Documentos para atribuição

Olá, gostaria de informações sobre os documentos necessários para fazer atribuição e qual a conservatória mais rápida? Sou angolana, filha de portuguesa dos Açores.

Comentários

  • @Annabela a parte principal é vc localizar o assento de nascimento de sua mãe portuguesa.Depois de uma olhada nesse tópico que tem as orientações.Dúvidas pode perguntar aqui no fórum.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/atribuicao
  • Olá Vlad Pen, já enviei um e-mail para civil.pdelgada@irn.mj.pt, pedindo a certidão de nascimento da minha mãe, ela nasceu em São José, Ponta Delgada.

    Os documentos que tenho são:

    Fotocópia do registro de casamento da minha mãe (meu pai já falecido, era angolano e eles se casaram em Lisboa)
    Passaporte da minha mãe vencido (não consta filiação)
    RNE da minha mãe
    Minha certidão original de nascimento angolana
    Meu passaporte português vencido
    Minha certidão de casamento (com brasileiro)
    Minha certidão de divórcio
    Meu RNE

    Minhas dúvidas:

    Quais desses documentos preciso enviar para Portugal?
    Todos precisam ser apostilhados?
    Preciso transcrever o casamento dos meus pais?
    A minha certidão de nascimento precisa ser de inteiro teor e por cópia repográfica?
    Preciso de documento comprovativo do conhecimento da língua portuguesa?

    Muito grata, Anabela.
  • @Annabela

    Cópia do Assento de Nascimento da sua mãe
    Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada.
    Vale Postal de € 175 euros
    Requerimento 1C com assinatura por autenticidade.

    Vc disse q tem o passaporte Portugues?? Como?

    Vc mora em Angola?

    OBS: Não sei te falar se para Angolanos a documentação é diferente da exigida dos brasileiros.
  • Vlad Pen,

    Tenho passaporte português, pois nasci em Luanda, Angola antes da independência, quando ainda era uma colônia portuguesa. Meu era angolano, porque os pais dele (portugueses) mudaram de Lisboa, para Angola. Eu moro no Rio de Janeiro há mais de 40 anos. Saí de Angola com 6 anos. Depois fui para Moçambique e Africa do Sul. E depois vim para o Brasil com minha familía, onde moro até hoje.

    Pensava em fazer a conservação da nacionalidade, inclusive perguntei aqui no fórum sobre isso. Mas o consulado me informou que seria uma aquisição da nacionalidade e como pretendo passar a nacionalidade para minha filha, que é brasileira, vou optar pela atribuição, atráves de minha mãe.

    Obrigada pelas informações.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.