Consulados - Acompanhamento de Processos

nribeironribeiro Member
editado July 2017 em Acompanhamento de processos
Prezados,

em pesquisa neste fórum, notei que falta um post fixo para acompanhamento dos processos via Consulado (qualquer), como ocorre com as conservatórias. As informações são muito esparsas em casos pontuais, que não tem uma continuidade, prejudicando quem busca informações por esta via processual (que, embora saibamos que não é a ideal, ainda é bastante utilizada). Apesar dos processos consulares serem encaminhados para a CRC Lisboa, muitos advertiram que a fila dos processos via consulado não é a mesma dos processos encaminhados via postal ou presencial, gerando prazos diferentes.

Portanto, convido todos os colegas que frequentam o fórum e que estão com processos rodando em algum Consulado, que poste aqui as informações sobre o mesmo (qual consulado entrou, a data de entrada, qual o tipo de processo e em que fase se encontra).

E também convido as pessoas que tiveram seus processos já finalizados via Consulado, que poste aqui como foi a experiência.
Acredito que todos temos a ganhar se agregarmos essas informações em uma discussão única!


Beijinhos,

Natália
«13456752

Comentários

  • CONSULADO DE BELO HORIZONTE

    *Fatima Moreira (ATRIBUIÇÃO), n. 1XX/2017 - entrada em 26/04/2017 - Fase: por integrar centrais
  • Aqueles que entraram via consulado e desejam receber informações sobre o processo, podem enviar um e-mail para: rcentrais.consulados@irn.mj.pt

    No corpo do e-mail, informem nome completo, data de nascimento, nome dos pais portugueses e por qual Consulado fez o pedido. Eles estão retornando as informações bem rápido!
  • Consulado de Santos
    Atribuição
    Processo nº 28**/2016
    Entrada: 23/12/2016
    Status: Por integrar centrais
  • Pessoal, para facilitar, vocês podem fazer uma planilha assim como existe para nosso acompanhamento de processos pelas conservatórias. A visualização fica mais fácil!
  • @Karina Barbosa sim sim! É uma excelente forma de visualizar! Posso me disponibilizar a fazer, só esperando o pessoal colocar aqui mais processos! :)
  • CONSULADO DE BELO HORIZONTE

    *Fatima Moreira (ATRIBUIÇÃO), n. 1XX/2017 - entrada em 26/04/2017 - Fase: por integrar centrais

    CONSULADO DE SANTOS

    *Cauê Faria (ATRIBUIÇÃO) n. 28XX/2016 - entrada em 23/12/2016 - Fase: por integrar centrais
  • nribeironribeiro Member
    editado July 2017
    Gostaria de lembrar também que os Consulados estão informatizado a documentação, não mais enviando via postal e sim digitalizando tudo e enviando para a CRC Lisboa imediatamente! Isso deve melhorar sensivelmente a espera.
  • nribeironribeiro Member
    editado July 2017
    Gostaria de lembrar também que os Consulados estão informatizado a documentação, não mais enviando via postal e sim digitalizando tudo e enviando para a CRC Lisboa imediatamente! Isso deve melhorar sensivelmente a espera.

    [pessoal, desculpa. Minha internet deu erro e mandou duas vezes porque estava aberto em duas janelas. A moderação por favor apague este aqui, se possível]
  • Consulado São Paulo
    * Sid Nobre (Atribuição) n. 20xxxx/2017 - entrada em 22/03/2017 - Fase : por integrar centrais
  • Correção
    entrada em 22/02/2017
  • CONSULADO DE BELO HORIZONTE

    *Fatima Moreira (ATRIBUIÇÃO), n.1XX/2017 - entrada em 26/04/2017 - Fase: por integrar centrais


    CONSULADO DE SANTOS

    *Cauê Faria (ATRIBUIÇÃO) n.28XX/2016 - entrada em 23/12/2016 - Fase: por integrar centrais


    CONSULADO DE SÃO PAULO

    * Sid Nobre (Atribuição) n. 20xxxx/2017 - entrada em 22/02/2017 - Fase: por integrar centrais
  • CONSULADO DE BELO HORIZONTE

    *Fatima Moreira (ATRIBUIÇÃO), n.1XX/2017 - entrada em 26/04/2017 - Fase: por integrar centrais


    CONSULADO DE SANTOS

    *Cauê Faria (ATRIBUIÇÃO) n.28XX/2016 - entrada em 23/12/2016 - Fase: por integrar centrais


    CONSULADO DO RIO DE JANEIRO

    *Maria Aparecida (AQUISIÇÃO - NETA) - n. 465xx/16 - entrada 01/08/16 - chegada em Lisboa 16/08/16 - Fase: por integrar centrais


    CONSULADO DE SÃO PAULO

    * Sid Nobre (ATRIBUIÇÃO) n. 20xxxx/2017 - entrada em 22/02/2017 - Fase: por integrar centrais
  • @nribeiro de onde vc tirou essa fase e o que ela significa? Pode me ajudar, da última vez que liguei para linha de registro em 21/06 ele estava em análise.
  • nribeironribeiro Member
    editado July 2017
    @cidabribeiro desculpe, eu achei que o seu ainda estava integrando centrais, pois você não havia colocado o status :(
    Se a linha de registo disse que estava em análise, então ele já foi integrado e está sendo julgado.

