Como procurar uma certidão na internet pelo tombo?
sorvisorvi
Member
Me chamo Helena e procuro pela certidão dos meus bisavós portugueses de Viseu nascidos em 1899 e 1902. Vi que algumas pessoas localizam pela internet através do site tombo, mas não consigo sequer fazer a busca pelo site. Se alguém puder me ajuda com algumas dicas do que escrever na busca e como localizar as informações nesse site ou outra forma de obter essa certidão, por favor me ajude. Não tenho a quem recorrer. Já procurei despachantes de Portugal mas também não consigo achar este tipo de serviço pela internet.
De qualquer forma, obrigada a todos.
De qualquer forma, obrigada a todos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Informe os dados.
Americo Alves da Silva
Mãe - Maria Alves
Pai - Manoel Francisco da Silva
Nascimento - 17/12/1891
Preciso descobrir a freguesia para pedir a certidão. Obrigada
Um relato sobre a emigração ajuda muito.
Quando veio, com quem, onde se fixou, nomes de irmãos, etc.
Não encontrei nada consistente. Qual era a profissão dele no Brasil? Seria bom procurar o Arquivo Nacional, esse carteira de identidade poderá ajudar a encontrar uma pista.
Saber a idade que chegou ao Brasil poderia ajudar. Veja um homônimo com a filiação diferente:
.
202900 Américo Alves Da Silva
Gondomar Porto I
incógnito Joaquina Alves da Silva Fundidor 22 Rio de Janeiro Solteiro
Gostaria de pedir a ajuda de vocês: Pretendo dar inicio ao processo para aquisição da cidadania portuguesa para minha sogra. A intenção é conseguir pra ela e depois para minha esposa e consequentemente para mim e nossa filha. Seguindo orientações aqui do fórum eu já enviei um e-mail para o arquivo distrital de Bragança, mas ainda não me responderam, só enviaram uma resposta dizendo o seguinte:
Acusamos a receção do seu pedido.
Comunico a V. Exª que a sua pesquisa será satisfeita de acordo com a disponibilidade de recursos humanos.
Logo que possível, dar-lhe-emos resposta.
Com os melhores cumprimentos,
ÉLIA CORREIA
Eu enviei as seguintes informações para pesquisa:
Nome do pai da minha sogra - Manoel Bernardo da Costa.
Nome do seu pai - Francisco Manoel da Costa.
Nome da sua mãe: Maria Candida Cordeiro.
Local de nascimento:
Distrito: Tras-os-Montes.
Concelho: Torre de Moncorvo.
Freguesia: Maçores.
Data de Nascimento: 06/10/1905.
Será que alguém pode me auxiliar na localização da certidão de nascimento do avô da minha esposa?
O e-mail que recebeu é padrão, aguarde o próximo com o resultado da busca.
http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1277971
ÂMBITO E CONTEÚDO
Registo n.º198 - f.13
Filho de: António Joaquim Cordeiro e de Rosa Maria;
Natural de: Maçores-Maçores-Torre de Moncorvo;
Literacia: não sabe escrever;
Estado Civil: Casado(a);
Profissão: Jornaleira;
Destino: Brasil;
Acompanhantes: seus filhos: Manuel Bernardo Costa de 12 anos, António do Nascimento Costa de 9 anos e Abílio Augusto Costa de 7 anos.
Livro de passaportes: http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1228247 - 016 tif.
O livro de 1905 não está online: http://tombo.pt/f/tmc12 -
O português casou com brasileira? Ele foi o declarante do nascimento da filha na menoridade? Na certidão de inteiro teor tem essas informações.
Se for sim para as duas questões a sua sogra poderá requerer a nacionalidade sem transcrever o casamento dos pais se enviar o processo para a Conservatória de Gaia ou o Arquivo Central do Porto.
Leia as discussões sobre as duas Conservatórias.
O português casou com brasileira sim, vai ser necessário algum documento dela?
Vou providenciar a certidão de nascimento da minha sogra, assim que tiver o documento devo enviá-lo para o arquivo central do Porto? Qual será o procedimento a partir do envio? Minha sogra poderá fazer a solicitação da cidadania por atribuição? Mais uma vez quero te agradecer por sua ajuda!
Aproveito para te desejar um Feliz Natal!!! Que Jesus abençoe grandemente sua vida e família!
Peça o assento do pai da sua sogra após a resposta do Arquivo Distrital.
Sim, a sua sogra poderá requerer a atribuição.
