EMS não permite fazer seguro adicional

Tive a confirmação em consulta ao fale conosco dos correios.

Meu contato:
"Gostaria de saber sobre a possibilidade de seguro em envios internacionais de documentos. Recentemente enviei um documento via EMS para Portugal e não consegui segurar além do seguro automático de R$ 100 (que não cobre nem o valor da postagem). Há possibilidade de declarar um valor para fins de seguro ao se enviar documentos para o exterior via EMS ou Prioritário Registrado? Grato"

Resposta do Fale com os Correios:
"Devido a normas postais, documentos não podem ser segurados, uma vez que não possuem valor agregado (seria relativo estipular um valor para um documento). Portanto, não é permitido para os serviços em referência a contratação de seguro adicional. "

Lembro de ter visto algum comentário sobre isso em algum tópico, especialmente um comentário que suspeitava que havia a possibilidade de fazer seguro por causa do campo 22 do AWB ("Deseja contratar seguro? NÃO. O Cliente declara que NÃO deseja fazer SEGURO da remessa."), que realmente dá a entender que haveria a possibilidade.

Postando meramente "FYI", procurei sobre o assunto no forum e não encontrei. Assim fica a dica pra quem preferir fazer seguro, procurar outro meio. O seguro automático não paga nem o valor da tarifa. Meus documentos custaram uns 600 a 700 reais (certidões, apostilamento, reconhecimento de firma, etc)

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.