Omissão de sobrenome

Pretendo iniciar o processo de cidadania de minha mãe, neta de portugueses. Já consegui as certidões de batismo e de casamento dos avós dela, que eram portugueses. Os nomes nas certidões de batismo são Benjamin Antonio, filho de Antonio Jose Silva e de Maria Candida, e Delphina Augusta, filha de Jose Gomes e Eugenia, mas na de casamento os nomes estão como Benjamin Antonio Silva e Delfina Augusta Gomes. Na certidão de nascimento da mãe dela, que nasceu no Brasil, consta o nome dos pais como Benjamim Antonio de Delfina Augusta, com F em vez de PH, semelhante aos assentos de batismo, mas diferente da certidão de casamento e o nome do avó paterno com Antonio Jose, sem o Silva. Será necessário retificar a certidão de nascimento da mãe dela?

Comentários

  • editado April 2019
    @marciavascol vc precisa enviar junto ao processo da sua mãe a certidão de casamento dos seus avós portugueses para comprovação de composição de nomes ja que que na certidão de nascimentodeles consta somente o primeiro nome.
  • Boa noite.
    Acredito que tenha um problema parecido.
    Na certidão de nascimento da minha avó só consta o nome Fernanda, pai ignorado e mãe Maria Augusta. Ela entrou no Brasil com o nome Fernanda da Conceição. Na certidão de casamento passou a se chamar Fernanda da Conceição Dias, com pai ignorado e mãe Maria Augusta (igual nascimento). Dias herdou do esposo (meu avô).
    Terei algum problema?
    Obg
  • @Fabio de onde sua avó herdou o Conceição?
  • @vlad plen,
    Não sei.... Segundo minha mãe e tio, foi pq ela não tinha madrinha e a Nossa senhora da Conceição foi a madrinha. Na CN não consta o Conceição. Nos documentos do Brasil, inclusive na lista da embarcação ela entrou com Conceição. Entretanto, o nome da mãe, data de nascimento e local exato consta no Certificado de Inscrição consular.
  • Ela entrou com 14 anos. Não era casada, senão estaria no sei assento de nascimento. Naquela época "acho" que era comum trocar de nome, não sei. Irei iniciar o processo de transcrição (estou esperando chegar as CN), alguém teria orientação com relação a essa supressão de nome!? Qual seria a conservatória "menos" exigente!?? Abcs
  • @Fabio é uma tentativa arriscada enviar o processo sem fazer a retificação mas se quiser arriscar, envie para OVAR.
  • @,Vlad Pen,
    Eu li em outro post que nascidos antes de 1911 era comum apresentar so o primeiro nome. Esse é o meu caso. Será que PD apresentará restrições? Ovar continua sendo melhor!?
    Obrigado
    Abcs
  • @Vlad Pen
    A Certidão de Nascimento que procurava por muito tempo da mãe do meu cunhado, atribuição de pai para a filha, parece ter um problema de faltas de sobrenomes também, mas no caso, dos seus avós paternos, pais no caso do declarante português do nascimento.
    Estou solicitando junto ao Arquivo Distrital correspondente, a Certidão de Casamento dos avós paternos, onde constariam seus sobrenomes completos e bateriam com os sobrenomes completos, que estariam anotados no Assento de Batismo do declarante, o filho, solicitado e emitido também por um Arquivo Distrital, nascimento antes de 1911.
    Na Certidão de Óbito do Brasil, do declarante que enviarei para fixação do seu sobrenome por aqui, porque nascidos antes de 1911, só receberiam o primeiro nome quando eram batizados, também estaria com erro em um dos sobrenomes do pai(Domingos em vez de Domingues), na mãe(faltaria um sobrenome).

    Será que conseguiria êxito caso entrasse com o pedido de atribuição, enviando carta para a Conservatória informando o ocorrido(erro do sobrenome e faltas) e juntamente as Certidões acima que comprovariam, devidamente certificadas pelos Arquivos Distritais?
    Ou o mais certo seria de posse das certidões certificadas nos arquivos e apostilhadas na PGR de Lisboa, entrar com processos de retificações nas Certidões de Nascimento e de Óbito dos cartórios brasileiros?
    Depois de tudo retificado enviar para a Conservatória?

    No caso do Fabio_mlima, a Certidão de Nascimento da mãe dele, poderia informar a questão dos avós maternos da sua avó.
    Poderia confirmar que avó materna seria a Maria Augusta e avô ignorado, como parece estar no Assento de Batismo da Fernanda, sua avó.


    Mauriceia.
  • @Vlad Pen, por favor, teria alguma dica ?



    Mauriceia.
  • @Mauri eu acredito ,mas não posso garantir que a divergência entre Domingos em Domingues não vai ter problema se for somente essa a divergência.
  • @Vlad Pen vou solicitar as retificações, obrigada.
  • @Vlad Pen por favor, no caso acima existem divergências também nos nomes dos avós paternos(portugueses), nome da filha a ser atribuída: Maria da Luz de Lima Afonso.

    Nome do pai(português) na Certidão de Nascimento dela: Alberto Afonso
    Nome da mãe(brasileira) na Certidão de Nascimento dela: Clara da Rocha Lima
    Nome dos avós paternos na Certidão de Nascimento dela: Ernesto Afonso e Clotilde Afonso.

    No Assento de Batismo de 11/06/1890 do Arquivo da Torre do Tombo em Lisboa, do seu pai declarante do nascimento: Alberto, filho de Ernesto Domingues Affonso e de Clotilde das Neves Fróes Affonso.

    Na Certidão de Casamento dos pais dele em Portugal de 03/05/1890, constariam os mesmos nomes acima.
    Na Certidão de Óbito que será enviada para fixação do sobrenome: Alberto Affonso, filho de Ernesto Domingos Affonso e Clotilde de Fróes Affonso.

    Estou com dúvida se ela deveria dar entrada em sua atribuição como filha, na Conservatória de Porto, deixando os documentos assim, ou seria melhor retificar junto aos devidos cartórios aqui do Brasil, tanto a Certidão de Nascimento dela quanto a Certidão de Óbito dele.

    Aí seria encaminhado pelo cartório para análise do Ministério Público, que podem exigir o processo feito pelo Paulo Benith, que está em outro tópico(apostilamento PGR) aqui no fórum. E ainda o registro no cartório de Títulos e Documentos, para que autorizem as retificações.

    Ela deveria mandar e aguardar as exigências vindas de ACP, ou não?




    Desde já agradeço.

    Mauriceia.
  • @Mauri ACP do Porto é muito exigente com divergências de nomes. Sugiro fazer as retificações necessárias.
  • @Vlad Pen ok, muito obrigada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.