Varias duvidas processo

Olá,
Meu avô materno é português e no começo de 2016, eu iniciei o processo para a dupla cidadania da minha mãe pelo consulado de SP. Segundo funcionários, é esperado que o processo seja concluído até o final desse mês. Portanto, pretendo já ir pegando os documentos para pedir a minha cidadania. Porém como pelo consulado foi muito demorado eu estou querendo enviar direto para Portugal.
Tenho umas dúvidas que talvez sejam bem básicas, mas eu li muitas perguntas diferentes aqui no site e mesmo assim achei melhor perguntar.
Estou me baseando nesse site para realizar o pedido: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nac-a1n1c/
Caso seja outro link me avisem, por favor.
Bom, nesse site diz que A atribuição da nacionalidade portuguesa pode ser obtida: Por inscrição do nascimento no registo civil português ou Por declaração para atribuição da nacionalidade.
Qual a diferença entre esses dois casos?
Pelo que eu entendi os documentos necessários que devem ser enviados são:
Minha certidão de nascimento em inteiro teor e fotocopia (apostilhadas)
Documento português que comprove a cidadania portuguesa da minha mãe, qual documento seria?
Envio de um formulário que eu não entendi, esse formulário seria o 1C?
Precisa de certidão de nascimento brasileira da minha mãe e do meu pai?

“Cópia devidamente certificada do seu documento de identificação (passaporte ou outro documento de identificação equivalente, emitido pela autoridade competente de um dos países da União Europeia, título ou autorização de residência), se o pedido for enviado pelo correio. No caso do impresso ser apresentado em Extensão da Conservatória dos Registos Centrais é suficiente a exibição do documento de identificação.”
Nessa parte que pede um documento MEU emitido pela União Europeia, o que seria isso?
Por fim, para qual local vocês recomendam enviar esses documentos? Um lugar onde o processo seja rápido. Quanto tempo demora, em média?
Precisa ir no consulado reconhecer algum documento?
Obrigada pela atenção e me desculpa se as perguntas foram bobas.

Comentários

  • @LucasLeo
    Antes de fazer sua atribuição,terá que transcrever o casamento da sua mãe.
    Ou vc já pediu a transcrição junto com a atribuição pelo Consulado?
  • LucasLeoLucasLeo Member
    editado November 2017
    Maria Nélida Acredito que sim, quando enviei os documentos da minha mãe foi enviada a certidão de casamento também.
  • @LucasLeo

    A certidão de casamento pode ter sido para comprovar a mudança no nome da sua mãe apos o casamento
    Espere concluir o processo e veja se no assento da sua mãe o casamento está averbado
    Melhor vc aguardar porque as certidões brasileiras tem data de validade.

    Mas vc vai precisar:

    - certidão de nascimento do tipo reprográfica, com firma reconhecida de quem a assina e apostilada
    - cópia autenticada e apostilada do RG (.O RG COM MENOS DE 10 ANOS DE EXPEDIÇÃO)
    - certidão de nascimento(assento) da sua mãe ou o numero desse assento - COPIA SIMPLES
    - modelo 1C impresso frente e verso na mesma folha , preenchido , assinado e com firma reconhecida por autenticidade ( assina na frente do funcionario do cartório)
    - vale postal internacional de 175 euros - esse vale vc faz nos correios
    .
  • LucasLeoLucasLeo Member
    editado November 2017
    Maria Nélida esses 175euros não é aquele valor que pode ser pago pelo cartão de crédito no próprio site?
    O documento que minha mãe receber do consulado é onde vai estar o assento ne? ai tira cópia disso certo?
    Pra saber se o casamento foi averbado eu pergunto no consulado?
  • @LucasLeo se pagar por cartão de crédito terá que mandar o processo para Lisboa, lá esta demorando mais de 1 ano para conclusão.
  • Qual o local mais rápido para enviar? Quanto tempo demora mais ou menos?
  • @LucasLeo, não existe conservatória mais rápida, todas estão com a mesma média de tempo.Tondela no momento é uma boa opçao.Prazo: 5 a 6 meses.
  • Como faz para saber se o casamento dos meus pais foi averbado?
  • @LucasLeo escreva para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt forneça os dados (nome, data nascimento, numero assento) e pergunte qual estado civil consta.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.