Minha mãe, portuguesa solteira, adota por conta própria sobrenome de seu pai.

Andrea CoelhoAndrea Coelho Member
editado November 2017 em Retificação de documentos
Resumindo, minha mãe portuguesa:
1° Nasceu em Leiria em 1911 como Maria Roleira, mas no Brasil adota o sobrenome de seu pai, tornando-se Maria PONTES.
2° Nunca se casou, declarante do meu nascimento foi meu pai brasileiro que por coincidência também era Pontes.
Em minha certidão de nascimento ela consta como Maria Pontes, mas não em virtude de casamento, mas sim porque adotará apelido de seu pai.
A questão é:
Esta divergência de sobrenomes entre a certidão de nascimento dela e a minha certidão de nascimento será um impeditivo para minha atribuição?

Com os melhores cumprimentos.
Andrea Coelho

Comentários

  • @Andrea, era comum antigamente essa mudança nos Sobrenomes..ora era colocado o sobrenome da mãe, ora do pai. Vc conseguiu identificar de onde veio o "Roleira"??
  • @Vlad Pen, Obrigada pelo retorno!
    ...Roleira é sobrenome da minha avó, consta na minha certidão de nascimento; mas enfim, sei que já foi dito aqui no fórum para não enviarmos e-mails para as conservatórias, mas não vejo outra alternativa, pois não encontrei aqui no fórum caso semelhante ao meu, já tenho tudo pronto para enviar e queria ter certeza que isto não será um problema.
  • @Andrea, creio que a Conservatória de Ovar é bem flexível com esse tipo de divergência e não terá problema por se tratar de um caso comum e o nome "Roleira" vir da sua avó .Mas pode tirar a dúvida com a conservatória pra vc se sentir mais segura.
  • Obrigada, @Vlad!
    Farei isto!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.