Qualquer informação sobre Manoel Antonio Fernandes e sua família

Ola pessoal,

Tenho lido bastante aqui no fórum e vejo que há muitas pessoas muito boas de busca então resolvi pedir ajuda.

Estou tentando descobrir em que concelho e freguesia meu avô português nasceu, para poder atribuir nacionalidade para meu pai, e depois para mim também. Em todos os documentos de meu avô do Brasil só consta como local de nascimento "Portugal". Ele falava ser de Tras-os-Montes mas não sabemos nada além disso.

As informações que tenho são:
Nome - Manoel Antonio Fernandes
Nascimento - 24/01/1917
Pai - Antonio dos Santos Fernandes
Mae - Luiza Alves
Imigrou para o Brasil, Rio de Janeiro, aproximadamente entre 1920 e 1928.
Irmãos - Álvaro, Carlos e Ana

Alguém bom de pesquisa consegue me ajudar a encontrar alguma outra informação?

Obrigada!

Comentários

• @giovanna

http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1282758 - envie os dados do Manoel à Conservatória de Carrazeda de Ansiães indicando a freguesia de Linhares: registos.cansiaes@irn.mj.pt
  • @mariza Obrigada! Enviei email agora mesmo, quem sabe você solucionou o mistério! Estou torcendo.
  • Giovanna,

se ficou em dúvida de que essa é a família do seu avô por causa do nome do pai, veja o batismo no. 74 da irmã Bárbara da Conceição onde os pais são António dos Santos Fernandes e Luiza Alves (tif 279):
    http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1302569
  • @Guilherme é verdade, os nomes batem certinho, que emocionante! :D

Obrigada, sabia que podia contar com as habilidades de pesquisa excepcionais desse grupo!
  • Não achei o batismo do Álvaro nos livros, será que ele nasceu em 1912 e já não tinha mais o registro paroquial?
  • Minha tia disse que parece que houve sim uma pessoa da família que faleceu ainda na adolescência, poderia ser a Barbara e isso explicaria não sabermos dessa tia, pois teria falecido há muito tempo! Estou com esperanças de ter encontrado, vejamos o que a conservatória irá responder! Torçam comigo!! Obrigada :)
  • @mariza e @guilherme encontramos! Era isso mesmo, vocês acharam a informação correta, muitíssimo obrigada pela ajuda! :D
  • Tem uma coisa que está me intrigando, apesar de não ser relevante (eu acho) para o processo de atribuição de meu pai (e depois no futuro o meu): fui buscar nos arquivos paroquiais o registro de casamento de meus bisavós, pais do meu pai português, chamados Antonio dos Santos Fernandes e Luiza Alves. Eu achei um registro de casamento de Antonio Fernandes de 1903, porém não com a Luiza Alves mas com Adelaide Gil! O nome dos pais do Antonio Fernandes e a sua idade pelo ano do casamento batem então acho que deva ser ele sim No registro não consta nenhuma anotação de óbito da Adelaide e eu não encontrei o registro de casamento dele com Luiza Alves.
    Depois, no registro de batismo de 1906 da filha Barbara Conceição que o @guilherme achou, diz que a Barbara é filha legítima de Antonio Fernandes e Luiza Alves. Como pode ser??

Algum pesquisador tem uma ideia do que pode ser esse mistério?
  • Ah, achei o falecimento da Adelaide Gil em 1904. Coitados, que triste!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.