Correios ou consulado?

Alô pessoal, tenho somente a cópia da certidão de nascimento de meu avô português falecido, nascido em 1887, gostaria de saber se consigo mais rapidamente tirar minha cidadania pelos correios ou pelo consulado do Rio, por aquisição ou por atribuição eis que minha mãe que é filha, ainda está viva?

Comentários

  • Se voce nao tem filhos e a sua mae nao esta interessada na cidadania, voce pode perfeitamente solicitar a sua cidadania por aquisicao (naturalizacao). No guia de ajuda desta comunidade e nos topicos voce pode encontrar toda a informacao necessaria para solicitar sua cidadania. Talvez alguem que tenha experiencia com o consulado do Rio se manifeste sobre a eficiencia do mesmo.
  • Cesar, se você tem pressa a melhor opção é o envio via correio.
  • No caso, meu interesse maior e transmitir para filhos, que têm interesse em estudar lá, portanto, subentendi que não pode passar para filho se fizer por aquisição, certo?
  • Cesar, por aquisição (naturalização) de acordo com a lei atual, só poderá passar para filhos menores de 18 ou incapazes, mesmo assim, também de acordo com a lei onde é explicado em vários locais,  para  esses filhos recebam a nacionalidade e  necessário a comprovação de vinculo com a comunidade Portuguesa.
  • Alguém sabe me responder se há distinção de direitos de um cidadão por atribuição e por naturalização?
    No caso da nacionalidade por naturalização, há perda da nacionalidade brasileira?
    Muito obrigado!
  • Cesar
    Para que seus filhos tenham direito primeiro sua mãe terá que solicitar a dela por atribuição. Depois disso você pode optar se quer a cidadania para si ou se seus filhos pedirão as deles por aquisicao por serem netos de portuguesa.
    Resumo opções:
    1- atribuição sua mãe - transcrição de casamento seus pais - aquisição seus fihos
    2 - atribuição sua mãe - transcrição de casamento seus pais - atribuição sua - transcriçao de seu casamento - atribuição seus filhos

  • Gustavo,
    Não se perde a cidadania brasileira.
    A naturalização somente limita ter alguns cargos no governo português além de que a cidadania não pode ser "passada" aos filhos maiores de idade e os menores como disse o Jean teriam que comprovar vínculos com a comunidade portuguesa.

  • Entendi, obrigado!
  • imageDenise A. Espinal:
    Cesar
    Para que seus filhos tenham direito primeiro sua mãe terá que solicitar a dela por atribuição. Depois disso você pode optar se quer a cidadania para si ou se seus filhos pedirão as deles por aquisicao por serem netos de portuguesa.
    Resumo opções:
    1- atribuição sua mãe - transcrição de casamento seus pais - aquisição seus fihos
    2 - atribuição sua mãe - transcrição de casamento seus pais - atribuição sua - transcriçao de seu casamento - atribuição seus filhos

    Pedi a certidão de meu avô faz uma semana, assim que chegar vou correr para fazer atribuição a minha mãe, e depois para mim, pois quando me aposentar quero ir embora daqui, e depois para minhas filhas que estão interessadas em ir morar na Irlanda. Não posso facilitar pois minha mãe está idosa e uma das minhas filhas é maior de idade.

    Denise, mais uma dúvida, vê se vc sabe essa, eu, como já falei antes, dei entrada na minha cidadania por naturalização, com um despachante que nada resolveu aparentemente, se por acaso saísse e eu como vou fazer a da minha mãe por atribuição, poderia mudar a minha para ATRIBUIÇÃO?
    Muitíssimo obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.