Certidão de Nascimento RJ Maria da Luz Lima Afonso/Affonso

@pessoal
Bom dia a todos!
Peço auxílio mais uma vez aqui no fórum, ainda estou ajudando ao meu cunhado já comentei aqui, depois de ter enviado o pedido do meu sogro(neto).
Como havia dito consegui achar o Assento de Batismo do avô português do meu cunhado em Lisboa.
Necessito ajuda agora em achar a Certidão de Nascimento da sua mãe(filha do português).
Tenho informação de que teria nascido em casa, na região do Rocha/Jacaré - RJ, que seria da 10ª Circunscrição no Méier.
Fiz um pedido de busca neste cartório sem sucesso, mas acredito que como teria sido feito o registro tardio, não teriam procurado anos posteriores. Consegui achar uma irmã registrada neste cartório em 03/05/1939, Maria da Graça Lima Affonso, data nascimento: 22/11/1938. Procurei no site do Arquivo Nacional e DocJud sem sucesso até agora. No RG e Carteira de Trabalho, têm dados da Certidão de Casamento, ocorrido em Nilópolis/RJ. Residiram também no bairro de Piedade.
Os dados são:
Maria da Luz Lima Afonso(solteira), Maria da Luz Afonso Nogueira(casada).
Data nascimento: 07/09/1941
Pai: Alberto Domingos/Domingues Affonso ou Alberto Affonso(Certidão de óbito - 26/08/1953 - 11ª Circunscrição)
Mãe: Clara Lima/ Clara da Rocha Lima
Avós paternos: Ernesto Domingos/Domingues Affonso e Clotilde Fróes Affonso
Avós maternos: Alberico Lima e Maria Lima
Irmãos: Maria do Céu, Alberto Carlos, Ernesto Carlos e Maria da Graça, todos falecidos.

Desde já agradeço.


Mauriceia.

Comentários

  • @Mauri

    Já tentou na 14ª RCPN
    http://www.cartoriosmadureiraebangu.com.br/

    http://www.an.gov.br/Basedocjud/MenuDocJud/MenuDocJud.php
    Ficha: 1044201 Código de referência: BR AN,RIO: 19.FMAS.LTN.110/f.014
    Fundo/Coleção: Circunscrição de Registro Civil de Pessoas Naturais do Rio de Janeiro, 14 - 19
    Assunto: Registro de nascimento / Local: Rio de Janeiro / Ano Inicial: 1944
    Prenome: Feto / Pai: Alberto Afonso / Mãe: Clara Lima
  • @Kleber Silva Aguiar

    Tentei consultar no site do Arquivo Nacional, mas ocorre que os livros do ano 1941 à partir do final de maio e anos posteriores, estariam sem arquivo digital para consulta. Liguei para o Arquivo Nacional na tentativa de consulta física dos livros, foi-me informado que os livros estão sendo recuperados e não me deram um prazo de liberação dos mesmos. Pedi busca da Certidão de Nascimento no 14º RCPN em Madureira, depois de ser informada da impossibilidade. No cartório não teria sido encontrada a certidão, não sei se procuraram como disse para eles, como registro tardio. Tenho informação de que não foi registrada no prazo normal, provavelmente. como a irmã que informei de 1938.

    Obrigada.
  • *...,provavelmente,
  • Olá a todos!
    Até agora nada a respeito da certidão de nascimento da mãe do meu cunhado.
    Já fiz buscas em 3 cartórios sem resultados positivos, tentando em mais 1 no Rio de Janeiro.
    Seriam 14 RCPNs no RJ. Não desistirei e penso em dar entrada no pedido de Nada Consta em cada um.

