Atribuições e Transcrição de casamento - concluído

Olá a todos.
Venho aqui para agradecer a esta comunidade. Nunca postei nada, porém graças a todas as informações encontradas nos tópicos daqui, consegui minha nacionalidade portuguesa. Como dizem, "agora também sou tuga", rs. Compartilho aqui minha experiência e espero ajudar aqueles que estão com alguma dúvida.

Foram 3 processos: atribuição da minha mãe, transcrição do casamento dela, minha atribuição.
Sou do Rio de Janeiro e todo contato foi feito por e-mail.

1) Atribuição da nacionalidade da minha mãe:
Como ela é filha de português nascido em Portugal, fizemos pelo Arquivo Central do Porto, com o Sr Mario (mario.m.ferreira@irn.mj.pt). Enviamos os documentos no dia 13/02/2013, duas semanas depois já estava tudo pronto. O assento da minha mãe é do dia 27/02.

2) Transcrição de casamento:
Fizemos pela CRC Esposende (crc.esposende@dgrn.mj.pt) com a Sra Carla Martins. Incrível a atenção que nos deu. Enviamos tudo digitalizado por e-mail para eles conferirem antes de mandarmos os documentos via correios. Postei os documentos nos correios numa segunda-feira, dia 13/05 e na outra segunda, dia 20/05, já recebemos um e-mail com o Assento de Casamento digitalizado. 

3) Meu processo de atribuição:
Esse foi o único que demorou um pouquinho mais do que eu esperava, mas nem tanto assim. Foram cinco meses no total. Enviei os documentos para a CR Centrais no dia 13/07 e meu processo foi finalizado no dia 06/12. crcentrais@dgrn.mj.pt

Resumindo, é isso.
Continuem alimentando a comunidade com informações e atualizando para que os próximos fiquem por dentro. Vocês estão de parabéns.
Abs.

Comentários

  • Parabéns!!!!

    Agora já pode pedir o CC e passaporte no Consulado.
  • Parabéns, Guto.
    Obrigada por postar seu resumo.
  • Mais uma vez obrigada Denise, irei esse fim de semana verificar de perto o passaporte e tirar "essas  dúvidas" o portal que vc mencionou eu entrei no mesmo dia, fiz o cadastro e vi que são bem detalhados e precisos, eu sei onde minha mãe morou e até o distrito, alias, ainda tenho parentes lá.
    Você mencionou: " pedir uma certidão para tramite para menor" eu não entendi o termo "menor" se refere a minha mãe na época que viveu lá, seria possível eles terem tirado uma nova certidão dela lá? desculpe eu bombardear com tantas perguntas, mas é que minha mãe não tem muitas lembranças da época e é meio confusa devido a idade.
  • Renato,
    No Portal do Cidadao se concentram todos esses servicos. Se ela nao sabe qual é a Conservatoria, no Portal pode ser mais facil.
  • Concordo com a Denise, se a sua mãe conseguiu um passaporte português é porque ela antes conseguiu a certidao de nascimento portuguesa, o primeiro passo é vc conseguir este documento, para isso tem que procurar no cartório da região onde ela morou em Portugal (consegui minhas certidoes de nascimento portuguesas todas via internet, os cartórios estão on-line, facilita muito).

    Depois vc tem que decidir se vc vai pedir a sua cidadania ou apenas sua filha, pois são 2 processos diferentes.
  • Zenaide,
    Como ela nasceu no Brasil é possivel que seus avos tenham pedido a atribuicao de cidadania portuguesa para ela, pois eles eram portugueses. Entao, sempre quando se solicita uma nacionalidade é emitida uma certidao de nascimento nova. Nessa certidao deveria aparecer que ela nasceu no Brasil em tal data, etc. etc.
    No portal do cidadao quando voce solicita uma certidao de nascimento ha um custo. Acontece que se essa certidao vai ser usada para fazer tramites relacionados com um menor de idade, nao ha que pagar.

  • Estava vendo no Portal e nao encontrei a opcao que lhe mencionei acima. Se nao a encontra, faca um pedido normal.
  • Zenaide boa sorte para voce. Estou passando por aqui para lhe desejar todo o sucesso do mundo nesse processo. A luta é grande mais voce vai conseguir. Todos aqui, atravessamos o mesmo oceano que voce irá atravessar. As provas serão duras, porém lhe garanto com toda a certeza o sabor da vitória é indescritível. Eu me lembro, que nunca tive uma alegria tão grande, quando recebi em minha casa, minha certidão como Cidadão Português e saber que poderia gozar de todos os atributos concedidos pela União Européia. Nunca desista, insista e persista em seu objetivo, por voce nunca estará só, pois essa comunidade estará sempre aqui para lhe ajudar, a alcançar o seu objetivo...Boa sorte
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.