Necessária Transcrição + Validacão de Documentos

Pessoal, boa tarde,

Li diversos relatos e estou em dúvida. Meu avô paterno é português e já faleceu, vou dar entrada no processo do meu pai, já tenho o documento do meu avô e a certidão do meu pai. Seguem as dúvidas:
É necessária a transcrição de casamento? E a transcrição do óbito?
Vi também que é necessário o envio de uma cópia do documento (RG) esse documento tem validade para Portugal como aqui no Brasil (dez anos)? Pois, meu pai teve um avc há tres anos atras e a locomoção dele é bem difícil, portanto o documento não é recente.

Agradeço!

Comentários

  • @saluaribeiro,

    Boa noite!!
    O português foi o declarante do nascimento na certidão do seu pai? Ou seja, foi ele quem foi ao cartório registrar seu pai? Vc fez a certidão do seu pai Reprografica?
    Vc tem a certidão de nascimento do seu avô português?
    Qual a idade do seu pai? Pergunto para avaliar sobre o RG.
  • @mariaadelaide,
    Sim, meu avo foi o declarante do meu pai, quando pedi a certidão, ainda nao sabia sobre a repografica, mas já solicitei essa cópia, estou com a de inteiro teor em mãos.
    Meu avo nasceu em 1906, consegui o assento de bastismo dele através do arquivo distrital e também já estou com ele em mãos.
    Meu pai tem 61 anos, a carteira de motorista é recente, mas vi que não aceitam.. o RG é bem antigo :/
  • @saluaribeiro sua avó era portuguesa também?
  • @Daniel Henriques
    Não, ela era brasileira. Se casaram aqui, ela morreu antes dele.
  • @Saluaribeiro, pode enviar a carteira de motorista sem problemas!! Agora eles tem aceitado. Certo então deve enviar o processo para ACP e dessa forma não precisará fazer a transcrição de casamento dele e nem óbito.
    Apostile a cópia da carteira de motorista e a certidão do seu pai também, espere a reprográfica para apostilar.
    O formulário 1C vc já imprimiu? Precisa ser colorido frente e verso na mesma folha.
    segue link.http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_1-C_cheque.pdf?nocache=1455794359.46
  • Muito obrigada @MariaAdelaide!
    Minha ultima dúvida, sabe quanto tempo a ACP Porto tem demorado? O Apostilamento é feito no cartorio, certo?
  • @saluaribeiro ok, é que ela também fosse portuguesa teria que transcrever o casamento.
    A @Maria Adelaide já detalhou muito bem todo o processo pra você. Desculpa a intromissão.
  • @Daniel Imagina! Nessas horas toda ajuda é mais que bem vinda! Muito Obrigada
  • Pessoal, poderiam me tirar uma outra duvida, fiquei um tanto confusa.

    Preciso enviar uma cópia da certidão de casamento do meu avô, mesmo não fazendo a transcrição? Li um relato parecido aqui.

    Quanto ao preenchimento do formulário, pelo que li, para a assinatura precisaria de reconhecimento, teria de levar meu pai a um cartório, seria isso?
  • @saluaribeiro, não precisa da certidão de casamento do seu avô, apenas envie: certidão de nascimento de seu avô, certidão de nascimento reprográfica de seu pai, cópia do documento de identidade se seu pai e formulário 1C.
    Com exceção do formulário 1C todos os outros documentos apostilados.
    Sim, o formulário 1C tem que ter reconhecimento de firma por autenticidade, seu pai tem que assinar na presença do funcionário do cartório.
  • @daniel obrigada mais uma vez!
  • Boa tarde pessoal,

    No meio desse meu processo todo, me surgiu uma outra dúvida.
    Eu consegui a certidão do meu avô, (Creio que seja o assento de batismo, visto que ele nasceu em 1906). Meu primo, também gostaria de tirar a cidadania posteriormente, eu poderia fazer uma cópia desse documento, ou enviar uma cópia para Portugal, ou devo mandar o original recebido, e posteriormente meu primo faz uma solicitação desse documento para Portugal novamente?
  • @saluaribeiro tem que ser o assento de batismo certificado original. Quando ele for dar entrada no processo dele terá que solicitar novamente.
  • @saluaribeiro, foi como o @Daniel disse, é uma certidão original para cada requerente.
  • @Daniel @Vlad muito obrigada, vocês são demais!
  • Gente, acho que essa é a ultima, perguntei lá em cima e o Daniel me respondeu que não precisaria, mas lendo vários tópicos aqui do fórum, fiquei confusa. Meu avô nasceu em 1906, tenho a certidão de batismo, e consta só o nome, sem sobrenome. Neste caso, seria necessário o envio da certidão de casamento? Ou algum outro documento?
  • @saluaribeiro vc pode enviar uma copia simples da certidão de casamento para comprovaçãoo de nomes.
  • @saluaribeiro só pra complementar, nas certidões de batismo constam apenas o primeiro nome do indivíduo batizado mesmo, a verificação poderá ser feita pelo nome dos pais do seu avô que constam completos na certidão de batismo e serão os mesmos dos avós da certidão de nascimento brasileira do seu pai.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.