Certidão de Casamento dos meus bisavós portugueses para transcrição

Boa tarde a todos!

Não consigo localizar a certidão de casamento civil dos meus bisavós Antonio Rodrigues e Laura de Jesus. Consegui apenas a certidão de casamento religioso através da Paróquia de São João Batista da Lagoa, com data de 15/05/1915. Já fui ao Arquivo Nacional e tb fiz a pesquisa para saber em que cartório estava registrado o casamento deles. A resposta da pesquisa é de que não consta registro civil de casamento. Insisti no cartório, que me encaminhou diretamente ao 3º Ofício do Registro de Distribuição onde foi feita a busca. O escrevente responsável refez a busca e me informou que não há registro. Diante disso não sei o que fazer. Alguém poderia me orientar?

Posso fazer a transcrição do casamento deles somente com a Certidão de Casamento Religioso? E como devo fazer?
Posso tratá-los como solteiros, mesmo tendo gerado minha avó brasileira? Estou em busca da cidadania para meu pai. Nesse caso como fazer? Dou seguimento com o nascimento de minha bisavó e o nascimento de minha avó? Acredito que meu bisavó foi quem registrou minha avó.

São eles:

BISAVÔ: Antonio Rodrigues
Nascimento: 23/03/1890
Freguesia e Conselho: Miranda do Corvo
Distrito: Coimbra
Filiação: Cezário Rodrigues e Bernarda de Jesus

BISAVÓ: Laura de Jesus
Nascimento: 17/03/1896
Freguesia: Lamas
Conselho: Miranda do Corvo
Distrito: Coimbra
Filiação: Francisco Ferreira e Maria de Graça de Jesus
Batismo: 05/04/1896

AVÓ
Maria Rodrigues
Nascimento: 10/04/1918, no Leme.
Nome de casada (segundo casamento): Maria Rodrigues Fernandes
RG 00974134-9 IFP emitida em 16/10/1979

Desde já agradeço a ajuda de todos.
Claudia



Comentários

  • @ClaudiaFernandes, vc pode utilizar somente a certidão de casamento religioso para fazer a transcrição de casamento. Informe que não existe certidão de casamento no civil.Vai precisar tb do assento de nascimento de ambos os portugueses.
  • @Vlad Pen, essa certidão que tenho está autenticada. Agora tenho que transformá-la em inteiro teor cm sinal público e apostilada, assim como seria a de casameno civil, certo?
    Muito obrigada!
  • Bom dia amigos!
    Venho através desta mensagem solicitar uma ajuda para cidadania.
    Meu Bisavô era português, tenho alguns dados da chegada dele, tenho procurado a certidão de casamento no civil, sendo que esta muito difícil de achar, consegui achar o casamento no religioso na Igreja de Santana, tenho procurado por diversos cartórios da região do RJ na área do centro, tenho procurado também a certidão de nascimento do meu avô na região do centro do RJ.
    Gostaria de pedir um auxilio se possível, já pesquisei no arquivo nacional a certidão de nascimento do meu avô, mais difícil de entender as escritas dos livros.

    Se algum amigo(a) puder ajudar, ficarei grato

    Bisavô
    MANOEL DA SILVA BARBOZA, PORTUGUÊS, NASCEU EM 15/05/1900, , CASOU NO RJ EM 12/05/1927 NA PAROQUIA DE SANT' ANNA, COM MARIA LUCINA DE PINHO, NASCIDA EM 26/05/1900. NESTA ÉPOCA, REGISTRAVA SE CASAMENTO EM CARTÓRIO?

    Avô
    MANOEL DA SILVA BARBOZA FILHO, NASCEU NO BAIRRO DO CATUMBI, RJ, EM 04/11/1928, ELE ACHA QUE FOI BATIZADO NA IGREJA DE SANT' ANNA OU NSRA SENHORA DA SALETE, PELO REGIÃO DO CENTRO.

    Se alguém puder me ajudar, agradeço de coração.

    Muito obrigado.
    Marlon Babroza
  • @Vlad Pen, me informaram que tenho que pedir a certidão reprográfica da certidão de casamento religioso dos meus bisavós, já que essa certidão é apenas um relato do que está no livro da Igreja. Mesmo estando ela autenticada, achava que precisava apenas fazer inteiro teor apostilada. É isso mesmo? A Igreja não vai dar o livro para o cartório. Estou em dúvida. Meu pai foi até a Igreja para tentar resolver, mas achei melhor buscar orientação com vcs.
    Obrigada mais uma vez pela ajuda!
  • @Claudia a certidão de casamento nao precisa ser reprográfica, pode ser de inteiro teor apostilada.
  • @Vlad Pen, muito obrigada!
  • Oi, Claudia! Vc conseguiu, afinal? Para onde você enviou o processo? Estou na mesma, só tenho a certidão religiosa. :)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.