Dúvida sobre documentos e processo

Olá a todos.

Sou novo aqui e estou tentando entender o processo… Desculpe se a pergunta é muito básica...

Eu já tenho minha cidadania a alguns anos.
Quero agora tirar da minha filha de 16 anos.
Verifiquei aqui no fórum os documentos necessários. No meu caso seria o assento de nascimento português. É isso ?

Eu só tenho um bilhete de identidade já vencido. Como eu tiro este documento ?

Vi tb que em alguns casos eu precisaria converter minha cidadania… Isso está um pouco nebuloso pra mim.
Como faço pra descobrir isso ?


Abraços,
Marcello

Comentários

  • @Marcello Parra,

    como você obteve a sua nacionalidade?
    Você é filho ou neto de português (ou portuguesa)?
    Ou seja, fez atribuição ou aquisição?

    O assento de nascimento vem na certidão portuguesa.
  • Márcia, obrigado pela resposta.

    Então... Essas perguntas eu não sei te responder totalmente.
    Eu sou neto de português. Mas não lembro se tirei a minha pelo meu avô ou pelo meu pai.
    Tenho quase certeza que fiz pelo meu pai. Foi ele quem fez todo o processo, mas ele já faleceu.

    Tem alguma forma de confirmar isso ?

    Eu consultei recentemente um advogado português. Cheguei a passar uma cópia do meu bilhete pra ele.
    Ele disse que minha filha conseguiria tirar diretamente e sem custo "oficial".


    Abç


  • @Marcello Parra, pelo que disse, sua situação é de português atribuído. Então poderá passar a nacionalidade a sua filha pela via originária e sem custos.

    Para saber o número de seu Assento de Nascimento, envie um e-mail para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt , e pergunte informando o seu nome e data de nascimento. Outra opção é contatar o Consulado de sua região.
    Se quiser uma cópia do documento, pode pedir nos serviços consulares.
  • editado November 2017
    Pra pedir a nacionalidade da minha filha, eu preciso da cópia do Assento de Nascimento ou somente o número ?
  • @Marcello Parra somente o número
  • Obrigado Daniel.
    Isto é indiferente se peço pelo consulado ou diretamente a Portugal ?
  • No consulado normalmente pedem mais documentos que nas conservatórias em Portugal. Sua filha é menor de idade, certo? Junte a documentação e mande pra Tondela que dá prioridade para atribuição de menores de idade.
  • Obrigado Daniel. Vou fazer isso.
    Só ainda não me ficou claro se, mandando pra Tondela, eu só preciso do meu número de assento, ou seria apenas no caso do Consulado.
  • @Marcello Parra somente indique no formulário no campo específico o numero do seu assento conforme lhe for informado por e-mail ou consulado. Vai ser algo como assento no.22xxx/2005 e o local, se foi feito pelo consulado provavelmente deve ser CRC Lisboa, veja o que lhe informam. Tanto para mandar para Tondela como no consulado basta o número.
  • @Marcello Parra
    Complementando: envie para Tondela se transcreveu o seu casamento(caso seja casado)
    Caso não tenha e nem pretenda transcrever,envie para Gaia ou o ACP Porto(caso vc tenha sido o declarante do nascimento da sua filha)
  • Muito obrigado a todos pelas dicas... Vcs são realmente craques do assunto... ;)
    Já recebi resposta com meu número e é de Lisboa mesmo.

    Agora me surgiu outra dúvida.
    A Maria Nélida comentou sobre a trasncrição do casamento.... Quando eu fiz o processo já era casado, inclusive aparece como casado no meu bilhete de identidade.
    Se pode concluir que já está transcrito ??


  • @Marcello Parra veja no formulário se não me engano tem uma opção conservatórias dos registros centrais, essa é a CRC Lisboa a que me referi. Tanto no outro dia como agora não tenho o formulário aqui para confirmar.
    Como não foi você que fez seu processo só podemos supor o que foi feito mas acho que se preencher no formulário como casado pode ser que saia com esse estado civil mesmo sem a transcrição do casamento. Na verdade são 2 processos separados, atribuição de nacionalidade e transcrição de casamento, não são feitos junto.
    Vamos ver se alguém pode confirmar minha suspeita.
  • @Marcelo,
    envie um e-mail para - crcentrais@dgrn.mj.pt - com seu nome e data de nascimento
    Pergunte se o seu casamento foi transcrito
    Eles vão te informar e te passar o numero do averbamento se já estiver transcrito
  • Daniel e Maria,
    Muito obrigado.
    Vou mandar já na segunda e informo aqui qq novidade.

    Abç
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.