Erro em certidao nacionalidade do portugues

Olá
em uma certidão de nascimento consta que o portugues é natural deste estado (SC)
porem temos o ascento e o casamento averbado em portugal...
vale a pena seguir? ou ratificar a certidao?

Comentários

  • @Dorizio ,qual certidão consta q o português nasceu em SC ?.
  • a Certidao de nascimento do filho do portugues ... consta que o pai é natural deste estado...
  • @Dorizio terá q retificar a certidão de nascimento do filho do português
  • ouxi.... mandei para o IRN para uma consulta... mas nao responderam até agora...
  • só atualizando...

    retifiquei aqui no brasil mesmo no proprio cartorio e tudo resolvido...
    processo enviado e cidadania garantida
  • @Dorizio, estou com a mesma situação, na certidão da minha mãe (que é filha do português) consta que ele é natural deste estado (RS).

    Estou com todos os papéis prontos para enviar e estava pensando em tentar assim mesmo, já que o cartório solicitou que eu obtivesse uma certidão atualizada de Portugal com apostila de Haia e reconhecida em cartório. Além dos custos isso deve demorar e temo perder todas as certidões que já busquei. Pretendo encaminhar a certidão de casamento do português com minha avó, onde consta sua naturalidade CORRETA.

    Será que isso é suficiente ou preciso retificar?
    Como foi o seu caso com o cartório, fizeram a retificação com base em qual documento?

    Obrigado
  • DorizioDorizio Member

    Olá Alex desculpe a demora...

    O meu caso foi bem simples, já que Michel Temer antes de sair da presidencia assinou uma lei que permite que os próprios cartorios façam pequenas ratificações sem necessidade de longos processos... no meu caso fomos ao cartorio explicamos, mostramos a certidao de batismo do portugues e foi suficiente... em 30 dias refizeram a certidao, a taxa foi de uma certidao nova... mandamos para portugal e tudo ocorreu normalmente, nao aconselho vc a enviar como está... procure o cartorio que emitiu a certidao com o erro, eles vao lhe ajudar...

  • MILENAMILENA Member
    editado September 2020

    Ola @Dorizio , tudo bem?

    Estou tambem precisando fazer a retificacao da nacionalidade do meu bisavo na certidao. E precisar explicar para o cartorio para pedir a retificacao. Voce tem qual eh esta Lei que o Michel Temer assinou?

  • Pessoal, e quando na certidão de nascimento do filho de português o campo "natural de" do pai está em branco? Também tem que retificar pra entrar "Portugal"?

    Na certidão de casamento dele tá certinho: "Ele, português, natural do Distrito de Vizeu". Mas não sei porque, um ano depois quando ele foi registrar o filho, o campo natural dele ficou em branco, só com um risco.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.