Avô com registro no consulado Português no Brasil

Meu avô (filho de Português) nasceu em Liverpool na Inglaterra mas com 2 anos foi à Portugal e depois ao Brasil. Encontrei o registro dele no livro de registros do consulado Português, encontrei uma pública-forma (uma espécie de fotocópia da época) do passaporte Português dele, mas nunca foi encontrada uma certidão de nascimento dele, dizendo, de fato, que ele é Português.

Tenho cópia autenticada pelos arquivos Portugueses de todos os documentos acima. Há alguma chance de aceitarem este caso e tratá-lo como Português para fins de obtenção de cidadania por mim? Alguém teve experiência parecida onde não foi necessário apresentar o assento de nascimento, mas sim outras provas de que a pessoa era Portuguesa? Muito obrigado.

Comentários

  • Imagino que se ele tinha um passaporte Português, em algum momento foi registrado nacional Português pois não dão passaportes pra estrangeiros. Peça o processo de solicitação do passaporte pois lá deve constar alguma certidão.

    Você tem mais dados?
  • Olá Pamela,
    tenho todas as informações. Tudo mesmo. O consulado já não tem mais nada (foi tudo enviado uma época para o Ministério das Relações Exteriores). Este ministério encontrou o livro de registros de passaportes e de inscrição consular e me enviou. Além disso tenho a pública-forma do passaporte dele (talvez o documento mais importante) emitida por um cartório no Brasil em que o passaporte é inteiro descrito como se fosse uma cópia autenticada, mas como na época não havia xerox, eles descreviam o documento que viam na frente. Contudo parei por aí. Não sei mais onde buscar o assento de nascimento (busquei nas conservatórias todas em Lisboa e nos arquivos do Consulado - no ministério - e nada) ou se posso tentar dar entrada com o que tenho apenas.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.