Peça no cartório certidão de nascimento modelo reprográfica de sua sogra, veja se o pai português foi o declarante, após isso será definido para qual Conservatória será enviado o processo.
Se a sua sogra tiver mais de sessenta e cinco anos providencie uma identidade nova ou um documento de prova de vida no cartório. Tirar uma identidade nova é muito mais barato.
Esses são as primeiras providências. Depois virão outras.
Feliz Natal!!
Gostaria de tirar uma dúvida com você quanto ao documento de prova de vida da minha sogra que você me falou para providenciar: fui me informar no cartório de minha cidade e disseram que nunca ouviram falar desse documento; pergunto: uma declaração dizendo que ela está viva, assinada por ela com firma reconhecida poderia servir? Você teria algum modelo desse documento para me passar? Ela tem 84 anos e tirar outra carteira de identidade ficaria muito difícil! A certidão de nascimento deve ser apostilada? Desculpe a pergunta, mas não entendo muito desse assunto!
Não tenho um modelo mas muitas pessoas do Fórum já providenciaram esse documento, espero que alguém te oriente.
Na internet tem alguns modelos: http://www.spprev.sp.gov.br/arquivo_download/modelo_de_declaracao_de_vida_e_estado_civil.pdf
A certidão de nascimento precisa ser cópia reprográfica e apostilada.
É preciso encontrar o registro de nascimento do seu pai. Informe a data de nascimento. Ele veio para o Brasil e voltou a Portugal?
Antes de tudo quero te desejar um ano novo repleto de bençãos para sua vida e família!
Preciso tirar uma dúvida com você: você havia perguntado sobre a identidade da minha sogra e eu não respondi. Ela tem 84 anos e tem muita dificuldade de se locomover. Ela está numa casa de repouso e ficaria quase impossível levá-la para um posto do Detran para tirar uma nova identidade. A atual foi emitida em 1986, está em ótimo estado de conservação, totalmente legível. Você conhece algum caso que houve problemas quanto a data de emissão da identidade? Tem como eu enviar a declaração comprobatória de vida junto com a identidade atual? Aguardo resposta! Obrigado!.
Retribuo os votos! Feliz 2018!
Identidade tem prazo de validade de dez anos. Pode ser que a declaração de vida seja suficiente, mas não posso garantir. Sugiro que envie para Gaia que dispensa transcrição de casamento do pai português declarante, isso agilizará o processo. O ACP está sobrecarregado.
O Arquivo de Bragança costuma demorar uns vinte dias.
Que bom que encontraram. O pagamento por vale postal é mais simples . Diga nos correios que a finalidade é manutenção de residente.
Não sei dizer se o ACP aceitaria xerox autenticado do assento. Talvez não vale a pena arriscar.
O ACP está implacável na exigência de prova de vida. Para evitar mais gastos envie-o junto ao processo mesmo que tenha a identidade recente.
"Caso pretenda, também poderá enviar o pagamento através de vale de correio, devendo ser emitido à ordem de Arquivo Distrital de Bragança, para o endereço acima mencionado.
Agradecemos o envio do seu NIF (Número de Identificação Fiscal), endereço postal completo e o nome do depositante.
Caso não se verifique uma resposta no prazo de 35 dias, o assunto será dado como encerrado.
Para darmos continuação ao seu pedido, deverá cumprir os procedimentos acima mencionados".
O NIF é o mesmo que CPF. Não é o caso, portanto ignore esse item.
Não enviarão e-mail confirmando o recebimento do vale. Já devem ter remetido o registro que solicitou.
Tenho um documento de entrada no Brasil de sigla "REGISTRO S. R. E." da minha Bisavó:
Rosa Maia Rodrigues da Rocha nascimento 26/12/1906 (mãe de Elizabeth Rodrigues Peixoto-minha avó paterna)
Pai: Antônio xxxxxx* Maia
Mãe: Maria Rodrigues da Rocha ( a única que permanecia viva em 06/11/1939**)
e bisavô,
José da Costa Peixoto
Pai: Francisco da Costa Peixoto
Mãe: Maria Nogueira Peixoto
Ao que se consegue ler no passaporte a minha Bisavó Rosa Maia Rodrigues da Rocha parece ser natural de Aveiro.
o nome de casada de Rosa Maia, ao que indica na certidão de óbito de minha avo paterna era Rosa Maia Rodrigues da costa;
*parece: Nogueira em um manuscrito da certidão de nascimento** da minha avó Elizabeth Rodrigues Peixoto, esta já nascida em Belém do Pará no Brasil em 06/11/1939.