Consulados - Acompanhamento de Processos

2456752

Comentários

  • #rodrigorb,

    Voce já deu entrada ? Se não, primeiro junte tudo para dar entrada, se não voce perderá mais tempo.

    Que consulado voce pretende dar entrada ?

    Algumas pessoas do forum, estão dando entrada diretamente em conservatorias do interior de Portugal para não passar pelo martírio de esperar entre 6 a 8 meses, que é o tempo médio do consulado SP, porém se voce tiver problemas com documentação, etc, o ajuste de documentos quando voce faz direto com Portugal dá um pouco mais de trabalho, aqui no consulado é tudo muito rápido nesse aspecto, o lado bom de enviar direto é que lá esta durando entre 3 a 5 meses para concluir (a metade do tempo do consulado), com excessão da Conservatoria de Lisboa (Centrais) que esta atolada de pedidos e é justamente onde os consulados encaminham os processos de integração.

    Abraços e boa sorte, vá com fé que voce consegue,

  • CONSULADO DE BELO HORIZONTE

    *Fatima Moreira (ATRIBUIÇÃO), n.1XX/2017 - entrada em 26/04/17 - Fase: POR INTEGRAR CENTRAIS



    CONSULADO DO RIO DE JANEIRO

    *Rodrigo (ATRIBUIÇÃO) n.8XXX/2016 - entrada 25/11/16 - Fase: POR INTEGRAR CENTRAIS

    **Alex Costa (AQUISIÇÃO - NETO) n.4XXXX/2016 - entrada 16/07/16 - início em 04/08/16 - Fase: ANÁLISE
    **Maria Aparecida (AQUISIÇÃO - NETA) n.465XX/16 - entrada 01/08/16 - início em 16/08/16 - Fase: ANÁLISE (desde 21/06/17)



    CONSULADO DE SANTOS

    *Cauê Faria (ATRIBUIÇÃO) n.28XX/2016 - entrada em 23/12/16 - Fase: POR INTEGRAR CENTRAIS



    CONSULADO DE SÃO PAULO

    * Sid Nobre (ATRIBUIÇÃO) 20xxxx/2017 - entrada em 22/02/2017 - Fase: POR INTEGRAR CENTRAIS
    * Raquel Politano (ATRIBUIÇÃO) 14xxx/2016 - entrada em 19/12/2016 - Fase: Concluido em 26/06/2017 (7 Meses)
    * Filho Maia (ATRIBUIÇÃO) xxxx06/2017 - entrada em 11/01/2017 - Fase: POR INTEGRAR CENTRAIS
  • Para quem estiver tratando os processos por algum consulado e enviar um email solicitando informações para : rcentrais.consulados@irn.mj.pt, com as informações abaixo no corpo do email :

    1) Seu Nome,
    2) Nome da Mãe,
    3) Nome do Pai,
    4) Que consulado foi feita a solicitação,

    Eles te respondem de imediato, pois os documentos são hoje digitalizados, não existe mais transferencia fisica, e te darão em minutos a resposta com o codigo seu na Conservatoria, e o status lá.

    Esse e-mail é exclusivo para processos que estão tramitando via consulados.

    Informação importante : Hoje os assentos são feitos no consulado, apenas a integração é feita na Conservatoria, ou seja 50% mais ou menos do processo já esta tratado pelo consulado.

    Esse código que te responderão por email tambem já é o numero da certidão de nascimento portuguesa, faltando apenas a Integração, pois o assento (certidão) é lavrado no Consulado,
  • nribeironribeiro Member
    editado July 2017
    @rodrigorb cada vez mais me surpreendo com a falta de preparo dos agentes do Consulado do Rio de Janeiro. Inadmissível o Consulado enviar a documentação para a CRC Lisboa com pendências! Eles deveriam ter conferido sua documentação antes de enviar, este é o protocolo.
    No Consulado de BH a documentação da minha mãe esteve duas vezes com pendência e mandaram ela de volta pra casa. Só entraram com o pedido quando estava tudo certo.

    Bom, se a sua documentação caiu em exigência, agora é descobrir o que faltou. O Consulado do Rio tem a obrigação de fazer a intermediação dessa documentação para a CRC, pois eles enviam digitalizado (chegando lá no mesmo instante) e não por carta postal. E além do mais, o erro foi deles. Acredito que não demorará mais do que o prazo já usual.

