O que retificar? Documentos brasileiros e portugueses divergem

Boa noite pessoal,

Primeiramente muito obrigado por me aceitarem no grupo, as informações estão me ajudando muito no inicio de meu processo de atribuição. Porém, não encontrei casos semelhantes ao meu, por isso venho publicar minhas dúvidas.
Encontrei os assentos de meus bisavós (portugueses), porém logo percebi que certas informações em documentos brasileiros estão divergentes dos documentos portugueses. Após ler o Guia Prático (postado pelo nosso amigo Paulo Benith), sei que vou ter que pedir em Portugal pelos documentos Apostilados. Mas, antes disso gostaria de confirmar se os documentos devem ser retificados e quais informações que terão que ser retificadas.

Documentos Portugueses:
-Nome: Antonio da Silva Albo
-Data de Nascimento: 18/02/1913
-Filiação: Ataide da Silva Albo e Maria Ricarda
-Freguesia: Montemor o Velho
-Concelho: Montemor o Velho
-Distrito: Coimbra
-Avós paternos:
-Avós maternos:
-Certidão: https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=275454&FileID=1009387

-Nome: Celeste Carvalho
-Data de Nascimento: 30/01/1913
-Filiação: Antonio Simões Correia e Maria Carvalho
Registro de casamento: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QLBK-YRMS
-Freguesia: Portunhos – Lugar: Pena
-Concelho: Cantanhede
-Distrito: Coimbra
-Avós paternos: João Simões Correia Aurelio e Ana Pereira
-Avós maternos: Jacinto Nobre de Figueiredo e Francisca Carvalho

Documentos Brasileiros:
->Certidão de Casamento (Antonio e Celeste) - bisavós:
Nome: Antonio da Silva
Ele nascido em Montemar Velho – Portugal (...) filho de Athaide da Silva e Maria Ricarda
Nome: Celeste Nobre
Ela nascida em Pena Freguezia de Portunho – Portugal aos 04 de Janeiro de 1913 filha de Antonio Simões e Maria Nobre (...) a qual passou a assinar “NÃO CONSTA”

->RG avô (Benedicto):
Filiação: Antonio da Silva e Celeste Nobre

->Certidão de nascimento avô (Benedicto):
(...) filho de Antonio da Silva (...) e de Dona Celeste Nobre, natural de Portugal da Pena (...) São avós paternos Athaide da Silva (...) e avós maternos Antonio Simões e Dona Maria Nobre

->Certidão de nascimento mãe (Delaine)
(...) São avós paternos Antonio da Silva e Dona Celeste Nobre

Então, gostaria de saber se todos os documentos citados acima deverão ser retificados. E quais informações devem ser retificadas, em cada caso?

Obrigado desde já!!

Comentários

  • editado March 2019
    @teixeiragabriel todos os nomes que divergirem das certidões portuguesas terão que ser retificados nas certidões brasileiras.
  • @Vlad Pen Beleza.

    1) Com relação a Celeste que de Celeste Carvalho em Portugal passou a ser Celeste Nobre no Brasil (Acredito eu que pegou o sobrenome de seu avô materno Jacinto Nobre de Figueiredo) como devo proceder, precisarei da certidão de nascimento apostilada e também da certidão de casamento de seus pais (a qual consta o nome de seus avós) para provar a origem do sobrenome Nobre? Ou somente a certidão de nascimento basta?

    2)Data de nascimentos deve ser retificada?

    3)Locais de nascimento que devem ser retificados?

    Obrigado desde já!!

  • @Teixeira..tudo que tiver diferente das certidões portuguesas tem q ser retificados.., nomes, datas, locais, etc.
  • editado March 2019
    Beleza @Vlad, entendido!

    Agora só me resta a dúvida com relação a Celeste, que trocou de sobrenome. Como provar que o Benedicto é filho de portugueses se no caso, a mãe dele (Celeste), trocou de sobrenome? Vou precisar da certidão de casamento dos pais dela para fazer essa ligação para provar que o sobrenome que ela passou a usar no Brasil veio de seu avô materno? Ou não é necessária?

