Retificação nacionalidade do pai português na certidão brasileira

Pessoal, estou trabalhando para encaminhar o processo por atribuição da nacionalidade de minha mãe, filha de pai português.
Depois de anos de pesquisa e procurando documentos, finalmente estou com quase tudo certo.

A certidão de minha mãe, apesar do pai ser o declarante, possuía erros no nome da mãe e da avó materna, que depois de algum esforço foram corrigidos junto ao cartório.

Ainda assim, permanece um erro que tenho dúvida se precisa ser corrigido.
A naturalidade do pai português foi declarada como "natural desse estado" em vez de "Portugal".
Pretendo encaminhar junto a certidão de casamento dos pais - que está correta (com nacionalidade Portugal) - para ajudar a comprovação.

Mesmo assim, vocês que já tem mais experiência acreditam que eu preciso fazer a retificação também?
O cartório está exigindo uma certidão atualizada e apostilada do português (meu avô) para fazer a retificação, mas receio que isso leve mais tempo, mais custos e ainda eu posso perder as certidões que já emiti.

Outra pequena dúvida: devo atualizar o RG, já que corrigimos o nome da mãe?

Obrigado

Comentários

  • @Alex pode ser que a conservatória não implique com essa divergência ,mas nunca é 100% garantido.
  • @Alex, eu tiraria novo RG com o nome retificado, especialmente sendo o da mãe!
  • Perfeito! Muito obrigado pelas respostas!
    Vou retificar o RG também, é importante mesmo.

    Quanto a naturalidade do pai na certidão acho que vou arriscar... se cair em exigência eu posso tentar a retificação depois. Em paralelo vou providenciar uma certidão atualizada e apostilada em Portugal, já li nos outros tópicos que isso pode ser demorado, pois terei que pedir a certidão e depois enviar a Portugal novamente para apostila na PGR.

    Sabem se existe algum exigência de validade para a certidão do português?
    A que tenho em mãos foi solicitada através do Arquivo Distrital de Aveiro em 2011.

  • @Alex Oliveira, já está digitalizada? Pede pelo Civil Online, sai a 10 euros!!
    Com essas fraudes todas que estão ocorrendo, é bom mandar tudo certinho e atualizado!
    É o justo pagando pelos pecadores!!
    Boa sorte!
  • Receio que não esteja digitalizada, pois é uma certidão de 1899.
    De qualquer forma já entrei em contato com o Arquivo Distrital e o procedimento para solicitação é online também... um pouco mais caro (22 eur), mas acho que valerá a pena.

    Obrigado pela ajuda
  • @Alex Oliveira, peça certificada!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.