Oi @Natalia então não sei se o pedido de emergência está funcionando (eu espero que sim). Mas pelo visto ele está correndo como um processo normal... o meu foi recebido 24/07 e dia 06/11 dado entrada no registro central..
@Lua Maria Também penso isso, apesar de que na carta aparece data 10/11, mas o pedido de urgência foi dia 14/11. A senhora Maria Antônia disse que o pedido de urgência foi encaminhado para a Conservatória de Registos Centrais. Acho que vou ligar amanha na LR.
Acabei de ler no facebook. Ana Paula Lessa para Cidadania Portuguesa 21 min · Meu processo foi numerado hoje em Mangualde. Recebi um email avisando. Mas no final do email tinha o seguinte: "Mais informo que de momento os processos, se encontram a aguardar eventual, atribuição de processos e/ou subdelegação de competências, desde o passado dia 15 de novembro de 2017, pelo que deverá aguardar." Alguém sabe dizer o que isso significa? Obrigada!
@Natalia, o meu tio enviou o processo pra Mangualde e esses dias recebeu o email de que o processo foi recebido, mas também constava essas outras informações.
Eu acredito que isso esteja relacionado com o fato da conservatória estar sobrecarregada, então, penso eu, que o processo foi recebido mas pode ser que ele seja encaminhado para outra conservatória... não sei se interpretei certo.
Mangualde disse que no dia 14 a conservadora responsável pelo deferimento e registros dos assentos foi embora, eles agora estão sem conservador responsável.
Mas onde foi confirmado isso? Porque o processo do meu pai foi concluído em 2 meses (ficou entre maio e junho) e passou pelos mesmos procedimentos... também recebeu a carta de que o processo dele havia sido recebido pelos registros centrais e tal... não to entendendo.
E pra mim, mesmo que eles estejam sem essa pessoa responsável, em breve terá uma outra pessoa, não?!
Acho que Mangualde não acabou, se fosse assim eles fechariam o balcão de nacionalidade. Pode ser um problema temporário ou não estão dando conta de tantos processos e os novos vão atrasar um pouco mais. Sei que minha mãe fez o processo dela por Tondela e não recebeu a carta de aviso da C Registos Centrais, recebeu só a carta com o assento. Eu não entendo e não consegui ligar na linha de registos porque está demorando muito.
Obrigada @Vlad Pen. Eu desisti de ligar na linha de registros também, porque fiquei 40 minutos em espera... Espero que em breve a gente tenha alguma novidade boa.
@Natalia, eu lembro que a carta só chegou pro meu pai depois que o processo dele já havia sido concluído... a data de envio estava correta, mas demorou muito tempo pra chegar na casa dele.. será que não pode ter acontecido isso com a tua tia?
De qualquer forma, acho que qualquer mudança radical que ocorra, eles emitem alguma nota. Vamos continuar na torcida hahahaha
@Lua Maria o processo da minha mãe foi em fevereiro, mas Tondela só entrou em contato para avisar que foi numerado e depois que foi concluído e a certidão chegaria em casa. Acho que depende de cada conservatória avisar que o processo vai receber o numero de assento pela CRCentrais. Estou torcendo muito que seja isso.
Resposta da Senhora Maria Antonia sobre as cartas recebidas. ......... A carta que recebeu faz parte do andamento normal do processo. Quando os documentos são digitalizados no sistema informático onde o processo vai ser trabalhado, enviamos uma carta a dar conhecimento do nº de processo que lhe foi atribuído nesse sistema. Assim, deverá V/ Exª aguardar, ou, solicitar a intervenção no seu processo à Conservatória dos Registos Centrais, uma vez que esta Conservatória aguarda também, eventual atribuição destes processos a outra Conservatória ou subdelegação de competências noutro Conservador.
Com os melhores cumprimentos, O Escriturário Superior, Maria Antónia Gomes Batista
Se é que eu entendi, é mais ou menos isso: A carta que recebeu faz parte do andamento normal do processo. Quando os documentos são digitalizados no sistema informático onde o processo vai ser trabalhado, enviamos uma carta a dar conhecimento do nº de processo que lhe foi atribuído nesse sistema.="Informamos o seu número de processo" Assim, deverá V/ Exª aguardar, ou, solicitar a intervenção no seu processo à Conservatória dos Registos Centrais, uma vez que esta Conservatória aguarda também, eventual atribuição destes processos a outra Conservatória ou subdelegação de competências noutro Conservador.="Estamos sem Conservador; ou peça que a CRC Centrais avoque [tome para si] o seu processo, ou aguarde a nomeação de um novo Conservador/determinação de remessa dos processos a outra CRC"
Tive que ler várias vezes para entender o seguinte: Os processos vão ficar parados esperando alguma definição da CRCentrais sobre mandar os processos para outra conservatória ou mandar um conservador responsável para Mangualde. Nesse meio tempo, aguardaremos (desesperada, no meu caso).