    O "por integrar centrais" aparece tanto nos status do Consulado, quanto na informação via e-mail (quando solicitada). Mas se a LR lhe passou essa informação, seu processo está andando! :)
    Farei a alteração no seu status. E mais uma vez, me desculpe pela falha, devia ter perguntado :(
  • @cidabribeiro você saberia me dizer quando ele passou para "análise"? Foi nessa dada mesmo, dia 21/06 ou foi informado anteriormente??
  • Não sei lhe dizer, qdo liguei em 21/06 apenas informaram estar em análise. Em fevereiro de 2017 recebi a correspondência com a numeração definitiva do processo. Acredito que tenha sido nesta época. Como respondi ao ofício semana passada, mandei um e-mail ontem perguntando o status atual.
  • Entrei dia 25/11 no Consulado do Rio. Atribuição. Telefonei para o CRC semana passada e informaram que está na fase "por integrar". A atendente informou que isso significa que a nacionalidade foi aprovada mas ainda falta o registro civil ser feito.
    Essa fase significa isso mesmo? Alguém sabe quanto tempo demora?
  • @nribeiro mandei um e-mail para o endereço por vc indicado e ao invés de responderem o status do meu processo redirecionaram para o e-mail de quem está dando andamento ao mesmo na Conservatória de Lisboa. O que não é legal visto que se ela para pra responder a e-mail a todo momento não consegue trabalhar e dar andamento aos processos.
    Sugiro mantermos contato somente com a linha de registros.
  • CONSULADO DE BELO HORIZONTE

    *Fatima Moreira (ATRIBUIÇÃO), n.1XX/2017 - entrada em 26/04/2017 - Fase: por integrar centrais


    CONSULADO DE SANTOS

    *Cauê Faria (ATRIBUIÇÃO) n.28XX/2016 - entrada em 23/12/2016 - Fase: por integrar centrais


    CONSULADO DO RIO DE JANEIRO

    *Maria Aparecida (AQUISIÇÃO - NETA) - n. 465xx/16 - entrada 01/08/16 - chegada em Lisboa 16/08/16 - Fase: análise (desde 21/06/2017)
    *Rodrigo (ATRIBUIÇÃO) - n.???? - entrada 25/11/2016 - Fase: por integrar centrais


    CONSULADO DE SÃO PAULO

    * Sid Nobre (ATRIBUIÇÃO) n. 20xxxx/2017 - entrada em 22/02/2017 - Fase: por integrar centrais
  • nribeironribeiro Member
    editado July 2017
    @cidabribeiro entendi! Pelo visto, os processos de Aquisição são de fato outro departamento dos Registos Centrais em tudo (até o canal de informações), pois as informações para Atribuição não servem para o mesmo. Talvez seja sim mais prudente manter contato apenas pela LR, como você mesma disse. Mas se está em análise já é um grande avanço!

    @rodrigorb também obtive essa informação na Linha de Registos, mas o pessoal aqui alertou que não se trata disso, e que sim o processo ainda nem havia sido analisado e apenas depois de integrado ele seria então avaliado :(
  • Boa tarde a todos, dados do meu processo, Aquisição - Neto Nº 4xxxx/2016, entrada pelo consulado do Rio de Janeiro em 16/07/2016, inicio do processo em lisboa em em 04/08/2016, hj 25/07 liguei para LR e informam que está em análise
  • editado July 2017
    @Alex entramos no mesmo mês em Lisboa pelo mesmo Consulado a diferença de entrada é de 12 dias o meu tbm estava em análise, Vc já recebeu o ofício? Essa semana eles estão analisando a última semana de junho/16. Acredito que nosso proceso finalize entre set/out.
  • rodrigorbrodrigorb Member
    editado July 2017
    @nribeiro numero é 8XXX/2016. Vou telefonar a cada 15 dias pra la.
    O consulado daqui informou semana passada que o novo prazo é de 6 a 11 meses para atribuição (filho). Aquisição acho que é bem mais demorado
  • CONSULADO DE BELO HORIZONTE

    *Fatima Moreira (ATRIBUIÇÃO), n.1XX/2017 - entrada em 26/04/17 - Fase: POR INTEGRAR CENTRAIS



    CONSULADO DO RIO DE JANEIRO

    *Rodrigo (ATRIBUIÇÃO) n.8XXX/2016 - entrada 25/11/16 - Fase: POR INTEGRAR CENTRAIS