    Se puder nos passe as informações da sua irmã também, para registrarmos aqui :)

    Boa sorte!
  • Boa noite pessoal!
    O processo de atribuição da minha filha foi feito 12/04/2017 no consulado do RJ.
    Nunca fiz nenhum contato com ninguém, nem no consulado nem em Portugal. O melhor caminho é ligar direto na linha de registos e passar os dados para conseguir estas informações, ou mandar um e-mail solicitando as informações no endereço rcentrais.consulados@irn.mj.pt ?
    Sei que ainda tá cedo pra finalizar esse processo, seria mais pra ter certeza de que está andando.

    Obrigado
  • @Sidney Fonseca,
    como você mencionou, ainda está muito cedo mesmo.
    Mas, para saber o número do processo, pode ligar para a Linha Registos, entrar em contato com o consulado (email do consulado) ou pelo email das CRCentrais que atende aos consulados, rcentrais.consulados@irn.mj.pt.

    O melhor caminho é sempre a LR, para evitar ocupar o pessoal que trata os processos.
  • @nribeiro
    O problema foi o seguinte: Eu levei a cópia do Passaporte como documento de identificação. Aceitaram numa boa.
    Na semana seguinte, 31/11, minha irmã deu entrada e recusaram o passaporte. Pediram para ela levar a cópia da CNH ou RG pois o passaporte não tem filiação. O processo dela já está finalizado.
    O meu problema foi justamente esse. Levei o documento na sexta-feira passada para o consulado e eles não aceitaram. Pedem pra enviar email e aguardar a resposta. A resposta de email do consulado pode demorar semanas.
    Será que posso levar o documento diretamente para a CRC de Lisboa? Me mudo pra lá em 2 semanas
  • @Sidney o processo do meu filho no Consulado do Rio demorou 9 meses. Eles não costumam dar informação sobre o andamento do processo pedem para aguardar o assento chegar. Entendo que como verificam toda a documentação eles tem como certa a chegada. Já o meu processo como neta obtive informações pela linha de registro.
  • @cidaribeiro

    Para pedir informações da Integração enviado por consulados basta enviar um email solicitando informações para : rcentrais.consulados@irn.mj.pt, com as informações abaixo no corpo do email :

    1) Seu Nome,
    2) Nome da Mãe,
    3) Nome do Pai,
    4) Que consulado foi feita a solicitação,

    Eles te respondem de imediato, pois os documentos são hoje digitalizados, não existe mais transferencia fisica, e te darão em minutos a resposta com o codigo seu na Conservatoria, e o status lá.

    Esse e-mail é exclusivo para processos que estão tramitando via consulados.

    Esse código que te responderão por email tambem já é o numero da certidão de nascimento portuguesa, faltando apenas a Integração, pois o assento (certidão) é lavrado no Consulado,
  • @Sidney obrigada pela informação, valeu.
  • Boa noite!, dados do meu processo, Aquisição - Neta Nº 3xxxx/2016, pelo consulado do Rio de Janeiro em 05/2016, inicio do processo em lisboa em em 14/07/2016, Tentarei a LR amanhã q postarei o status. Abraço
  • Boa tarde! Tambem dei entrada via Consulado de Sao Paulo, e está muito demorado o processo! No Brasil o pessoal nao tem informacoes para atualizar, hoje mandei um email para a Conservatória em Portugal (crcentrais.saopaulo@mne.pt).

    Processo 132764 - Maria Delfina Alves Colaneri
    Aberto em 2015-11-13 18:08:11
    Ultima atualizacao: 2016-05-12 08:46:38 Status Aguarda integração, CRCentrais

    O que complica é que ninguem tem infomacoes para compartilhar, só pedem para aguardar. Vamos ver se com esse contato com a Conservatória tenho alguma novidade.
  • Consulado RJ
    Marlon Dias (AQUISIÇÃO - NETO) n. 6xx/17 - enviado em 16/09/16 - numerado em Janeiro/17 - Fase: EM ANÁLISE
  • @kaue AC

    Seu processo é Atribuição ou Aquisição ?

    Muito estranho essa demora, visto que os processos desse período já foram em grande parte concluidos.

    Voce realmente precisa ter uma resposta pelo email da conservatoria, pois naquela época que voce enviou o processo ainda não exigia apostilamento e teus documentos já venceram, pois a validade é de 1 ano.