    Obrigado pela ajuda!!
  • @teixeiragabriel,

    você terá que solicitar a retificação das certidões, e então, a Celeste voltará a ter seu nome original.
    Com tantas diferenças nas certidões, ficará impossível prosseguir, infelizmente.
  • Olá @Marcia, não sei se te entendi, vamos lá:

    1) Realizando as retificações consigo dar prosseguimento ao processo?

    2)Ou devido ao fato de serem muitas diferenças fico impossibilitado de prosseguir?

    3)Caso seja possível o prosseguimento do processo, como devo proceder para realizar as retificações dos documentos que constam o nome da Celeste? Com a certidão de casamento de seus pais, a qual consta os nomes de seus avós (inclusive seu avô materno Jacinto Nobre de Figueiredo) da onde possivelmente veio o sobrenome "Nobre" dos documentos brasileiros MAIS a certidão de nascimento portuguesa da Celeste, consigo realizar o procedimento de retificação, são documentos suficientes?

    Obrigado!
  • Olá, @teixeiragabriel,

    Com as retificações, as certidões ficarão em acordo com o registro português. Dessa forma, poderá dar andamento ao processo.

    Em relação ao item 3, eu prefiro ver as certidões, para não te dizer nada leviano. Me escreva inbox, por favor. Te passo meu email. Ok?
  • @Marcia, te enviei um inbox!
    Obrigado!!
  • Pessoal, venho aqui atualizar o caso das retificações.

    Eu resolvi prosseguir pelas retificações via judicial. Todas as retificações foram aprovadas e acabo de receber a certidão de trânsito em julgado. Já entrei em contato com todos os cartórios e estou esperando para realizar o pagamento das averbações. Para realizar as retificações eu juntei todos os documentos brasileiros que possuíam os erros, em inteiro teor e anexei juntamente com os documentos portugueses que possuíam os dados corretos.
    Segue o passo a passo e os prazos de cada tarefa executada:

    Data inicio Data Fim
    Primeiro contato com o advogado + Resposta 24-Jun-19 12-Jul-19
    Pedido dos documentos brasileiros em inteiro teor 12-Jul-19 5-Aug-19
    Preparação do processo judicial 9-Aug-19 2-Sep-19
    Início do processo judicial - Envio da petição 10-Sep-19 10-Sep-19
    Primeira resposta MP - Faltaram documentos 10-Sep-19 23-Sep-19
    Envio dos docs faltantes para o MP 23-Sep-19 30-Sep-19
    Decisão favorável do MP 30-Sep-19 16-Oct-19
    Correção da decisão do MP e Juíza 16-Oct-19 24-Oct-19
    Requerimento da certidão de trânsito em julgado 30-Oct-19 29-Nov-19

    Caso alguém venha passar por uma situação parecida fico aberto a ajuda-los. Foi um processo bem tranquilo, a princípio me pareceu complicado, mas tudo foi bem tranquilo. Agora posso dar prosseguimento ao processo de obtençao da cidadania em si.

    Obrigado @Vlad Pen, @Marcia e @Pedro Bressan que me ajudaram nessa etapa!
  • @teixeiragabriel que bom que conseguiu resolver suas retificações.
    Estou com um problema de retificação também e não sei nem mais como resolver. O processo de Atribuição já esta na conservatória e caiu em exigência. Você fez com um advogado? É do Rj? Gostaria do contato pois não tenho mais cabeça pra tentar desvendar esse mistério. Aguardo e obg
  • @JESSICA retificação não é um bicho de 7 cabeças. Tem que ter paciência e perseverança. Explique seu caso aqui no fórum.
  • Oi @JESSICA BESSA se você quiser posso te explicar via inbox como foi todo o procedimento, como o Vlad disse não é um bixo de 7 cabeças, dá um certo trabalho mas juntando toda a documentação se resolve juridicamente.
    Caso queira que te mostre os detalhes do processo só me enviar um inbox!
  • @JESSICA...
    Você não conseguiu a Certidão de Óbito da sua Avó...?
    Como o pessoal mencionou acima...Não é tão difícil assim conseguir uma retificação...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.