@Natalia Lopes, @Lua Maria, a carta em questão, que se recebe ao terminar o processo, é a certidão portuguesa. Na verdade, a conservatória que faz todo o processo, faz também o registro de nascimento português. A numeração do assento é da CRCentrais, porque é uma numeração única e sequencial, para todo país. Até então, o registro não era feito pela CRCentrais.
Porém, o que estamos observando é que Mangualde está aguardando autorização para enviar os processos para CRCentrais, para serem tratados por lá (como se tivessem dado entrada em Lisboa). E isso é péssimo, porque passa a ter os prazos super estendidos de Lisboa. Ou, na melhor das opções, será encaminhado para CRCentrais, que por sua vez, encaminhará para outra conservatória (possivelmente ao ACP).
"Mais informo que de momento os processos, se encontram a aguardar eventual, atribuição de processos e/ou subdelegação de competências, desde o passado dia 15 de novembro de 2017, pelo que deverá aguardar."
@Marcia Sabe se tem como eu pedir os meus documentos para Mangualde e dar entrada pessoalmente em outra conservatória? Mesmo que tenha que pagar novamente os 175 euros, só queria mesmo os documentos, porque não tenho como pedir as certidões e apostilar tudo novamente no Brasil.
se o processo não foi numerado, tem sim. É claro que a conservatória pode ou não querer devolver. Se tiver alguém para pegar pessoalmente, aí sim facilita. Se o processo foi numerado, terá que justificar o cancelamento.
@Natalia, justifique o cancelamento informando q não deseja q o processo seja transferido para a CRC de Lisboa, q vc tem urgencia e que Lisboa tem prazos extremamente longos para conclusão de processos de nacionalidade.
@Marcia@Vlad Obrigada pessoal, vou aguardar mais alguma informação e tomarei providencias. Não quero, nem posso deixar que meu processo vá para Lisboa.
@Fernando Ferreira inscrição em concurso público e foi aceito como pedido de urgência, porém logo depois o responsável em Mangualde foi embora e tudo parou, vou perder o prazo mesmo.
@Letícia Carvalho Enviei email para a CRCentrais, mas só me falaram que meu processo está em análise em Mangualde, não falaram o que vai acontecer agora. Acho um pouco absurdo essa enrolação, porque nós pagamos pelo processo, não é um favor.
Se tiver mais noticias, coloco aqui para todos. Vamos tentar evitar que nossos processos sejam enviados para Lisboa.
Oii gente.. não me aguentei e mandei um e-mail pra dona Maria Antonia falando que meu processo foi recebido nos registros centrais dia 06 e se ela poderia me dar alguma informação sobre ele ou se havia alguma previsão de conclusão.... e ela me respondeu: HAHAAHAHAHA
"Desde o passado dia 15 de novembro, que esta Conservatória ficou sem Conservador com poderes para dar despacho aos processos de nacionalidade, pelo que estamos a aguardar eventual, atribuição de processos a outra Conservatória e/ou subdelegação de competências noutro Conservador, pelo que de momento não há mais a acrescentar. Deverá aguardar."
Adoro a Dona Maria Antonia, sempre foi muito querida e prestativa com todas as minha dúvidas..
Comentários
Ana Paula Lessa para Cidadania Portuguesa
21 min ·
Meu processo foi numerado hoje em Mangualde. Recebi um email avisando. Mas no final do email tinha o seguinte:
"Mais informo que de momento os processos, se encontram a aguardar eventual, atribuição de processos e/ou subdelegação de competências, desde o passado dia 15 de novembro de 2017, pelo que deverá aguardar."
Alguém sabe dizer o que isso significa? Obrigada!
Estou me preocupando com Mangualde, sinceramente!
Eu acredito que isso esteja relacionado com o fato da conservatória estar sobrecarregada, então, penso eu, que o processo foi recebido mas pode ser que ele seja encaminhado para outra conservatória... não sei se interpretei certo.
E pra mim, mesmo que eles estejam sem essa pessoa responsável, em breve terá uma outra pessoa, não?!
@Natalia, eu lembro que a carta só chegou pro meu pai depois que o processo dele já havia sido concluído... a data de envio estava correta, mas demorou muito tempo pra chegar na casa dele.. será que não pode ter acontecido isso com a tua tia?
De qualquer forma, acho que qualquer mudança radical que ocorra, eles emitem alguma nota.
Vamos continuar na torcida hahahaha
.........