    **Alex Costa (AQUISIÇÃO - NETO) n.4XXXX/2016 - entrada 16/07/16 - início em 04/08/16 - Fase: ANÁLISE
    **Maria Aparecida (AQUISIÇÃO - NETA) n.465XX/16 - entrada 01/08/16 - início em 16/08/16 - Fase: ANÁLISE (desde 21/06/17)



    CONSULADO DE SANTOS

    *Cauê Faria (ATRIBUIÇÃO) n.28XX/2016 - entrada em 23/12/16 - Fase: POR INTEGRAR CENTRAIS



    CONSULADO DE SÃO PAULO

    * Sid Nobre (ATRIBUIÇÃO) n.20xxxx/2017 - entrada em 22/02/2017 - Fase: POR INTEGRAR CENTRAIS
  • nribeironribeiro Member
    editado July 2017
    @rodrigorb pelo que tenho lido neste fórum, aconselho que você não se "desespere" (rsrs) se o status permanecer como "por integrar centrais" durante muito tempo. O pessoal que entrou no Consulado de SP, por exemplo, diz que esse status nunca mudou e que simplesmente um dia foram convocados pelo Consulado para pegar a documentação.

    Outro colega também colocou que o Consulado tem autonomia para lavrar assentos quando se trata de ATRIBUIÇÃO, e que as Centrais apenas integram (http://www.irn.mj.pt/sections/irn/legislacao/docs-legislacao/codigo-do-rc/downloadFile/file/Codigo_do_Registo_Civil-Set09.pdf?nocache=1252073052.76 artigos 5 e 9). Por este motivo os processos via Consulados são "mais rápidos" (ou menos lentos?? rs) do que quem envia a documentação para a CRC Lisboa.

    Bom, são só algumas informações adicionais que li por aqui e que acho interessante quem está acompanhando pelos Consulados saberemi... rs

    No mais, nos mantenha informados! :*
  • rodrigorbrodrigorb Member
    editado July 2017
    @nribeiro obrigado pela ajuda e esclarecimento! O problema é a falta de informação. As CRCs deveriam ter um acompanhamento online de processos.

    Aqui no Rio, pelo menos quando minha mae fez a transcrição de casamento, a certidão veio por correio. Será que o registro tb chega via correio?

    Como farei mestrado em uma universidade publica em Portugal, cada mês que a cidadania não sai, eu pago 4x o valor que um cidadão pagaria. Doi no bolso!
    Vamos nos ajudando! Sua ideia de abrir o topico vai ajudar muita gente!!
  • cidaribeiro, já recebi o oficio e respondi por e-mail que quero continuar pela aquisição.
  • Para quem estiver tratando os processos por algum consulado e se voce informar nessa ordem :
    1) Seu Nome,
    2) Nome da Mãe,
    3) Nome do Pai,
    4) Que consulado foi feita a solicitação,

    Enviar um email solicitando informações para :rcentrais.consulados@irn.mj.pt existe um sistema que entende o email e responde a solicitação.

    Eles te respondem de imediato, pois os documentos são hoje digitalizados, não existe mais transferencia fisica, e te darão em minutos a resposta com o codigo seu na Conservatoria, e o status lá.

    Informação importante : Hoje os assentos são feitos no consulado, apenas a integração é feita na Conservatoria, ou seja 50% mais ou menos do processo já esta tratado pelo consulado.
  • CONSULADO DE BELO HORIZONTE

    *Fatima Moreira (ATRIBUIÇÃO), n.1XX/2017 - entrada em 26/04/17 - Fase: POR INTEGRAR CENTRAIS



    CONSULADO DO RIO DE JANEIRO

    *Rodrigo (ATRIBUIÇÃO) n.8XXX/2016 - entrada 25/11/16 - Fase: POR INTEGRAR CENTRAIS

    **Alex Costa (AQUISIÇÃO - NETO) n.4XXXX/2016 - entrada 16/07/16 - início em 04/08/16 - Fase: ANÁLISE
    **Maria Aparecida (AQUISIÇÃO - NETA) n.465XX/16 - entrada 01/08/16 - início em 16/08/16 - Fase: ANÁLISE (desde 21/06/17)



    CONSULADO DE SANTOS

    *Cauê Faria (ATRIBUIÇÃO) n.28XX/2016 - entrada em 23/12/16 - Fase: POR INTEGRAR CENTRAIS



    CONSULADO DE SÃO PAULO

    * Sid Nobre (ATRIBUIÇÃO) n.20xxxx/2017 - entrada em 22/02/2017 - Fase: POR INTEGRAR CENTRAIS
    * Raquel Politano (ATRIBUIÇÃO) 14xxx/2016 - entrada em 19/12/2016 - Fase: Concluido em 26/06/2017 (7 Meses)
  • O processo da minha irmã que foi iniciado em 30/11 já foi concluído. O meu está com falta de documentação. Como devo proceder? Quanto tempo demora? Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.