    Mauriceia.
  • No site do Arquivo Nacional, o 14º RCPN em Madureira/RJ, estaria com certidões do período que procuro em recuperação do seu estado, portanto sem consultas online ou presenciais. Tem mais de 1 mês que compareci ao cartório para pedir a buscar por lá. Como fariam por 5 anos as buscas, demoraria bastante a resposta.
  • Digo, pedir as buscas por lá.
  • Até o registro de matrícula dela no Colégio Nossa Senhora da Piedade, no bairro do Encantado que fechou procurei, sem sucesso algum, resposta dada pelo Colégio Imaculado Coração de Maria, que teria ficado responsável pelos documentos dos alunos. Era uma esperança de saber alguma informação do seu registro de nascimento.
  • Ola Mauri...
    Tambem me encontro na mesma situação, busco a certidão de nascimento de meu sogro nascido em 1943... Até o momento sem sucesso... Nem mesmo o Colegio em que fez o primário consta dados sobre a certidão de nascimento... Ouvi dizer que seria possivel fazer a transcrição com suprimento, mas para isso seria necessário certidões negativas das CRNS... Minha duvida: Basta apenas uma certidão negativa ou teria que ser das 14 CRNS? Se for... Imagina a despesa e o tempo? Tambem li em outra discussão que seria possível fazer coma a certidão de batismo? Seria interessante se alguem pudesse confirmar tal informação...
  • @WESLEY
    Olá!
    Tenho informação de que caso fosse com suprimento, teriam que ser solicitadas as certidões negativas nos 14 RCPNs. Não sei nada sobre possível apresentação do Assento de Batismo.
  • Mauri
    Ola!
    Felizmente encontrei a certidao de meu sogro... Estava buscando a certidao de batismo dele, consegui atraves da igreja em que foi realizado o casamento informacoes de onde foi realizado o Batismo... A funcionaria da Igreja enviou uma foto do livro de Batismo, uma informacao chamou a atencao... Nascido na "Freguezia de Santa Anna" (Freguesia de Santana), regiao do centro do Rio de Janeiro totalmente contraria de onde estavamos procurando que seria a Regiao da Leopoldina... Entao fizemos a busca pelo Arquivo Nacional na Regiao citada e felizmente encontramos... Tente encontrar a certidao de Batismo, quem sabe alguma informacao possa ajudar... Em relacao ao suprimento ou ate mesmo substituicao pela de Batismo, o melhor seria tentar um contato previo com varias CRCs e descobrir se aceitam e quais seriam os requesitos. Realmente tirar certidao das 14 CRNs seria caro e inviavel... Via relatos que a 4CRC do Porto seria a mais indicada...
  • @WESLEY
    Obrigada pela dica.
  • Olá a todos!
    Muito feliz, consegui achar a certidão de nascimento.
    Foi registrada em 1953, no 14º RCPN em Madureira.

    @Vlad Pen, será que terei problemas, porque ela nasceu em 1941 e só foi registrada em 1953, com 11 anos? Ou não por ser na menoridade o registro?
    O pai português aparece como declarante na certidão. Os pais não eram casados, por isso o processo de atribuição de pai para filha será enviado para ACP Porto.

    Documentos a serem reunidos, para posterior envio:
    Assento de batismo, cópia original certificada pelo arquivo distrital, pai português nascido antes de 1911;
    Certidão de Óbito inteiro teor apostilada do pai português, fixação do sobrenome;
    Certidão de Nascimento original por cópia reprográfica inteiro teor apostilada da requerente;
    Certidão de Casamento inteiro teor digitada apostilada, mudança do sobrenome da requerente;
    Cópia do RG autenticada e apostilada inferior a 10 anos de emissão;
    Prova de Vida será feita no Consulado RJ, requerente com mais de 70 anos;
    Formulário 1C preenchido, pago c.crédito, assinado e reconhecido pelo cônsul neste dia.


    Mauriceia.
  • @Mauri sem problemas , a menoridade é considerada até os 18 anos.
  • @Vlad Pen ok, obrigada.
  • Que bom que acharam!
    Estou com a mesma dificuldade! Minha mãe já ganhou o número de assento como portuguesa, mas para a transcrição do casamento com meu pai, que registrou a nós, filhas, preciso da certidão de nascimento dele. Já busquei no arquivo Nacional (provavelmente ele nasceu em olaria ou proximidades), mas não achei. Até a habilitação do casamento tentei, e não consegui. Não sei onde ele estudou.
    Nome: Amaro Avila
    Nasc: 14/07/1938
    Filiação: Durval Avila e Hilda da Silva Avila
    Alguma dica?? Agradeço!!!!
  • Olá renata avila

    Sabe se Amaro tinha irmãos e os nomes?
  • @kleber, tinha sim: Alcina Avila (25/04/1937) e Alcinéa Avila (24/09/1939)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.