Carteira de motorista

2»

Comentários

  • Acho que os textos estao em desacordo, ou os dizeres "licensa de comunidade" e " pais designado" sejam outra coisa. Talvez sejam referencia a paises fora da CE.
    Digo isso pois tenho amigos que usam a portuguesa aqui a muitos anos.
  • Paulo,

    a coisa esta pior do que eu pensava, li, reli e conclui:

    Designated countries:
    Australia, Barbados, British Virgin Islands, Canada, Falkland Islands, Faroe Islands*, Hong Kong, Japan, Monaco, New Zealand, Republic of Korea*, Singapore, South Africa, Switzerland and Zimbabwe.

    OK.
  • Vamos falar da carta de conducao portuguesa:

    1. Se a pessoa tirou a carta de conducao em Portugal ( fez os testes la ), ela tem direito de dirigir no UK por 3 anos depois da residencia ( a residencia soh eh comprovada para esse efeito, se a pessoa se registrar no UK pelo EEA1 ), ou se nao residir aqui ( e ai basta nao ter o EEA1 ), ela pode dirigir ateh a idade de 70 anos. E caso a pessoa tenha residencia confirmada, apos 3 anos, ela pode trocar a carta portuguesa pela inglesa.

    2. Se a pessoa possui uma carta de conducao portuguesa obtida atraves de uma troca ( nosso caso, que trocamos a brasileira pela portuguesa ), ela tem o direito de dirigir por 12 meses no UK e nao pode trocar pela carta inglesa, pessoas dos paises designados que fizeram a troca por uma habilitacao da comunidade europeia, tem direito de dirigir no UK por 12 meses e apos esse periodo podem trocar pela carta inglesa.
  • E mais um detalhe, a carteira trocada eh valida por 12 meses a partir da residencia, mais uma vez, so nao se registrar no EEA1, e nao tera problema.
  • Cibele

    So pra esclarecer, por favor escreva aqui o que significa o EEA1 para as pessoas que acessarem esse topico ficarem por dentro.
    Obrigado.
  • Minha carta de conducao portuguesa chegou semana passada, ainda nao vi, esta com a Rosangela, demorou +/- 45 dias.

    So fazendo um adendo, eu fiz o pedido do prontuario no Consulado do Brasil no Porto, mas nao tive tempo de buscar no dia em que precisava, e acabei entregando um outro prontuario que eu tinha tirado no Brasil, sem reconhecimento de firma, sem legalizacao do Consulado, quando entreguei a mulher "xiou", dizendo que iria pegar, mas que provavelmente nao aceitariam sem legalizacao, por fim, deu tudo certo.
  • Cibele

    Deixa eu ver se entendi.

    Carteira brasileira>troca pra carteira portuguesa> vc pode dirigir por 12 meses> e depois troca para carteira inglesa e dai vale ate 70 anos .
    Eh isso?
  • Fa

    Entendi que nao. Veja a opcao 2 que a Cibele escreveu acima.
  • Cibele

    Aproveitando o bonde... rsrs

    Pelo q eu saiba , pelo menos é o q todos dizem em outras comu sobre london, é q a carta brasileira tb vale por 12meses na inglaterra. essa informação q eu tenho nao procede ?

    por acaso vc sabe se leva muito tempo pra tirar a carta em portugal fazendo os testes e as provas lá?
  • Sim Pamela, a carta brasileira eh validade por 12 meses no UK, a desvantagem pra carta inglesa eh o preco do seguro, chega a ser ate 3 vezes mais caro. Sobre fazer testes em Portugal, eu nao sei te dizer.
  • carta de motorista p para uk

    respodendo ao amigo EEA1 eo registro de residente em uk para cidadaos da uniao europeia (portugal,espanha,franca,etc),nao a porque fazer a troca de portuguesa por britanica pois ambas sao da uniao oque acontecia e que muitos motoristas comunitarios faziam "barberagem" em uk e nao perdiam pontos ou nao podiam ter suas cartas retidas por isso assim muitos aproveitavam pra fazer barbaridades ao volante aqui desrespeitando a lei de transito vigente ao qual o dvla e seus agentes tentavam dissimular e dar a entender que deve ter uma carta britanica(trocar a carta comunitaria exemplo a portuguesa pela britanica) para cidadaos comunitarios que vivam a mais de 12 meses em uk oque nao e verdade.mas desde abril de 2009 que o dvla ja consegue efetuar pontos na carta comunitaria.quem tem carta comunitaria a unica coisa que deve-se fazer ao morar a mais de 12 meses e registrar sua carta no dvla usando o formulario D9.e mais nada
  • Marcos

    Valeu pelas dicas, assim complementa o que a Cibele escreveu.
    E importante sabermos desses detalhes todos que voces colocaram, para podermos saber o que fazer.
    Pretendo pegar a minha portuguesa em breve gracas as dicas da Cibele.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.