CERTIDAO DE INTEIRO TEOR

Bom pessoal, gostaria de tirar uma duvida a minha certidao de nascimento esta assim(em cartório Neuza Ang.. compareceu, perante testemunhas..., declarou que no dia..., fanny ...., filha dela e declarante e de manuel. e quem é portugues é meu pai, nao a minha mae ela esta como declarante porem tem o nome do meu pai, serve assim mesmo? obrigada

Comentários

• na certidao de casamento do meu pai consta averbamento casado mas minha duvida seria com relação a meu pai ser meu declarante. do jeito que esta escrito serve?
  • Nao Fanny, conforme voce escreveu, ele nao foi o declarante, precisa fazer a transcricao do casamento.
  • Fanny,
    Na certidao de nascimento do seu pai aparece o casamento averbado? Veja se coincidem todos os dados da certidao de casamento dele com a sua mae.
    Verifique se nomes e datas estao corretos em todos os docuementos.
    Se estiver tudo certinho significa que o casamento ja foi transcrito em Portugal.
    Voce precisará para a sua atribuicao de nacionalidade se for mandar os documentos por correio:
    - certidao de nascimento do seu pai - copia integral
    - certidao em inteiro teor sua autenticada no Itamaraty e legalizada no Consulado Portugues
    - cópia autenticada do seu RG legalizada no Consulado
    - formulario 1C (ver a Guia de Ajuda)
    assinado frente a um funcionario consular ou com firma reconhecida por AUTENTICIDADE em cartorio.
    No correio compre um vale que se chama Dinheiro Certo por 175 euros. Anote o numero no formulario 1 C e coloque o recibo dentro do envelope que enviara com os documentos acima por SEDEX MUNDI ao endereco indicado no formulario 1C

Se morar em SP pode fazer seu processo diretamente no Consulado e para tal entre no site deles e veja o que necessita: www.consuladoportugalsp.org.br

Boa Sorte!
  • " na certidao de casamento do meu pai consta averbamento casado "

Voce quis dizer certidao de nascimento ?
  • bom gente desculpa minha ignorancia mas é assim a certidao de nascimento do meu pai esta: averbamento casou civilmente com neuza angelina cardoso, em ... Assento de casamento nº..., agora na minha certidao eu preciso alterar o declarante? eu não entendi direito. obrigada. Denise eu tentei entrar no site do consulado e ja faz um tempo que cidadania para filho esta em reforma, sera que existe alguma outra forma de pegar os formularios e dados necessarios? obrigado
  • Fanny,

o casamento ja esta averbado, melhor ainda, eh so entrar com seu pedido de nacionalidade.
  • sim cibele mas a minha certidao o declarante nao tem que ser meu pai?
  • [APAGADO]
  • denise onde adquiro este formulario 1C?
  • Fanny,

funciona assim, quando o portugues nao eh o declarante ( e ai pode ser qualquer pessoa, avo, tio, mae ), so eh possivel fazer o pedido de nacionalidade do filho, apos a transcricao do casamento. Quando o portugues eh o declarante, nao ha necessidade de nenhuma transcricao, e pode entrar direto com o pedido de nacionalidade do filho.

No seu caso, o casamento ja esta averbado, o declarante nao importa mais, esta tudo correto, eh so fazer o pedido da sua nacionalidade.
  • Fanny,
    OK. Vi o site agora. Se voce nao quiser esperar ate o dia 15 de agosto, siga as instrucoes colocadas acima para mandar por correio a Lisboa.
    O Thiago ja lhe deu o link para o formulário 1 C e, como disse a Cibele, estando o casamamento averbado nao há nenhum problema que a declarante tenha sido a sua mae.
    Solicite sua certidao em inteiro teor. Em alguns cartorios pode demorar ate 30 dias a emissao da mesma.
    Assim tem tempo de pensar se fazer pelo Consulado ou mandar por correio.
    OBS: o Consulado de Sao Paulo somente atende residentes nesse estado ou em Mato Grosso do Sul.
  • obrigada pessoal agora estou entendendo, ja tenho a certidao de inteiro teor.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.