Onde procurar certidão de 1904 na região de Trás os Montes

minha avó e o irmão dela são oriundos de Tras os Montes ( cidade /conselhos incertos) Na certidão do irmão dela , Augusto Pinto, consta ter nascido em Traz os Montes em 13/05/1904 Filho de Duzinda Alves Pereira e Antonio Pinto.
Na certidão de casamento de minha avó Albertina Pinto, realizado no Brasil / São Paulo / Tiete consta que ela é filha de Antonio Pinto e Adozinda Alves Pereira e é natural de Portugal. Não possuimos certidão de nascimento de minha avó. Apenas suponho que ela e o irmão Augusto tenham nascido na mesma cidade ou região pois vieram juntos e na mesma e´poca para o Brasil.
Pergunto se a partir desses dados é possível tentar localizar onde posso encontrar o registro de nascimento dela para fins de obtenção de cidadania portuguesa.
Adicionalmente informo que minha esposa e filhos (3) tem a nacionalidade portuguesa ha anos. Meu sogro e sogra são cidadãos portugueses. Não sei qual caminho mais adequado para eu tentar obter a cidadania por Naturalização ou por Atribuição.
Grato.

Comentários

  • @Luis

    Você conseguiria através de sua avó se apresentar provas de ligação com Portugal. Por naturalização seria mais fácil.

    36705 Albertina 352719 António Pinto Filha 3 Feminino Solteiro - vc não disse o ano de nascimento dela para o cálculo da época que chegaram ao Brasil.
    40230 Adosinda Alves Pereira 352719 António Pinto Mulher 32 Feminino Casado

    Não consegui descobrir o Distrito, pois o Cepese tem um limite de numeração e a do Antonio é alta.
    Envie a ID 352719 ao Cepese e peça informações:
    http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/page/view.php?id=13

  • Boa tarde Luis!

    A minha avó Aurora Pereira Pinto é irmã da sua avó, . Também estou pesquisando e apareceu seu comentário.

    cristiane.antelmo@hotmail.com

    Abs

  • @Cris Antelmo

    não encontrei a informação de que Aurora veio na companhia dos pais nesse pedido de passaporte, mas acrescento que essa família é do concelho de Amarante.

    352719António Pinto Amarante Amarante Serafim Pinto &bnsp Trabalhador 37 Santos Casado

    Acho que devia solicitar ao Cepese os dados desse pedido de passaporte informando o Id 352719. Custo de 10 euros

    http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10

  • Cris AntelmoCris Antelmo Member
    editado January 2021

    Guilherme,

    Minha avó Aurora nasceu em Tietê, os pais Antonio e Adosinda tiveram mais 4 filhos aqui no Brasil. Ela informou, que dois ou três irmãos dela morreram durante a viagem (as informações da quantidade de filhos batem). Fui ao enterro da Albertina em Tietê, mas era muito criança, meu pai perdeu o contato com eles há anos.

    Já solicitei as informações pelo Cepese. Vou solicitar a certidão, mas ainda fico no vácuo de onde se casaram, uma vez que residiram na região do trás os montes, são muitos lugares para pesquisar. Mas aqui consegui dar partida.

    Obrigada pela ajuda.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.