Preciso realizar a transcrição?
Boa tarde pessoal,
Não encontrei esta pergunta no fórum, me perdoem se for repetida.
Estou dando entrada no processo de nacionalização da minha mãe, filha de Portugues já falecido que casou com brasileira. O mesmo foi o requerente da certidão de nascimento da minha mãe.
Eu preciso transcrever o casamento do Português para Portugal?
Muito obrigado.
Não encontrei esta pergunta no fórum, me perdoem se for repetida.
Estou dando entrada no processo de nacionalização da minha mãe, filha de Portugues já falecido que casou com brasileira. O mesmo foi o requerente da certidão de nascimento da minha mãe.
Eu preciso transcrever o casamento do Português para Portugal?
Muito obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Ambos os pais dela são portugueses? Se ambos forem terá que transcrever o casamento deles em Portugal antes do processo de atribuição de sua mãe.
isso. Vai precisar:
- certidão dos portugueses (ou indicação dos números dos assentos)
- certidão de casamento de inteiro teor, apostilada
- requerimento para transcrição de casamento
vale postal de 120 euros
Pode fazer pela conservatória de Ponta Delgada ou pela 4a do Porto.
Minha dúvida é: preciso transcrever o casamento da minha mãe (portuguesa) com meu pai (brasileiro) uma vez que já são divorciados? Em caso positivo, seria melhor fazer daqui por correios para Ponta Delgada ou esperar para fazer diretamente quando chegar em Portugal?
sim, precisa transcrever o casamento dos seus pais, para pedir sua atribuição.
Pode enviar para Ponta Delgada. Assim, quando você chegar em Portugal, já estará transcrito (sugestão).
os emolumentos são os mesmos.
Precisa da certidão do cônjuge brasileiro sim, de inteiro teor, emitida há menos de 6 meses, e apostilada.
E precisa também da cópia autenticada do RG de quem assinar o requerimento.
Lembrando que a assinatura no requerimento deve ser reconhecida por autenticidade em cartório ou presencialmente em consulado.