A carta que recebeu faz parte do andamento normal do processo. Quando os documentos são digitalizados no sistema informático onde o processo vai ser trabalhado, enviamos uma carta a dar conhecimento do nº de processo que lhe foi atribuído nesse sistema.
Assim, deverá V/ Exª aguardar, ou, solicitar a intervenção no seu processo à Conservatória dos Registos Centrais, uma vez que esta Conservatória aguarda também, eventual atribuição destes processos a outra Conservatória ou subdelegação de competências noutro Conservador.
Com os melhores cumprimentos,
O Escriturário Superior,
Maria Antónia Gomes Batista
Obrigada @Natalia Lopes
A carta que recebeu faz parte do andamento normal do processo. Quando os documentos são digitalizados no sistema informático onde o processo vai ser trabalhado, enviamos uma carta a dar conhecimento do nº de processo que lhe foi atribuído nesse sistema. ="Informamos o seu número de processo"
Assim, deverá V/ Exª aguardar, ou, solicitar a intervenção no seu processo à Conservatória dos Registos Centrais, uma vez que esta Conservatória aguarda também, eventual atribuição destes processos a outra Conservatória ou subdelegação de competências noutro Conservador. ="Estamos sem Conservador; ou peça que a CRC Centrais avoque [tome para si] o seu processo, ou aguarde a nomeação de um novo Conservador/determinação de remessa dos processos a outra CRC"
@jhmelman exatamente!
Tive que ler várias vezes para entender o seguinte: Os processos vão ficar parados esperando alguma definição da CRCentrais sobre mandar os processos para outra conservatória ou mandar um conservador responsável para Mangualde. Nesse meio tempo, aguardaremos (desesperada, no meu caso).
a carta em questão, que se recebe ao terminar o processo, é a certidão portuguesa.
Na verdade, a conservatória que faz todo o processo, faz também o registro de nascimento português. A numeração do assento é da CRCentrais, porque é uma numeração única e sequencial, para todo país. Até então, o registro não era feito pela CRCentrais.
Porém, o que estamos observando é que Mangualde está aguardando autorização para enviar os processos para CRCentrais, para serem tratados por lá (como se tivessem dado entrada em Lisboa). E isso é péssimo, porque passa a ter os prazos super estendidos de Lisboa. Ou, na melhor das opções, será encaminhado para CRCentrais, que por sua vez, encaminhará para outra conservatória (possivelmente ao ACP).
"Mais informo que de momento os processos, se encontram a aguardar eventual, atribuição de processos e/ou subdelegação de competências, desde o passado dia 15 de novembro de 2017, pelo que deverá aguardar."
Como disseram, teremos que aguardar a decisão.
Mangualde já causou grande dores de cabeça para algumas pessoas, como avisamos (eu e @TheresaLima) na página 3 dessa discussão e em outras discussões: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/85441/#Comment_85441
Algumas conservatórias têm por hábito, enviar email, informando que o processo foi numerado. Isso é outra coisa.
Sabe se tem como eu pedir os meus documentos para Mangualde e dar entrada pessoalmente em outra conservatória? Mesmo que tenha que pagar novamente os 175 euros, só queria mesmo os documentos, porque não tenho como pedir as certidões e apostilar tudo novamente no Brasil.
se o processo não foi numerado, tem sim.
É claro que a conservatória pode ou não querer devolver. Se tiver alguém para pegar pessoalmente, aí sim facilita.
Se o processo foi numerado, terá que justificar o cancelamento.
Também tenho uma certa urgência, mas acho que a essa altura do campeonato só me resta esperar e torcer hahaha
Se eu tiver alguma novidade eu aviso aqui.
@Lua Maria boa sorte para nós!
Bom dia, quais foram as razoes da sua prioridade?
O processo do meu pai também está lá e não quero de jeito nenhum que vá pra Lisboa!!!!
@Letícia Carvalho Enviei email para a CRCentrais, mas só me falaram que meu processo está em análise em Mangualde, não falaram o que vai acontecer agora. Acho um pouco absurdo essa enrolação, porque nós pagamos pelo processo, não é um favor.
Se tiver mais noticias, coloco aqui para todos. Vamos tentar evitar que nossos processos sejam enviados para Lisboa.
"Desde o passado dia 15 de novembro, que esta Conservatória ficou sem Conservador com poderes para dar despacho aos processos de nacionalidade, pelo que estamos a aguardar eventual, atribuição de processos a outra Conservatória e/ou subdelegação de competências noutro Conservador, pelo que de momento não há mais a acrescentar. Deverá aguardar."
Adoro a Dona Maria Antonia, sempre foi muito querida e prestativa com todas as minha dúvidas..
mas enfim, continuamos na mesma hahaha