Filha de português foi registrada com 8 anos de idade. Precisa averbar o casamento dos pais?

Olá, pessoal!
Primeiramente gostaria de dizer que sou nova aqui e admiro muito a iniciativa do fórum. Vocês são muito atenciosos!

Estou ajudando meu marido para obter nacionalidade portuguesa. Sua avó é viva e filha de português. Vamos primeiro pedir a dela, depois a da minha sogra e por fim a do meu marido.

O caso é o seguinte:
A avó do meu marido possui pai português e mãe espanhola. Ambos vieram para o Brasil e casaram-se aqui em 1914.

O problema é que a filha deles (a avó do meu marido) nasceu em 1928, mas só registraram o nascimento dela em 1936. O pai português foi o declarante mas, lendo aqui no fórum a necessidade de se registrar a criança em até 1 ano a partir de seu nascimento, me surgiu essa dúvida. Há a necessidade de se transcrever o casamento deles?

Os inconvenientes da transcrição deste casamento:
- A mãe é espanhola. Tenho uma certidão muito antiga do nascimento dela. Preciso pedir uma nova à Espanha e recebi um orçamento de empresa que cobra R$750. Outra empresa cobrou quase o dobro.
- Tenho uma certidão de casamento deles antiga. Só que eu moro no Rio de Janeiro e eles se casaram em Poços de Caldas, MG. Não sei como faria pra pedir retificação à distância, pois o nome da mãe era Francisca Gonzalez e no casamento saiu Francisca Gonçalves.

Fora isso, de 4 empresas para as quais pedi orçamento de consultoria, 2 disseram ser necessário transcrever o casamento desse português e 2 disseram que não precisava.

Enfim, estou confusa!

Agradeço imensamente a quem puder me dar uma luz! Quero muito que dê tudo certo para que depois eu possa também contribuir para o fórum!

Obrigada!
Kime

Comentários

  • @Kime para atribuição de nacionalidade , a lei pede q o filho do português tenha reconhecida sua paternidade na menoridade ou seja ,a avó do seu marido embora tardiamente, foi reconhecida quando ela ainda era menor.(Alguem me corrija se eu estiver errado)Sendo o pai o declarante do nascimento da filha , a atribuição poderá ser feita na Conservatória ACP ou Vila Nova de Gaia que não exige a transcrição de casamento nesse caso específico..

    OBS:O fato da avó do seu marido ter reconhecida sua paternidade somente com 8 anos de idade me causa uma dúvida e peço q alguém aqui no Fórum confirme o q eu disse acima.
  • Estou com processo de atribuição correndo por Gaia, com situação semelhante.

    Minha avó foi registrada aos 10 anos de idade, junto com alguns irmãos, todo numa mesma certidão de nascimento em inteiro teor.

    E não temos a certidão de nascimento da mãe dela, por isso fizemos por Gaia sem transcrição.

    Não houve exigência, o processo foi numerado em 27/Junho, e após visita em Gaia foi dado o prazo de terminar no começo de Dezembro.

    Pode ficar tranquila, e fazer por lá. Só os prazos que não estão muito bons (6 meses)



  • @Vlad Pen e @Pedro Kormann Muitíssimo obrigada pela ajuda! Fiquei muito mais tranquila com essas respostas! :)
  • ciçaciça Member
    @kime gostaria de saber se deu tudo certo com o seu processo. Pois meu caso é igual ao seu. Minha mãe foi registrada com 8 anos de idade. Me dê notícias. Obrigada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.