  • CONSULADO DE BELO HORIZONTE

    *Fatima Moreira (ATRIBUIÇÃO), n.1XX/2017 - entrada em 26/04/17 - Fase: POR INTEGRAR CENTRAIS



    CONSULADO DO RIO DE JANEIRO

    *Rodrigo (ATRIBUIÇÃO) n.8XXX/2016 - entrada 25/11/16 - Fase: POR INTEGRAR CENTRAIS

    **Alex Costa (AQUISIÇÃO - NETO) n.4XXXX/2016 - entrada 16/07/16 - início em 04/08/16 - Fase: ANÁLISE
    **Maria Aparecida (AQUISIÇÃO - NETA) n.465XX/16 - entrada 01/08/16 - início em 16/08/16 - Fase: ANÁLISE (desde 21/06/17)
    ** Marlon Dias (AQUISIÇÃO - NETO) n. 6xx/17 - enviado em 16/09/16 - numerado em Janeiro/17 - Fase: EM ANÁLISE


    CONSULADO DE SANTOS

    *Cauê Faria (ATRIBUIÇÃO) n.28XX/2016 - entrada em 23/12/16 - Fase: POR INTEGRAR CENTRAIS



    CONSULADO DE SÃO PAULO

    * Sid Nobre (ATRIBUIÇÃO) 20xxxx/2017 - entrada em 22/02/2017 - Fase: POR INTEGRAR CENTRAIS
    * Raquel Politano (ATRIBUIÇÃO) 14xxx/2016 - entrada em 19/12/2016 - Fase: Concluido em 26/06/2017 (7 Meses)
    * Filho Maia (ATRIBUIÇÃO) xxxx06/2017 - entrada em 11/01/2017 - Fase: POR INTEGRAR CENTRAIS
    * Maria Delfina Alves Colaneri (XXXXXXX) xxxxx/2015 - entrada em 12/05/2016 - Fase : POR INTEGRAR CENTRAIS

  • @Kaue AC essa demora não é normal se for para ATRIBUIÇÃO. O Consulado de SP é atualmente um dos menos demorados entre os consulados brasileiros (entre 7 e 9 meses para conclusão de atribuição).
  • Tem que ligar e verificar se não caiu em exigência. Liga pra linha de registro pra se informar melhor ou passe um e-mail.
  • Bom dia a todos, ontem (03/08) recebi uma resposta da minha opção no prosseguimento do processo:

    Exmo(a) Senhor(a)

    Agradeço a pronta resposta, o processo prosseguirá pelo artigo 6º nº 4 da LN.

    Reportando-me ao assunto em epígrafe, tenho a honra de informar V. Exa. que em obediência aos princípios da legalidade, da igualdade e da imparcialidade (artigos 3º, 6º e 9º do Código do Procedimento Administrativo), foi determinado que os processos entrados na Conservatória dos Registos Centrais fossem analisados e decididos por ordem de entrada, sendo os processos numerados sequencialmente, pelo dia da entrada, independentemente da qualidade dos requerentes ou do seu mandatário, salvo os casos de urgência devidamente comprovados.

    Os pedidos de urgência deverão ser formulados por escrito, devidamente fundamentados e acompanhados de documentos comprovativos da urgência invocada, estando sempre sujeitos à apreciação do conservador.

    O critério da análise do processo pela ordem de entrada estende-se ao momento da feitura do registo, o qual é elaborado após despacho do conservador, uma vez que não se vislumbra motivo para tratamento diferenciado nessa fase final do processo.

    Assim, cabe informar que o seu processo entrou nesta Conservatória no dia 04 de agosto de 2016.

    Pelo exposto, face aos critérios acima referidos e ao elevado número de processos entrados nesta Conservatória e, em particular, distribuídos a este setor, a quem compete a análise dos processos de aquisição da nacionalidade requeridos no termos do artigo 6º, nº 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do RN, tenho a honra de informar que se encontram por analisar os processos entrados nesta Conservatória durante o mês de junho de 2016.
  • Caramba AINDA junho 16, quando sair de junho fazemos uma festa! Eles estão há mais de dois meses em junho!
  • Não se pode levar muito em consideração essas mensagens. Ouvi relatos de processos que foram protocolados em Junho e foram concluídos em Abril.
  • @Gouveia estamos falando de aquisição para netos com base na antiga 6.4 da LN. Quando aquisição de pai para filho é outra numeração e corre mais rápido.
  • Essa demora na Aquisição ocorre devido a necessidade de uma Avaliação juridica antes do processo de assentamento, e ai que o bicho pega pois os processos juridicos elevam em muito o prazo.
  • @cidabribeiro é desta mesmo que eu estou falando
  • editado August 2017
    @Gouveia fora de Lisboa é mais rápido.
  • Olívia - Atribuição - consulado em 12/04/17 - CRC em 18/7/17 - Integrar Centrais - 34xx/17
    Consulado RJ
  • CONSULADO DE BELO HORIZONTE

