Vale Postal: como emitir

Depois de emitir vários vales postais, reparei que alguns chegavam às conservatórias faltando algum valor. Foi então que reparei que a maneira como o vale é enviado faz toda a diferença.
Segue a orientação de como se deve emitir para que não dê nenhum erro:

Quando for emitir o Vale Postal Internacional, o primeiro passo do atendente deve ser CONVERTER O VALOR DE EURO PARA REAL.
Moeda de origem: EURO.

Após a conversão calculada de acordo com o câmbio, deve, então, COPIAR O VALOR EM REAL.

Na segunda etapa, a conversão deverá ser feita de REAL PARA EURO.
Moeda de origem: REAL.

Nessa etapa, será inserido aquele valor em REAL que foi obtido na primeira conversão.

O vale quando emitido dessa maneira, traz o valor da remessa impresso no comprovante em Euro e a cotação diferente de 1.

Observe se no cupom de conferência emitido antes do vale, o valor da remessa está em EURO. Se estiver em REAL, peça para refazer do jeito que eu descrevi.

Não tenha vergonha de parecer que você está ensinando o trabalho do funcionário do correio. Se o vale for errado e faltar algum valor, por menor que seja, vai ter um custo maior pra você!
«1

Comentários

  • Matheus, a referência do vale postal deve ser "Atribuição de Nacionalidade Portuguesa" ou "Manutenção de residência"?

    Vi essa referencia em alguns posts e não entendi, muitos falando em colocar "manutenção de residência"...
  • @Vinicius, ja respondido
  • Pessoal, meu vale postal saiu assim:

    Remessa EUR : 745,71
    Cotação R$ 1,0000
    Valor da Remessa: R$ 745,71

    Está correto isso?

    O valor do vale postal é de 175 euros para atribuição de nacionalidade.
  • editado March 2018
    @Lívia...Você enviou seu VP Hoje...(26/03)...?

    A cotação do euro de HOJE...(26/03)...É *4,2884*...Veja nesse link...

    http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/

    Para saber se enviou o valor correto...Deve fazer a seguinte conta...

    VALOR DO EMOLUMENTO...(EM EURO) X COTAÇÃO DO EURO...(EM REAIS NO SITE DOS CORREIOS)...;

    Se fosse hoje...(26/03)...Ficaria assim...:

    175,00 X 4,2884 = R$ 750,47

    RESUMO 1...:
    Se você enviou R$ 745,71 hoje...(26/03)...Então terá enviado um VP no valor de ***173,89...

    ***Esse é o resultado da seguinte conta...

    Valor que você enviou = R$ 745,71 (Dividido pela cotação do euro do dia de HOJE)...4,2884 É igual a esse valor 173,89...(Que é inferior ao Emolumento devido à Conservatória)...

    RESUMO 2...:
    O valor correto em Reais para quem enviou o Vale Postal para Atribuição HOJE...(26/03)...Deve ter sido...NO MÍNIMO...R$ 750,47...(FORA AS TAXAS DOS CORREIOS)...

    O valor total COM AS TAXAS para hoje...(Para um VP de 175,00 EUROS)...Seria = R$ 796,73...

    CONCLUSÃO...:
    Espero que você tenha enviado seu VP em um outro dia...(Não hoje - 26/03)...Senão...Terá enviado um VP com valor 1,11 euro a menos do que o valor dos emolumentos devidos...
  • A conversão no saque corresponde a quantidade de euros que foi pago no envio ou eles fazem uma nova conversão no destino?
  • @Collier a conversão é feita somente 1 vez
  • Boa tarde pessoal, alguém sabe dizer quais os correios do Rio de Janeiro estão fazendo V.P.?
  • @Jullyanderson...Rua 1º de Março
  • Boa noite pessoal,

    1. em alguns comentários eu vi que o remetente do vale postal tem que ser o requerente da cidadania, mas no meu caso, eu sou a procuradora do meu pai, que não mora na mesma cidade que eu, ou seja, não tenho como pegar com ele RG ou CPF original, então eu posso apresentar as cópias dos documentos dele nos Correios?

    2. Outra dúvida: no envelope do correios/dhl, eu preciso colocar o nome do requerente da cidadania ou como procuradora, eu posso colocar o meu nome e meu endereço?
    Eu preciso que o processo finalizado chegue na minha casa, pois com o documento dele de Portugal, darei entrada na minha cidadania.
  • @Patricia Freitas
    1- a maioria das agência aceita a cópia dos documentos.
    2- no final do processo a certidão é remetida para o endereço que consta no formulário que foi feito. Não adianta colocar outro endereço no envelope de envio.
  • Pessoal, fiz o Vale Postal na AC do Itaim Bibi (Rua Tabapuã) e enfrentei dificuldades para a atendente colocar o valor em EUROS no Comprovante. Ela disse que na validação dos dados mostraria somente em reais e somente no comprovante final iria ficar conforme eu pedi (valor da cotação e em euros). Porém, ao finalizar o processo, como esperado por mim, no comprovante não apareceu em EUROS e a Cotação ficou : R$ 1,0000. A atendente ficou constrangida por ter me informado errado...

