Dúvidas do processo...

...de dupla nacionalidade por atribuição?

Comentários

• Sou Neto de Português e Portuguesa...

...Meu avô (paterno) faleceu em Portugal, e teve um segundo casamento; Minha avó (paterna) faleceu no Brasil. No caso eu quero conseguir a dupla nacionalidade por atribuição, e sei que o meu pai tem que conseguir a dupla nacionalidade dele primeiro, só que há um detalhe, no caso o meu pai não está muito interessado em conseguir a dupla nacionalidade, sei que então terei que fazer o pedido por procuração.

1-) Quais as etapas que devo seguir para conseguir a nacionalidade portuguesa por atribuição do meu pai, e depois a minha?

2-) A melhor forma, de se obter o Bilhete de Identificação, "BI” (identidade portuguesa). Seria, através, de profissionais especializados? Através, do consulado? Ou pessoalmente?

3-) Qual é a forma exata de preenchimento da procuração? Da autenticação da procuração e do envio da procuração e demais documentos, quando feita por pessoas comuns?

4-) Qual a forma mais barata para se obter a nacionalidade?

5-) Qual a forma mais pratica para se obter a nacionalidade?

6-) Quais os transtornos e erros que podem ocorrer nos processos, gerando prejuízos e a não obtenção da nacionalidade?

Ficarei grato pela ajuda!!!!!!!
  • Lucio,

1. Vamos por etapas, o primeiro passo, eh obter a certidao de nascimento do portugues, voce ja tem ?

2. O BI eh a identidade portuguesa, so eh possivel obte-lo apos a conclusao do processo de nacionalidade, nao se tira BI atraves de ninguem, somente pessoalmente no Consulado ou em Portugal.

3. Tem um modelo de procuracao no guia de ajuda da comunidade, deve ser uma procuracao publica, feita em cartorio e legalizada no Consulado.

4. A forma mais barata eh enviando pelo correio.

5. O Consulado de SP, APENAS, tem sido bastante eficiente nos processos de nacionalidade, mas eh importante que todos os documentos estejam em ordem, sem erros de grafia e de preferencia, o documento de identificacao do portugues tem que estar atualizado.

6. Pode haver transtornos, se enviar documentacao faltando, errada, divergencias nos nomes, isso demora um pouco mais, mas dificilmente um processo de atribuicao eh indeferido.
  • Se o seu pai vai assinar uma procuracao, creio que perfeitamente e preferivelmente poderia assinar diretamente o formulario solicitando a cidadania.
    Com o formulario assinado voce pode dar continuacao ao processo dele.
    Leia bem o que a Cibele escreveu: consiga a certidao do avo em primeiro lugar.
    Veja se o avo foi o declarante do seu pai na certidao de nascimento deste.
  • Preciso então:

1- Certidão de nascimento. (autenticada) do meu avô, enviada de Portugal(Qual o tipo de certidão de nascimento?)
    2- Tenho que ter a certidão de casamento do meu avô com minha avó (também portuguesa)-[autenticada no cartório, e no consulado] no Brasil e transcrevê-la em Portugal.
    3- Certidão de nascimento de meu pai. (autenticada no cartório e no consulado)
    4- Documento de pedido de nacionalidade, validado pelo consulado e pelo representante do ITAMARATY. (Quais documentos tem que passar pelo ITAMARATY?)
    5-Enviar tudo pelo correio a CRC em Lisboa, pagando a taxa cobrada para a retirada da certidão de dupla nacionalidade.
  • Obrigado...

...Denise e Cibele, pela ajuda.
  • Lúcio,
    Necesita a certidao do seu avo de copia integral.
    Veja se o avo foi o declarante do seu pai e se os todos os nomes e datas coincidem com los documentos do seu pai.
    Sendo assim, nao necessitará fazer a transcricao de casamento dos avós e precisará somente:
    1- certidao de nascimento do seu pai em inteiro teor autenticada no Itamaraty e legalizada no consulado portugues da sua regiao (se for SP veja o endereco do escritorio do Itamaraty e entre no site do consulado para ver como mandar os documentos)
    2- copia autenticada do RG do seu pai legalizada no consulado
    3- formulario 1C assinado frente a um funcionario consular OU em um cartorio reconhecendo a firma por AUTENTICIDADE.
    Em uma agencia dos Correios comprar um vale que se chama Dinheiro Certo a nome da CRC. Leve um documento do seu pai para que emitam o vale. Anote o numero do vale no formulario 1C. Coloque o recibo original no envelope e guarde uma copia para voce. Envie por SEDEX Mundi ao endereco que aparece no !C.

http://www.portalconsular.mre.gov.br/legalizacao-de-documentos/estado-de-sao-paulo-1

IMPRESSO MOD 1C
    [http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Mod._1C_ci.pdf?nocache=1199877671.25]
    IMPRIMA A CORES NUMA MESMA FOLHA (FRENTE E VERSO).
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.