Ajuda Processo de Atribuição para Meu Pai

Boa noite!

Meu nome é Pedro Gabriel, sou neto de português falecido e estou buscando a nacionalidade portuguesa.
Meu avô nasceu em Póvoa de Varzim e casou com uma brasileira (minha avó) aqui no Brasil. Eles tiveram então um filho: meu pai. No entanto, meu avô faleceu e meu pai não chegou a obter nacionalidade portuguesa, até por um distanciamento do meu avô após divórcio com minha avó.

Pelo que pesquisei, o procedimento é mais simples (e mais garantido) se primeiramente meu pai obter a cidadania por atribuição, e em seguida eu obter a minha.
Vocês poderiam me auxiliar neste processo? Eu já entrei em contato com conservatória em Portugal e obtive o número e ano do assento de registro do meu avô

De posse do número e ano assento, qual deve ser o próximo passo? Quais seriam os documentos que meu pai precisa juntar e apostilar para envio para Portugal?

Na certidão de nascimento do meu pai consta o nome do português (meu avô), mas este não é o declarante, mas sim minha avó. Neste caso há algum problema? Seria necessária (e obrigatória) a certidão de casamento/divórcio dos meus avós? O casamento/divórcio precisa ser transcrito em Portugal?

É necessário algum documento de óbito do meu avô?

Meu pai é casado (com minha mãe). É necessário também envio de certidão de casamento dele, e certidão de nascimento da minha mãe?

Desde já agradeço muito pela disponibilidade e apoio de vocês.

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.