    *Fatima Moreira (ATRIBUIÇÃO), n.1XX/2017 - entrada em 26/04/17 - Fase: POR INTEGRAR CENTRAIS



    CONSULADO DO RIO DE JANEIRO

    *Rodrigo (ATRIBUIÇÃO) n.8XXX/2016 - entrada 25/11/16 - Fase: POR INTEGRAR CENTRAIS

    **Alex Costa (AQUISIÇÃO - NETO) n.4XXXX/2016 - entrada 16/07/16 - início em 04/08/16 - Fase: ANÁLISE
    **Maria Aparecida (AQUISIÇÃO - NETA) n.465XX/16 - entrada 01/08/16 - início em 16/08/16 - Fase: ANÁLISE (desde 21/06/17)
    ** Marlon Dias (AQUISIÇÃO - NETO) n. 6xx/17 - enviado em 16/09/16 - numerado em Janeiro/17 - Fase: EM ANÁLISE
    ** Olívia (ATRIBUIÇÃO) 34xx/17 entrada 18/7/17 - Fase : POR INTEGRAR CENTRAIS

    CONSULADO DE SANTOS

    *Cauê Faria (ATRIBUIÇÃO) n.28XX/2016 - entrada em 23/12/16 - Fase: POR INTEGRAR CENTRAIS



    CONSULADO DE SÃO PAULO

    * Sid Nobre (ATRIBUIÇÃO) 20xxxx/2017 - entrada em 22/02/2017 - Fase: POR INTEGRAR CENTRAIS
    * Raquel Politano (ATRIBUIÇÃO) 14xxx/2016 - entrada em 19/12/2016 - Fase: Concluido em 26/06/2017 (7 Meses)
    * Filho Maia (ATRIBUIÇÃO) xxxx06/2017 - entrada em 11/01/2017 - Fase: POR INTEGRAR CENTRAIS
    * Maria Delfina Alves Colaneri (XXXXXXX) xxxxx/2015 - entrada em 12/05/2016 - Fase : POR INTEGRAR CENTRAIS
  • @bribeiro segue atualização do meu status: já teve o retorno das diligências, foi recepcionado o retorno do oficio e está aguardando a fase final de análise.
  • Quem receber mudanças no status, favor atualizar
  • Pessoal que enviou por consulado, atualizem o status
  • CONSULADO DE BELO HORIZONTE

    *Fatima Moreira (ATRIBUIÇÃO), n.1XX/2017 - entrada em 26/04/17 - Fase: POR INTEGRAR CENTRAIS



    CONSULADO DO RIO DE JANEIRO

    *Rodrigo (ATRIBUIÇÃO) n.8XXX/2016 - entrada 25/11/16 - Fase: POR INTEGRAR CENTRAIS

    **Alex Costa (AQUISIÇÃO - NETO) n.4XXXX/2016 - entrada 16/07/16 - início em 04/08/16 - Fase: ANÁLISE
    **Maria Aparecida (AQUISIÇÃO - NETA) n.465XX/16 - entrada 01/08/16 - início em 16/08/16 - Fase: ANÁLISE (desde 21/06/17)
    ** Marlon Dias (AQUISIÇÃO - NETO) n. 6xx/17 - enviado em 16/09/16 - numerado em Janeiro/17 - Fase: EM ANÁLISE
    ** Olívia (ATRIBUIÇÃO) 34xx/17 entrada 18/7/17 - Fase : POR INTEGRAR CENTRAIS

    CONSULADO DE SANTOS

    *Cauê Faria (ATRIBUIÇÃO) n.28XX/2016 - entrada em 23/12/16 - Fase: POR INTEGRAR CENTRAIS



    CONSULADO DE SÃO PAULO

    * Sid Nobre (ATRIBUIÇÃO) 20xxxx/2017 - entrada em 22/02/2017 - Fase: POR INTEGRAR CENTRAIS
    * Raquel Politano (ATRIBUIÇÃO) 14xxx/2016 - entrada em 19/12/2016 - Fase: Concluido em 26/06/2017 (7 Meses)
    * Filho Maia (ATRIBUIÇÃO) xxxx06/2017 - entrada em 11/01/2017 - Fase: POR INTEGRAR CENTRAIS
    * Maria Delfina Alves Colaneri (XXXXXXX) xxxxx/2015 - entrada em 12/05/2016 - Fase : POR INTEGRAR CENTRAIS
    * Horacio Menoita (ATRIBUIÇÃO) xxxxx/2017- entrada em 19/05/2017 - Fase: Aguarda integração, CRCentrais

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.