PRIMEIRA VEZ NO FÓRUM - DÚVIDA LOCALIZAÇÃO DE CERTIDÃO/Nº DE ASSENTO - AVÓS PORTUGUESES

Olá, Pessoal! Boa tarde!
Apesar de já estar me programando para tirar a cidadania portuguesa há vários anos, apenas agora tenho o tempo e conhecimento necessários para dar entrada no processo e, por isso, esta é a minha primeira vez aqui no Fórum. Estou lendo as discussões há 5 dias e já estou com bastante clareza quanto aos passos que preciso dar.
Pretendo dar entrada primeiro no processo de atribuição do meu pai, que é filho de portugueses, casados em Portugal. Meu pai se casou com a minha mãe no Brasil. Entendo que o primeiro passo é identificar o número do assento dos meus avós. Meu tio, irmão do meu pai, fez o processo via consulado há uns 3 anos, mas disse que não tem esses dados. Tenho o bilhete do cidadão do meu avô, atualizado com o estado civil (viúvo da minha avó portuguesa, falecida em 2008), que faleceu em 2015.
Buscando no tombo.pt e no acervo da Conservatória de Aveiro, encontrei apenas os registros de solicitação de passaportes dos meus bisavós e tias-avós pelo lado da minha avó. Os passaportes dos meus avós foram emitidos em Lisboa, então, não os encontrei. Até agora, não localizei as certidões ou assentos de nascimento dos meus avós. No Family Search, encontrei os cartões de entrada dos meus avós no Brasil, em 1950. Lá constam os seguintes dados, que batem com o que eles costumavam falar sobre suas origens (Santo André de Vagos):

Avô:
Nome: Manuel Tomé
Nascimento: 09/10/1919
Local de Nascimento: Vagos

Avó:
Nome: Maria Clarinda Nunes D'Almeida (na documentação brasileira dela, constava de Almeida, inclusive na certidão de nascimento do meu pai)
Nascimento: 06/03/1923 (comemorávamos seu aniversário em 26/02, foi uma surpresa encontrar esta data)
Local de Nascimento: Vagos

Como eu poderia localizar os assentos? A única opção é solicitar diretamente à Conservatória de Aveiro?
Como meus avós se casaram em Portugal e o óbito da minha avó já foi transcrito, entendo que o casamento não precisa ser transcrito, certo?
Outra dúvida, sem querer abusar, mas já abusando: tem diferença no processo pedir com os documentos do meu avô ou da minha avó?

Entrei em contato com o Cartório em que meu pai foi registrado para solicitar a certidão de nascimento por cópia reprográfica, mas terei que solicitar presencialmente.

Muito obrigada pelas informações compartilhadas e espero poder contribuir com vocês como têm contribuído para mim!

Comentários

  • @Thais Felix

    Seja bem-vinda!

    Envie os dados dos seus avós à Conservatória de Vagos e solicite os registros: registos.vagos@irn.mj.pt
    - O casamento não precisa ser transcrito
    - Escolha um dos assentos para dar entrada no processo - de preferência aquele que não possui divergência.
    - Você receberá da Conservatória por e-mail os números e datas dos assentos informatizados, escolherá um dos registros para preencher o requerimento 1C . Não precisará do papel físico, caso queira obter peça no Consulado, portal do Cidadão ou diretamente na Conservatória de Vagos.
  • Mariza, muito obrigada pelo pronto retorno! Solicitarei agora mesmo! Existe algum padrão para a solicitação ou basta escrever "Solicito os Registos de Nascimento de..."?
    Muito obrigada!
  • Não tem padrão.
  • Muito obrigada, Mariza! Já estou solicitando!
  • Bom dia, Mariza e demais colegas do fórum. Na recebi a resposta da Conservatória de Aveiro, mas fiquei em dúvida. Para emitir apenas os números, tb é necessário o pagamento da taxa de 20 euros?
    Abaixo, a resposta da Conservatória:

    Bom dia
    Os assentos pretendidos poderão ser solicitados por esta via tendo um custo de 20,00€ cada certidão.
    Para efetuar o pagamento das mesmas deverá enviar um vale postal para IRN, IP, para o seguinte endereço: Rua Bombeiros Voluntários, nº 6, R/Ch, 3840-436 VAGOS.
    Atentamente,
    Eduarda Pereira

    Muito Obrigada!
  • Thais,

    mesmo sem saber a freguesia, as informações que vc tem da ficha consular do seu avô Manuel Tomé são suficientes para o preenchimento do formulário 1C.
  • Como os nascimentos são posteriores a 1911, o assento deve estar informatizado, não? Se estiverem, basta informar na ficha os dados que a CRC que for processar o pedido obtém as certidões sem custo adicional.
  • Guilherme, mesmo não tendo o número do assento? Agora fiquei bem em dúvida, pq tinha entendido que a Conservatória me mandaria estes números, sem custo, pelo email mesmo...
  • @Thais

    Normalmente as Conservatórias enviam o número do assento sim. Essa em específico quer cobrar pela informação.
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado November 2017
    @Thais

    Tente aqui: http://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp - tem um custo de 10 euros pagos com cartão de crédito. Se conseguir sem o número do assento nos avise.

    ou aqui: registos.centrais@irn.mj.pt. - envie os dados e peça o número do assento.
  • Puxa, pensei que tinha tirado sua dúvida.

    Normalmente, as Conservatórias informam o número do assento, Aveiro não informou

    Sem problema, mesmo sem o número do assento e sem a freguesia de nascimento, vc tem ps dados suficientes para o preenchimento do 1C.
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado November 2017
    A Thais tem a freguesia, é Santo André de Vagos - Concelho de Vagos.
  • @Mariza @Guilherme @jhmelman muuuuito obrigada pelas orientações! eu tinha entendido que o número do assento era estritamente necessário para o preenchimento! excelente que não seja! de qualquer forma, até para termos essa informação com certeza, questionei à Conservatória de Aveiro se eles informam o número por email e se há custo para esse serviço! Quanto obtiver a resposta, posto aqui!
  • Thaís

    Entre em contato com a Conservatória de Vagos, não a de Aveiro.
  • Isso, Mariza, Vagos, não Aveiro! Me confundi!
  • Pessoal, recebi os números dos assentos dos meus avós! Esqueci da objetividade portuguesa: não mandaram o número da primeira vez, pq não o pedi! Rsrs
    Os números são de 2014, acho que meu tio teve que fazer algum procedimento por lá quando fez o processo dele!
  • @Thais

    Faltou a objetividade, hahahaha, é assim mesmo. Pronto! Resolvido.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.