Divergênci entre livro e certidão? Sobrenome da mãe errado na certidão de apenas uma das filhas

Olá, pessoal!! Vou retificar diversos documentos de minha avó A certidão de nascimento sobrenome da mãe dela foi emitida com erro, está LezicA, e o correto é LezicO. Fiquei sabendo agora, q todas as irmãs dela tem documentos com sobrenome correto. A primeira certidão, a original pode ter sido emitida diferente do que está no livro? Antes de gastar com apostilamento em Lisboa, para justificar o erro, será q o cartório permite verificarmos o livro? Aconteceu com alguém?

Comentários

  • @anarubia5, não creio que esta divergência precise ser retificada, se todo o resto estiver correto!
  • @anrubia..pode ser feita uma retificação administrativa no próprio cartório.
  • @Vlad Pen, você acha que a troca do O pelo A pode dar problema?
  • @Liane acredito que não vai ter problema.
  • @Vlad @Liane pedi uma cópia reprográfica para verificar se foi erro do cartório, mas no livro o sobrenome tbm está errado, com a letra A.
    Curioso que somente minha vó tem no registro o sobrenome da mãe com letra trocada, as irmãs dela e minha bisavó não, mas por causa disso vem uma sequencia de erros nas certidões de meus tios, meu pai, casamento, enfim...
    E ainda terei que retificar certidão de casamento de minha bisavó, pois local de nascimento está com grafia Selfa, quando o correto seria Serpa. De qualquer forma terei q solicitar a certidão narrativa apostilada para retificar essas certidões.

    Quanto ao local de nascimento, nos documentos brasileiros de meus bisavós consta somente uma região, um está Freguesia e outro Conselho. Isto pode dar problema? Pergunto pq documentos do meu bisavô não há divergencia nenhuma, e fiquei receosa se tbm teria que retificar. As Conservatórias se apegam nisso?
    Documentos brasileiros dele está q nasceu em Fortes,pela internet vi que Fortes é uma localidade dentro da Freguesia de São Pedro de Tomar,Concelho de Tomar, Distrito Santarém. Tanto q no registro de batismo o padre escreveu "Fortes desta freguesia", mas não sei como virá a certidão que o Arquivo Distrital emitirá, se consideram somente Freguesia, Concelho ou Distrito. Já documentos de minha bisavó está q nasceu em "Selfa" , sendo ser de Freguesia de Santa Maria, Concelho de Serpa, Distrito Beja.

    Outra questão, esse tipo de retificação administrativa é cobrado emolumentos pelo cartório? Pq me passaram taxa de $136 por certidão e que declaração de pobreza somente em casos judiciais. Dei uma olhada na lei 6015/73 e na tabela de custas do site da Arpen e fiquei em dúvida. Vcs tem conhecimento sobre isso?

    Espero ter sido clara. Obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.