Dúvida sobre documentos e processo
Marcello Parra
Member
Olá a todos.
Sou novo aqui e estou tentando entender o processo… Desculpe se a pergunta é muito básica...
Eu já tenho minha cidadania a alguns anos.
Quero agora tirar da minha filha de 16 anos.
Verifiquei aqui no fórum os documentos necessários. No meu caso seria o assento de nascimento português. É isso ?
Eu só tenho um bilhete de identidade já vencido. Como eu tiro este documento ?
Vi tb que em alguns casos eu precisaria converter minha cidadania… Isso está um pouco nebuloso pra mim.
Como faço pra descobrir isso ?
Abraços,
Marcello
Sou novo aqui e estou tentando entender o processo… Desculpe se a pergunta é muito básica...
Eu já tenho minha cidadania a alguns anos.
Quero agora tirar da minha filha de 16 anos.
Verifiquei aqui no fórum os documentos necessários. No meu caso seria o assento de nascimento português. É isso ?
Eu só tenho um bilhete de identidade já vencido. Como eu tiro este documento ?
Vi tb que em alguns casos eu precisaria converter minha cidadania… Isso está um pouco nebuloso pra mim.
Como faço pra descobrir isso ?
Abraços,
Marcello
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
como você obteve a sua nacionalidade?
Você é filho ou neto de português (ou portuguesa)?
Ou seja, fez atribuição ou aquisição?
O assento de nascimento vem na certidão portuguesa.
Então... Essas perguntas eu não sei te responder totalmente.
Eu sou neto de português. Mas não lembro se tirei a minha pelo meu avô ou pelo meu pai.
Tenho quase certeza que fiz pelo meu pai. Foi ele quem fez todo o processo, mas ele já faleceu.
Tem alguma forma de confirmar isso ?
Eu consultei recentemente um advogado português. Cheguei a passar uma cópia do meu bilhete pra ele.
Ele disse que minha filha conseguiria tirar diretamente e sem custo "oficial".
Abç
Para saber o número de seu Assento de Nascimento, envie um e-mail para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt , e pergunte informando o seu nome e data de nascimento. Outra opção é contatar o Consulado de sua região.
Se quiser uma cópia do documento, pode pedir nos serviços consulares.
Isto é indiferente se peço pelo consulado ou diretamente a Portugal ?
Só ainda não me ficou claro se, mandando pra Tondela, eu só preciso do meu número de assento, ou seria apenas no caso do Consulado.
Complementando: envie para Tondela se transcreveu o seu casamento(caso seja casado)
Caso não tenha e nem pretenda transcrever,envie para Gaia ou o ACP Porto(caso vc tenha sido o declarante do nascimento da sua filha)
Já recebi resposta com meu número e é de Lisboa mesmo.
Agora me surgiu outra dúvida.
A Maria Nélida comentou sobre a trasncrição do casamento.... Quando eu fiz o processo já era casado, inclusive aparece como casado no meu bilhete de identidade.
Se pode concluir que já está transcrito ??
Como não foi você que fez seu processo só podemos supor o que foi feito mas acho que se preencher no formulário como casado pode ser que saia com esse estado civil mesmo sem a transcrição do casamento. Na verdade são 2 processos separados, atribuição de nacionalidade e transcrição de casamento, não são feitos junto.
Vamos ver se alguém pode confirmar minha suspeita.
envie um e-mail para - crcentrais@dgrn.mj.pt - com seu nome e data de nascimento
Pergunte se o seu casamento foi transcrito
Eles vão te informar e te passar o numero do averbamento se já estiver transcrito
Muito obrigado.
Vou mandar já na segunda e informo aqui qq novidade.
Abç