Transcrição do casamento (C. de Nasc. Conjugue)

Bom dia. 

Meu pai é português, falecido e divorciado de uma brasileira (não é minha mãe). Desejo obter nacionalidade por atribuição via Arquivo Central do Porto.

1.É necessário comunicar o óbito ou o casamento ou ambos antes de entrar com o pedido de nacionalidade?

2. É necessário apresentar a certidão de nascimento do conjugue na transcrição do casamento?
Como eu não conheço sua ex mulher, nem sei sequer onde ela mora, parece impossível para mim, arrumar a certidão de nascimento dela. Ela se divorciou do meu pai antes de eu nascer. O que fazer nesse caso?

Comentários

  • Antonio, seu pai é o declarante de sua certidão de nascimento? Pois, se é assim acredito que não será necessário, mas, vamos aguardar se mais alguém da comunidade confirma isso.
  • Antônio,
                   vc já pediu a certidão de nascimento portuguesa de seu pai? Pode ser que já esteja transcrito. 
     
                   1 - Vai depender. Seu pai foi o declarante do seu nascimento? Como ele está qualificado na sua certidão de nascimento? 
     
                   2 - Sim. Veja no cartório onde seu pai casou ou, talvez, no processo de divórcio vc consiga.
  • Caso você saiba onde foi realizado o casamento do seu pai, você pode ligar no cartório que fez o casamento e pedir para verificarem quais documentos foram juntados no "Processo para habilitação do casamento", em regra os nubentes juntam a certidão de nascimento nesse processo, talvez você encontre algo!
  • Obrigado a todos! As respostas estão sendo de grande ajuda.

  • Antônio, boa tarde.

    Estou fazendo meu processo através de uma advogada em Portugal. Ela afirmou que se o declarante de seu nascimento for o Português, você não precisa transcrever o casamento. Neste caso se seu pai foi o declarante não há necessidade. Abraços e sorte!!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.