Filha de pai português e mãe brasileira, sendo divorciada terá que fazer a transcrição do divórcio?
Boa noite!
Eu estive lendo todas as discussões sobre o assunto mas ficaram algumas dúvidas. Minha amiga é filha de pai português (falecido) e mãe brasileira. Para pedir a cidadania para ela e para as filhas terá que primeiramente pedir a transcrição ou apostilamento do casamento dos pais e fazer a cidadania da mãe brasileira, correto? Agora, ela é divorciada e o divórcio está averbado, será necessário pedir a transcrição do divórcio através de advogado português uma vez que ela continua usando o sobrenome do marido? Terá ainda que comprovar laços com a comunidade portuguesa?
Eu estive lendo todas as discussões sobre o assunto mas ficaram algumas dúvidas. Minha amiga é filha de pai português (falecido) e mãe brasileira. Para pedir a cidadania para ela e para as filhas terá que primeiramente pedir a transcrição ou apostilamento do casamento dos pais e fazer a cidadania da mãe brasileira, correto? Agora, ela é divorciada e o divórcio está averbado, será necessário pedir a transcrição do divórcio através de advogado português uma vez que ela continua usando o sobrenome do marido? Terá ainda que comprovar laços com a comunidade portuguesa?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Sua amiga terá q primeiro transcrever o casamento dos pais, requerer sua atribuição , posteriormente transcrever seu casamento e por fim atribuir as filhas.Se as filhas forem do primeiro casamento não precisa necessariamente homologar o divórcio, mas Portugal exige q se mantenha sempre o estado civil atualizado.
Minha amiga não se casou após o divorcio. As filhas são do casamento que terminou. Para que Portugal se mantenha atualizado bastará sempre só declarar o estado civil, certo?
Agradeço a sua informação e atenção.
Depois de feita a da sua amiga, ela pode transcrever o casamento dela e as filhas delas podem fazer atribuição em seguida.
Depois disso ela vai ter que fazer o divórcio em Portugal. (não sei detalhes sobre a como fazer isso, mas precisa constituir advogado em Portugal)
A mãe da sua amiga não sei se pode ou não. (mas alguém aqui com certeza sabe)
Boa tarde! Desculpe a minha ignorância mas o que significa a sigla ACP?
ARQUIVO CENTRAL DO PORTO
Obrigada.