Filha de pai português e mãe brasileira, sendo divorciada terá que fazer a transcrição do divórcio?

Boa noite!
Eu estive lendo todas as discussões sobre o assunto mas ficaram algumas dúvidas. Minha amiga é filha de pai português (falecido) e mãe brasileira. Para pedir a cidadania para ela e para as filhas terá que primeiramente pedir a transcrição ou apostilamento do casamento dos pais e fazer a cidadania da mãe brasileira, correto? Agora, ela é divorciada e o divórcio está averbado, será necessário pedir a transcrição do divórcio através de advogado português uma vez que ela continua usando o sobrenome do marido? Terá ainda que comprovar laços com a comunidade portuguesa?

Comentários

  • @52an35dre82a

    Sua amiga terá q primeiro transcrever o casamento dos pais, requerer sua atribuição , posteriormente transcrever seu casamento e por fim atribuir as filhas.Se as filhas forem do primeiro casamento não precisa necessariamente homologar o divórcio, mas Portugal exige q se mantenha sempre o estado civil atualizado.
  • Boa noite @Vald Pen
    Minha amiga não se casou após o divorcio. As filhas são do casamento que terminou. Para que Portugal se mantenha atualizado bastará sempre só declarar o estado civil, certo?
    Agradeço a sua informação e atenção.
  • editado November 2017
    Se o pai da sua amiga é português e a mãe não, ela pode fazer a atribuição dela sem precisar de transcrição de casamento.
    Depois de feita a da sua amiga, ela pode transcrever o casamento dela e as filhas delas podem fazer atribuição em seguida.
    Depois disso ela vai ter que fazer o divórcio em Portugal. (não sei detalhes sobre a como fazer isso, mas precisa constituir advogado em Portugal)
    A mãe da sua amiga não sei se pode ou não. (mas alguém aqui com certeza sabe)
  • editado November 2017
    @jhmelman completando sua informaçao para não gerar dúvidas.:Ela não precisará fazer a transcriçao de casamento se o pai foi foi o declarante do nascimento da filha e fizer o processo por ACP.( não vou nem citar VNGaia pq está mais enrolada q Lisboa).
  • Lembrei disso quando estava pra escrever, mas acabou passando... Obrigado!
  • Obrigada @Vald Pen e @jhmelman
  • @Vald Pen

    Boa tarde! Desculpe a minha ignorância mas o que significa a sigla ACP?
  • editado December 2017
    @52an35dre82a
    ARQUIVO CENTRAL DO PORTO
  • @Vlad
    Obrigada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.