Certidão Reprográfica com averbação errada do casamento

Junto com a minha atribuição, estou vendo a da minha irmã. Acontece que na certidão de nascimento dela averbaram incorretamente a informação da alteração de nome.
Nome de Solteira: Nomeum Nomedois Sobrenomeum Sobrenomedois
Adotou o último sobrenome do marido "Sobrenometrês".
Na certidão de casamento (o correto, e como ela já tem em outros documentos, como passaporte):
Nomeum Nomedois Sobrenomedois Sobrenometrês (i.e. o último de solteira e o último do marido)
Na averbação à margem da certidão de nascimento:
Nomeum Nomedois Sobrenomeum Sobrenomedois Sobrenometrês (i.e. o sobrenome completo de solteira mais o último sobrenome do marido)
In summa, certidão de casamento correta e certidão de nascimento com um nomezinho "extra" na etiqueta de averbação.
1) Vocês acham que pode dar problema? É necessário corrigir antes? Ela não vai alterar a composição do nome por agora, somente quando for transcrever o casamento dela, até lá ou ela ou meu cunhado já terão providenciado a correção.
2) De qualquer forma, vou enviar uma cópia da certidão de casamento dela, até porque o documento que ela vai usar para enviar para a CRC está com o nome de casada. É necessário apostilar?

Comentários

  • editado November 2017
    @jhmelman...

    Assim como você...Também tenho auxiliado uma irmã com os processos dela...(E outros familiares também)...

    Entendo que seu caso é diferente...Mas vou relatar assim mesmo como foi resolvido uma questão que enfrentei cerca de dois meses atrás...Talvez ajude você e possivelmente outros aqui do Fórum no futuro...

    Solicitei as Certidões necessárias para a Transcrição de Casamento da minha irmã por Ponta Delgada...Quando fui ao Cartório...(São Paulo / SP)...Retirar a Certidão de Nascimento Inteiro Teor Digitada do marido da minha Irmã...A atendente me entregou uma cópia simples do documento já digitado para que eu conferisse...Verifiquei então que constava a seguinte informação...:

    Fulano de Tal...(O Marido)...Casou-se com Nomeum Sobrenomeum Sobrenomedois...(Minha Irmã)...CONSERVANDO A MULHER O NOME DE SOLTEIRA...

    Informei à escrivã que estava errado, pois depois de casada...Minha irmã passou a usar Nomeum Sobrenomeum SobrenomedoMarido ...

    Por sorte eu tinha retirado a Certidão de Casamento deles no dia anterior e estava com a foto desse documento em meu celular...Informei isso à escrivã que então pediu que eu enviasse a imagem da Certidão de Casamento para o email dela no Cartório...
    Eles então digitaram uma nova Certidão com a seguinte retificação...:

    ¨... Procedo a averbação por Ofício afim de ficar constando na anotação de casamento que a mulher passou a assinar Nomeum Sobrenomeum SobrenomedoMarido e não como constou acima...¨

    Deu certo...E o Casamento já está Transcrito em Portugal...

    **É Super Importante conferir TODAS as informações nas Certidões ANTES de sair do Cartório...**

    Tive um problema também com a Certidão de Nascimento Reprográfica de um primo meu...O Sobrenome dele foi digitado errado NA APOSTILA DE HAIA...Conferi no ato da retirada e imediatamente informei o funcionário do Cartório que passou o problema para o setor responsável que emitiu uma nova Certidão Apostilada...Dessa vez fizeram tudo certinho...

    Ou seja...Toda a atenção é pouca quando lidamos com documentos...!!!

    Boa Sorte...
  • Obrigado pela informação, @Nilton
    Acho que, como ainda é para a atribuição dela, vou arriscar, pode ser que passe... Acho que o máximo que pode acontecer é cair em exigência e eu ter que mandar uma nova, retificada... Já incumbi minha irmã e meu cunhado de corrigirem, afinal o interesse é deles! ;) Então se até chegar lá, ser numerado, ser conferido e tudo mais, eles já devem ter corrigido. De repente até mando a versão corrigida nesse meio tempo para juntar ao processo.
    Para a transcrição de casamento, definitivamente tem que estar correto...
    PS: Ainda bem que no seu caso (no da sua irmã) a escrivã usou de bom senso e alterou de ofício o registro ao notar o equívoco... Garanto que tem muito cartório que vai mandar entrar com um processo de retificação...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.