Nascido em Portugal com pais brasileiros
diogopaulino
Member
Olá pessoal,
Nasci em Portugal, em 1987.
Morei até os 9 anos em Portugal com meus pais, e depois vim para o Brasil.
Tenho a certidão de nascimento portuguesa.
Meu bisavô era português (falecido).
Meus avós eram brasileiros (falecidos).
Meus pais são brasileiros (ainda vivos).
Existe alguma forma de eu conseguir a cidania portuguesa? Qual o melhor caminho?
Obrigado desde já!
Nasci em Portugal, em 1987.
Morei até os 9 anos em Portugal com meus pais, e depois vim para o Brasil.
Tenho a certidão de nascimento portuguesa.
Meu bisavô era português (falecido).
Meus avós eram brasileiros (falecidos).
Meus pais são brasileiros (ainda vivos).
Existe alguma forma de eu conseguir a cidania portuguesa? Qual o melhor caminho?
Obrigado desde já!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Artigo 6º - Requisitos
1 - O Governo concede a nacionalidade portuguesa, por naturalização, aos estrangeiros que satisfaçam cumulativamente os seguintes requisitos:
a) Serem maiores ou emancipados à face da lei portuguesa;
b) Residirem legalmente no território português há pelo menos seis anos;
c) Conhecerem suficientemente a língua portuguesa;
d) Não terem sido condenados, com trânsito em julgado da sentença, pela prática de crime punível com pena de prisão de máximo igual ou superior a 3 anos, segundo a lei portuguesa.
2 - O Governo concede a nacionalidade, por naturalização, aos menores, nascidos no território português, filhos de estrangeiros, desde que preencham os requisitos da alínea c) e da alínea d) do número anterior e desde que, no momento do pedido, se verifique uma das seguintes condições:
a) Um dos progenitores aqui resida legalmente há pelo menos cinco anos;
b) O menor aqui tenha concluído o 1º ciclo do ensino básico.
https://sites.google.com/site/nacionalidadeportuguesa/os-menores-nascidos-no-territrio-portugus-filhos-de-estrangeiros
https://www.publico.pt/2002/12/30/jornal/nascidos-em-portugal-mas-sem-direito-a-nacionalidade-177971
Gostaria q mais alguem desse a opinião pq fiquei em dúvida.
1- São Portugueses de origem:
(....)
c) Os indivíduos nascidos em território português filhos de estrangeiros que aqui residam habitualmente há, pelo menos, seis anos não estejam ao serviço do respectivo Estado, se declararem que querem ser portugueses;
O mais importante é saber há quanto tempo seus pais estavam em Portugal quando você nasceu...