Documentacao necessaria para menores, valores e processo em Portugal
Andre Fernandes
Member
Ola pessoal,
Moro em Dublin, tenho minha cidadania Portuguesa por atribuicao a poucos anos e quero dar entrada no processo de nacionalidade do meu filho de 14 anos que mora no Brasil.
A questao eh, quero ir diretamente a conservatoria em Lisboa para dar entrada no processo e nao estou conseguindo achar corretamente os documentos que preciso pois aparentemente algo mudou no website do consulado Portugues e estou um pouco confuso, os documentos que entendi que preciso ter sao:
Meu filho
- Certidao de inteiro teor apostilhada
- Certidao por fotocopia do livro apostilhada
Mae do meu filho ( nao somos casado e ela mora no Brasil )
- Certidao de nascimento autenticada - Precisa ser apostilhada tambem?
Eu
- Certidao de nascimento portuguesa
O que mais preciso de documentos? Preciso ter certeza porque estou providenciando tudo pelo Brasil?
Preciso chegar na conservatoria com os documentos corretos para nao ter que providenciar lago mais do Brasil para ter que agendar outra viagem a Lisboa.
Obrigado pessoal, sei que foi um pouco consfuso.
Moro em Dublin, tenho minha cidadania Portuguesa por atribuicao a poucos anos e quero dar entrada no processo de nacionalidade do meu filho de 14 anos que mora no Brasil.
A questao eh, quero ir diretamente a conservatoria em Lisboa para dar entrada no processo e nao estou conseguindo achar corretamente os documentos que preciso pois aparentemente algo mudou no website do consulado Portugues e estou um pouco confuso, os documentos que entendi que preciso ter sao:
Meu filho
- Certidao de inteiro teor apostilhada
- Certidao por fotocopia do livro apostilhada
Mae do meu filho ( nao somos casado e ela mora no Brasil )
- Certidao de nascimento autenticada - Precisa ser apostilhada tambem?
Eu
- Certidao de nascimento portuguesa
O que mais preciso de documentos? Preciso ter certeza porque estou providenciando tudo pelo Brasil?
Preciso chegar na conservatoria com os documentos corretos para nao ter que providenciar lago mais do Brasil para ter que agendar outra viagem a Lisboa.
Obrigado pessoal, sei que foi um pouco consfuso.
Esta discussão está fechada.
Comentários
FORMULÁRIO 1C - MENORES DE 18 ANOS
Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar. Lembro que a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor precisa ser apostilhada.
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf?nocache=1455794359.46
Entendi, entao esse formulario 1C no caso, assinatura reconhecida por ambos, entao a mae dele assina no Brasil reconhece, me manda e assino, reconheco aqui em Dublin no consulado Brasileiro, correto?
Obrigado, ja estou com tudo quase encaminhado, agora soh nao sei se vou a conservatoria em Lisboa ou em outra mais distante da capital pelo tempo que estao demorando.
Obrigado
Boa noite, a Conservatória de Tondela ainda é a melhor opção para atribuição de menores?
Vou enviar a do meu filho e preciso achar uma,, porque a que eu tirei a minha não está mais fazendo.
Obrigada.
Muito obrigada.
Poderia me dizer a média de tempo que estão saindo os processos de atribuição para menores?
Porque estou querendo ir para Portugal em fevereiro do ano que vem, e gostaria de saber o que vale mais a pena, dar a entrada por aqui ou direto por lá?
Muito Obrigada pelas informações.
Ali mais em cima você colocou a informação do menor com mais de 14 anos de idade, e quando o menor tem menos de 14, seriam os mesmos documentos?
Agora está sendo exigida a certidão reprográfica mesmo no caso de menores de idade por alguns conservadores, melhor já mandar essa ao invés da inteiro teor digitada.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/6022/atribuicao-para-menores-de-idade#latest