Necessária Transcrição + Validacão de Documentos
saluaribeiro
Member
Pessoal, boa tarde,
Li diversos relatos e estou em dúvida. Meu avô paterno é português e já faleceu, vou dar entrada no processo do meu pai, já tenho o documento do meu avô e a certidão do meu pai. Seguem as dúvidas:
É necessária a transcrição de casamento? E a transcrição do óbito?
Vi também que é necessário o envio de uma cópia do documento (RG) esse documento tem validade para Portugal como aqui no Brasil (dez anos)? Pois, meu pai teve um avc há tres anos atras e a locomoção dele é bem difícil, portanto o documento não é recente.
Agradeço!
Li diversos relatos e estou em dúvida. Meu avô paterno é português e já faleceu, vou dar entrada no processo do meu pai, já tenho o documento do meu avô e a certidão do meu pai. Seguem as dúvidas:
É necessária a transcrição de casamento? E a transcrição do óbito?
Vi também que é necessário o envio de uma cópia do documento (RG) esse documento tem validade para Portugal como aqui no Brasil (dez anos)? Pois, meu pai teve um avc há tres anos atras e a locomoção dele é bem difícil, portanto o documento não é recente.
Agradeço!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Boa noite!!
O português foi o declarante do nascimento na certidão do seu pai? Ou seja, foi ele quem foi ao cartório registrar seu pai? Vc fez a certidão do seu pai Reprografica?
Vc tem a certidão de nascimento do seu avô português?
Qual a idade do seu pai? Pergunto para avaliar sobre o RG.
Sim, meu avo foi o declarante do meu pai, quando pedi a certidão, ainda nao sabia sobre a repografica, mas já solicitei essa cópia, estou com a de inteiro teor em mãos.
Meu avo nasceu em 1906, consegui o assento de bastismo dele através do arquivo distrital e também já estou com ele em mãos.
Meu pai tem 61 anos, a carteira de motorista é recente, mas vi que não aceitam.. o RG é bem antigo
Não, ela era brasileira. Se casaram aqui, ela morreu antes dele.
Apostile a cópia da carteira de motorista e a certidão do seu pai também, espere a reprográfica para apostilar.
O formulário 1C vc já imprimiu? Precisa ser colorido frente e verso na mesma folha.
segue link.http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_1-C_cheque.pdf?nocache=1455794359.46
Minha ultima dúvida, sabe quanto tempo a ACP Porto tem demorado? O Apostilamento é feito no cartorio, certo?
A @Maria Adelaide já detalhou muito bem todo o processo pra você. Desculpa a intromissão.
Preciso enviar uma cópia da certidão de casamento do meu avô, mesmo não fazendo a transcrição? Li um relato parecido aqui.
Quanto ao preenchimento do formulário, pelo que li, para a assinatura precisaria de reconhecimento, teria de levar meu pai a um cartório, seria isso?
Com exceção do formulário 1C todos os outros documentos apostilados.
Sim, o formulário 1C tem que ter reconhecimento de firma por autenticidade, seu pai tem que assinar na presença do funcionário do cartório.
No meio desse meu processo todo, me surgiu uma outra dúvida.
Eu consegui a certidão do meu avô, (Creio que seja o assento de batismo, visto que ele nasceu em 1906). Meu primo, também gostaria de tirar a cidadania posteriormente, eu poderia fazer uma cópia desse documento, ou enviar uma cópia para Portugal, ou devo mandar o original recebido, e posteriormente meu primo faz uma solicitação desse documento para Portugal novamente?