    No intuito de evitar problemas, ao invés de 175 euros eu enviei 179,48. Vocês acreditam que mesmo enviando a mais, ainda há chances de problemas por não estar escrito em euros no comprovante?

    Meu comprovante acabou ficando assim:


    Remessa EUR: 830,01

    Cotação: R$ 1,0000

    Valor da Remessa R$: R$ 830,01

    Tarifas/Serviços R$: 47,45

    Valor Efetivo Total (VET) R$: 1,06

    Valor Efetivo a Pagar R$: 877,46

  • @leandrohaiek não haverá problema algum. Nos dois processos que fiz os valores apareceram em reais e em ambos os vales foram sacados. O importante foi o valor bater com a cotação do dia e de você ter adicionado quase 5 euros a mais.
  • @Pedro Antonio Pereira Jr.

    Muito obrigado!! Sabe me informar se eu devo colocar o próprio comprovante no envelope junto com os documentos ou eu posso tirar uma cópia em A4 e enviar a cópia?
  • @leandrohaiek disponha!

    Tire uma cópia do comprovante e anexe junto aos documentos. A cópia original fica com você.
  • @Pedro Antonio Pereira Jr. Obrigado Novamente!!!
  • @Pedro Antonio Pereira Jr. No formulário 1C vou indicar em "Outros Documentos" do Quadro 4 que estou enviando o Comprovante do vale postal
  • editado June 2018
    @leandrohaiek não precisa. Você só deve indicar ali os documentos para o processo. Esse quadro só é utilizado caso você anexe algum documento complementar (certidão de casamento, de óbito, etc). A única coisa que deve fazer é anotar o número do VP no Quadro 6.
  • Por favor, sobre os dados de envio para atribuição de nacionalidade, o Vale Posta deve ser nominado desta maneira:
    --------------------------------------------------------------
    IRN, IP
    Rua Visconde de Setúbal, nº 328
    4200-498 – Porto - Portugal

    Outros dados:
    Fone: 351-22-5573840
    ------------------------------------------------------------

    Ou

    -----------------------------------------------------------
    Arquivo Central
    Rua Visconde de Setúbal, nº 328
    4200-498 – Porto - Portugal


    Outros dados:
    Fone: 351-22-5573840
    ----------------------------------------------------------

    Muito grato.
  • @ManuelIFS

    IRN, IP
    Rua Visconde de Setúbal, nº 328
    4200-498 – Porto - Portugal

    Outros dados:
    Fone: 351-22-5573840
  • Pessoal juro que procurei e não achei!
    Meu irmão já foi a 3 agências dos Correios no Rio de Janeiro e nenhuma emite o vale pra IRN, ip alegando q se trata de PJ e que teria q ser emitido para pessoa física. Houve alguma alteração? Quem pode me orientar? Ou alguém sabe qual agência faz sem a exigência da P física?
    Uma das agências sugeriu fazer o vale na casa de câmbio. Isso pode ser feito?
    No momento ele está na rua tentando ir em outra filial da CEF.
    Obrigada!!!
  • Katia GonzagaKatia Gonzaga Member
    editado July 2019
    Se não puderem responder por aqui peço desculpas!
  • Pessoal, estou com o mesmo problema da Katia, nenhuma agência no Brasil pode fazer Vale Postal, a não ser que seja para manter estudantes e moradores em Portugal (pessoas físicas). Liguei na central dos correios e é uma norma nova da Receita Federal.
    Estou à duas semanas tentando contato com a conservatória de Ovar, não consigo resposta por e-mail e nem por telefone!
    Estou com todos os documentos prontos e não consigo fazer o pagamento da taxa.
    Alguém tem novidades desse assunto????
  • @AndreAta, de que cidade você é? Quando fiz o vale postal, disse que era para manutenção de residente, No nome de IRN IP e dei o endereço da Conservatória!
    Aqui no Rio de Janeiro, várias agências fazem - a da Rua 1º de Março, no Centro, em Ipanema, na Praça General Osório, por exemplo
  • Sou de Araçatuba/SP, estou no interior e tentei aqui, mas quando mostrei o dados, logo a atendente me dispensou.
  • @AndreAta, vamos ver se alguém do interior de São Paulo informa alguma agência. Uma alternativa seria ir a São Paulo, onde há várias agências que fazem! Tem um tópico aqui no Forum com os endereços!
  • @André se for processo de nacionalidade vc pode pagar por cartão de crédito internacional.
  • Boa noite pessoal!
    Para quem é do Rio de Janeiro, fiz hoje meu vale postal no Correio da Praia de Botafogo, 324 (fica na calçada do Espaço Itaú de Cinema). A funcionária Maira, já tem prática em vales postais para cidadania e me atendeu super bem!!
    Aproveito para agradecer a todos, pois se não fosse este fórum, eu não conseguiria juntar toda a documentação. Enviei tudo hoje para o ACP, agora é aguardar rezando..
  • Pessoal, como anda a emissão de vale postal, já fui a 4 agências e não estão deixando enviar se não for pra pessoa física. O que me sugerem por favor?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.