: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest

    Endereços para envio dos documentos: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest

    Pagamento com cartão de crédito: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    O processo, atualmente, está levando por volta de 1 ano pelo ACP. Depois que terminar o processo de sua sogra e ela receber o registro português, terá que transcrever o casamento dela e, após, pedir a Atribuição de seu marido. Após a conclusão do processo dele, transcrever seu casamento e, se tiverem mais de 5 anos de casados sem filhos ou 3 anos com filhos atribuídos, pedir sua nacionalidade por Aqusição

    Não é complicado, basta fazer com calma, verificandoi todos os documentos, vendo se há divergências de datas, nomes, etc.

  • @Leticialele Muito obg... vou ver cada link com calma e direitinho...

    Vou olhar tudo..

    :))

  • Oi @Leticialele


    Estou lendo tudo devagar e com calma... eu não entendi sobre "utilizar este formulário para preencher e autenticar a assinatura. Mas, se já tiver feito outro, mande este como recibo, em branco."

    Dps que eu pagar lá no link, gera um recibo que eu envio junto com o formulário colorido junto com os outros documentos? É isso? Aí esse formulário ela reconhece por autencidade (ou reconhece no consulado)?

  • Até esqueci de falar... a certidão de nascimento do pai dela está datilografada. Não sei se serve ou precisa entrar lá no civil online mesmo...

  • @Tatisp1984 , tem duas maneiras de obter o formulário 1C. Uma, baixando o arquivo no site do IRN; a outra, é fazendo o pagamento por cartão de crédito.

    Quando você faz o pagamento com cartão de crédito (preferível, atualmente, por causa da pandemia), você recebe um email com uma chave de acesso a um Formulário 1C que tem, no alto da folha, os dados do cartão, o número do pagamento e o nome do Requerente.

    Pode imprimir várias cópias, coloridas, frente e verso. Assim, se errar o preenchimento de uma, joga fora. Preencha como indica o link que eu mandei. Depois de preenchido, leve ao Cartório para assinar na frente do Notário e ter a firma reconhecida por autenticidade (não esqueça de levar um documento de identidade).

    Algumas pessoas imprimem o formulário do site do IRN e levam ao Cartório para o reconhecimento da firma. É para essas que se recomenda, caso paguem com cartão de crédito, que juntem o que já está com a firma reconhecida com o que recebem com o recibo de pagamento (aí, não precisa preencher o que tem o recibo).

    O Formulário NÃO precisa ser apostilado!

    A certidão portuguesa é um documento simples, digitado, pois, como é tudo digitalizado, eles conferem a autenticidade lá em Portugal.

  • Ahh entendi...


    poxa agradeco muito pelos esclarecimentos... e pela paciência de vcs cmg


    :)

  • editado July 2020

    @Tatisp1984 Só pra completar o que foi dito, preenche tudo, confere mas não assina. A assinatura é feita diante do tabelião no cartório. Isso é o que se chama "por autenticidade". A assinatura é feita presencialmente.

    E a certidão de nascimento tem que ser por cópia reprográfica do livro. Não serve digitada.

  • @Leticialele, xará, já vi que você é craque nos assuntos. Lendo os tópicos fiquei com uma dúvida: teoricamente fiz meu processo por atribuição, pois tive que agendar hora´rio e comparecer presencialmente na embaixada em Brasília. Porém, eu mesma tive que pegar a documentação e enviar para a Conservatória de Lisboa (e só servia a de Lisboa, de acordo com a atendente). Então fiquei sem número de processo e sem poder acompanhar diretamente na embaixada. É assim mesmo? Como posso acompanhar e ter noção do tempo que levará?

  • editado July 2020

    @leticiascorreia , tenta saber através da Linha de Registos!

    Coloque uns 30 reais de crédito no Skype, dá e sobra!

    LR: +351 211 950 500, opção 1, opção 1. Horário de Portugal: de 9 às 17h Horário de Brasilia (atual) 5h às 13h.

    Prepare-se para aguardar até 1:30h. Se der sorte, 20 ou 30 minutos.

    Tem que ser a própria pessoa a telefonar, eles fazem algumas perguntas antes de darem qualquer tipo de informação.

    Peça o número do processo e a chave de acesso ao site https://nacionalidade.justica.gov.pt/

    Os processos em Lisboa são os mais demorados, e o site de consultas costuma sair do ar com frequência, não se preocupe.

    Boa sorte!

  • @leticiascorreia

    Consulta on-line (quem pode consultar) alguns tipos de processo não tem como buscar on-line, mas na LR lhe informarão se for o caso.

    https://justica.gov.pt/Servicos/Estado-do-processo-de-nacionalidade

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.