Solicitar cidadania morando em Portugal

Olá pessoal, estou com uma série de dúvidas que engloba mais de uma área aqui no fórum e como a lei mudou algumas vezes, achei melhor criar um tópico para saná-las.

Quero tirar minha cidadania portuguesa por meio da minha mãe, que está com o processo dela via Consulado de São Paulo para ser finalizado em Maio de 2018. Contando que dê tudo certo no processo da minha mãe nesse prazo, irei para Portugal para tirar a minha pois acredito ser mais rápido que pelo Consulado. Porém antes de ir para lá, irei me casar, pois tenho o intuito de morar na Europa.

Sendo assim, gostaria de saber:
- Posso tirar minha cidadania estando em Portugal?
- O processo dessa forma é mais rápido? Em quanto tempo é finalizado?
- Preciso transcrever a minha mãe? Pois ela terá pego o cartão de cidadão dela na mesma época ou posso dar entrada direto na minha cidadania sem a transcrição dela?
- Qual a melhor conservatória para isso?
- Preciso transcrever meu casamento? Ou é melhor tirar a cidadania e depois casar? Pois só iremos casar para ele poder morar na Europa comigo.

Espero que as minhas dúvidas também ajudem outras pessoas.

Abraços,
Marcela

Comentários

  • editado November 2017
    @MarcelaZi
    1-Pode sim.. e presencialmente algumas conservatórias exigem agendamento prévio
    2-Varia de 2 a 3 meses..depende mto da conservatória.
    3-Assim que o processo da sua mãe for finalizado vai precisar transcrever o casamento dela.
    4-Para Transcrição de casamento recomendamos Ponta Delgada( só faz transcrições de casamentos).
    5-Para pedir a nacionalidade para o marido a exigência é que tenha no mínimo 3 anos de casada.
  • Boa tarde, @VladPen

    Agradeço muitíssimo pela sua resposta.

    Poderia me responder mais algumas dúvidas? Pois estou colhendo todas as informações possíveis para fazer a cidadania presencial em PT e quero estar 100% certa para não correr o risco de errar lá.
    1- O primeiro passo é a transcrição de casamento da minha mãe e só depois posso dar entrada na minha cidadania, correto?
    2- Esses 2 a 3 meses seria mesmo estando presente em Portugal?
    3- Vi que a melhor conservatória para cidadania é a de Tondela, porém faz um tempo que vi essa informação no fórum. Saberia me informar se ainda é a melhor?
    4- Como eu vou ter me casado a pouco tempo, a única diferença de eu dar entrada no processo de cidadania é que será pela minha certidão de casamento, não mais a de nascimento, correto? Ou é melhor eu me casar depois de ter a cidadania?
  • @MarcelaZI

    1- Correto
    2- Ouvi falar que Braga faz em menos tempo, mas tem que ir lá pessoalmente,agendar o dia para entregar os documentos e voltar novamente.
    3-Tondela tá com um prazo razoável..de 5 a 6 meses...talvez menos
    4-Para dar entrada no seu processo será pela certidão de nascimento sua para comprovar que vc é filha da mãe portuguesa e é claro, o assento de nascimento português dela.
  • @VladPen

    Muita grata pelas informações!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.