Dúvida sobre documentos para atribuição - pai português, mãe brasileira é declarante na certidão, pa

Pessoal, com ajuda imensurável aqui do fórum consegui encontrar o assento de meu avô português e já vamos dar entrada no processo de atribuição de meu pai, que deve ser simples já que seu pai português foi o declarante na sua certidão de nascimento brasileira.
Agora já estou pensando no meu caso, para quando sair a nacionalidade do meu pai.
Na minha certidão de nascimento o declarante foi minha mãe, brasileira. Originalmente não constava na minha certidão filiação paterna pois apesar de meus pais terem se casado na igreja católica brasileira (não é a católica romana), meu pai era casado no civil com outra pessoa e a lei brasileira não permitia o registro do pai nessa situação. Em 1991, quando eu tinha 11 anos a lei brasileira mudou e meu pai foi ao cartório e alterou meu registro, acrescentando a filiação paterna e avós paternos.
Pergunta: é considerado a filiação ainda na menoridade, já que eu tinha 11 anos? Que documentos vou precisar pro meu processo de atribuição?

Grata!

Comentários

  • Ah, só para complementar, meus pais nunca foram casados no civil. Meu pai se divorciou da primeira esposa do civil quando já estava também separado da minha mãe, e casou-se com uma terceira esposa, com a qual ainda é casado. Eu teria que transcrever esse casamento atual dele, e o anterior e o divórcio, mesmo a esposa dele não sendo a minha mãe?
  • @giovanna fernandes, é considerada filiação na menoridade.
    Pelo que entendi, seu pai nunca foi casado com sua mãe, então para realizar seu processo, não existe nenhum casamento para ser transcrito.

    Uma pergunta: o reconhecimento foi feito de forma espontânea ou judicial?
  • @caiosib que eu saiba espontânea, meu pai foi pessoalmente ao cartório para fazê-lo. Ou seja não houve disputa judicial.
  • editado November 2017
    @giovanna fernandes, neste caso não haverá problemas então, visto que a filiação foi estabelecida ainda na menoridade.
    Os documentos de que vai precisar para seu processo são os habituais, pois poderá proceder com seu processo diretamente assim que o de seu pai for concluído.
  • @caiodib obrigada! Fiquei na dúvida se esse item da filiação ter sido realizada na menoridade não era interpretado pelas conservatórias como o nacional português ter sido o declarante na certidão de nascimento. E que bom que não tenho que transcrever todos os casamentos do meu pai hehe!
  • @giovanna fernandes, seu pai terá de transcrever os casamentos e divórcios caso ele pretenda viver em Portugal, pois ele terá de regularizar e atualizar o estado civil dele.
    O casamento ficaria obrigatório de ser transcrito caso existisse algum para seu caso, mas como não é fruto de casamento algum, não há o que se transcrever.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.