Atribuição - Ajuda

Realizei a atribuição para meu pai, que mora em SAMPA, há 3 anos, pelo Consulado.

Depois desse tempo parado, gostaria de iniciar a minha, das minhas 2 irmãs e de meu sobrinho. O problema é que eu moro em Goiás (exclui consulado); uma irmã é divorciada (com filho do primeiro casamento, já maior de idade) e casada novamente. A outra irmã é casada com um inglês e tem dificuldades para obter a certidão de nascimento dele, traduzi-la, etc. Dessa forma o consulado para elas talvez não seja uma boa ideia.

Optando por fazer os 3 pelo correio, a minha não vejo problemas, porém, o das minhas irmãs, sendo meu pai português com casamento já averbado, e fazendo o processo pelo correio, perguntas:

1) O estado civil (apontados na certidão de nascimento delas) influenciaria alguma coisa na obtenção da atribuição delas?

2) E para o meu sobrinho? O estado civil da mãe precisaria ser regularizado em Portugal? E se fizéssemos por naturalização, direto de meu pai (seu avô)? O que acham?

Muito agradecido!

Comentários

  • Otavio, devera fazer as transcrições de casamento, realmente vai ter que superar essas dificuldades! Porém, se elas não fizerem vão ficar constando como solteiras em Portugal até que venham fazer. Analise qual objetivo delas terem a cidadania. Quanto ao seu sobrinho sem duvida seria uma solução,
  • Muito obrigado pela atenção, Jean!

    Entendi que a que as transcrições são uma necessidade para estar com o STATUS correto perante aos registros portugueses.

    Mas ainda não entendi se a falta delas é um fator impeditivo para que minhas irmãs se tornem cidadãs portuguesas.

    Perguntas:

    1) Na atribuição pelo correio (direto em Portugal) as transcrições ou regularizações do estado civil são um passo que precedem a obtenção da cidadania, como no Consulado em SAMPA, ou pode ser feito depois da cidadania adquirida?

    2) No caso de meu sobrinho, o processo de naturalização (pelo avô) é possível, mesmo a mãe dele (filha do português) estando viva?

    Grato!

  • Otavio, 
                 1 - pode ser feito depois. 
     
                 2 - Sim. Se fizer por atribuição, no caso da mãe só precisa transcrever o casamento para o sobrinho poder fazer tb.
  • Só confirmando a resposta do Guilherme, já que está tudo certo com a situação do seu progenitor (cidadania e transcrição de casamento) você e suas irmãs podem fazer a atribuição de vocês sem maiores problemas a qualquer momento, após isso é que terão que fazer as transcrições, mas, isso realmente é imprescindível para passar a nacionalidade para os descendentes, entende!
    E seu sobrinho pode receber via naturalização direto do avô mesmo com sua irmã viva, só realmente não sei, se fizer isso se pode aparecer algum problema se sua irmã depois for fazer a atribuição dela.
  • Muito obrigado!

    Como disse, meu pai obteve sua cidadania por atribuição, de meu avô, via consulado de SP. Eles fizeram esse processo bem rápido e entregam o BI/ Cartão do Cidadão para ele, porém, para fazer o pedido direto em Portugal, eles pedem os dados da Certidão de Nascimento portuguesa. É isso? Precisarei solicitar essa certidão em Portugal, mesmo tendo a identidade dele, ou o Consulado forneceria ou ajudaria nisso? Se for necessário, como pedir em Portugal: data, freguesia, etc, já que ele obteve a cidadania há pouco tempo, via consulado?

    Grato!

  • Otavio, o assento de nascimento dele foi feito na CRC de Lisboa, não seria difícil pedir a certidão dele no Portal do Cidadão através do nome dele, filiação, data de nascimento e ano do assento, que deve saber quando foi.
    Porém, não foi emitido e entregue pelo menos um boletim de assento de nascimento, consular?
    Digo isso porque aqui no RJ era assim há alguns anos atrás, inclusive tenho um tia que quando saiu a atribuição dela em 2007 o consulado forneceu o boletim consular e nele consta todos os dados do assento.
    Ligue para o Consulado de SP e pergunte sobre isso!
  • Otávio, 
     
                como o Jean colocou, o assento de nascimento de quem adquire a nacionalidade é registrado na CRC-Lisboa, basta informar os dados conforme solicitado no formulário 1C. 
                
                Quanto ao seu sobrinho não há problema se ele solicitar como neto e depois a mãe solicitar por atribuição. 
  • A certidao de nascimento nao é necessaria se voce tiver o numero de assento do seu pai. Por outro lado, se quiserem ou precisarem de  uma certidao podem solicita-la no consulado. Portugal tem um sistema de registro civil informatizado e o consulado de Sao Paulo tem acesso a ele. Pergunta: quando o processo de atribuicao foi aprovado nao lhes entregaram uma certidao?


  • Obrigado, companheiros!

    Vou verificar esses dados com meu pai e depois volto por aqui.

     

  • Sobre a certidão de nasc. de meu pai

    Não sei se consegui postar as fotos dos documentos, mas aí vai.

    Meu pai conseguiu achar esses documentos que lhe foram dados no consulado de SP. Com isso eu já consigo fazer meu pedido ou precisarei da certidão de nascimento dele?

    Aí não constam dados como freguesia, conselho...

    E aí?

    Obs.: Os nomes e números de processos foram ocultados intencionalmente.

     

  • Otávio,
                essa é a certidão de nascimento (portuguesa) do seu pai. Todos que conseguem a nacionalidade portuguesa tem o seu assento na CRC-Lisboa. O assento do seu pai é o NNNNN/2011
  • É isso mesmo Otavio agora é só pedir a sua, pois está tudo certo inclusive o averbamento da transcrição de casamento, assim, basta a copia dessa certidão, com a sua certidão de nascimento de inteirro teor e o formulário C1 preenchido.
    Detalhe que não pude deixar de observar na certidão de seu Pai, a naturalidade do seu Avô que é de Torre de Moncorvo que também é a mesma dos meus avós, seu avô por acaso tem o sobrenome Costa ou Janeiro?

  • Muito obrigado, meus amigos!

    Esse grupo é impar. Continua o mesmo desde que comecei com o processo de meu pai, há mais de 3 anos. Realmente pensar em seu fim a partir de setembro é muito triste. Acho que é pelo sangue lusitano de seus componentes: prestativos, despretensiosos e leais. Além de muito emotivos, é claro!

    Não, Jean Fábio! Meu avô veio de uma aldeia (freguesia) chamada Lousa, bem no final do Conselho de Moncorvo, divisa com o conselho de Carrazeda de Anciães, onde nasceu meu bisavô. Seu sobrenome é apenas Tiago, que veio de seu pai. Já minha bisavó (família Tavares) já nascera em Lousa mesmo, onde ainda existem os Tavares (que tive oportunidade de visitar), e também onde meu bisavô a conheceu, se casou e viveram até a imigração para Sampa.

    Eu passei a acessar o ORKUT, à época, por causa desta comunidade. Há algum tempo, comecei com o FACE por causa da comunidade da aldeia de Lousa:

    https://www.facebook.com/groups/79766669819/

    Obrigado a todos!

  • Otavio,
    Voce esta a um passo de ser portugues.
    Tem tudo nas maos.
    Boa sorte!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.