Como procurar Certidão Portugal - Trás-os-Montes ?!?!

Prezados,
Venho tentando descobrir origem dos meus bisavós, o passo a passo da história deles.Essa busca ocorre tanto por parte do meu avô quanto da minha avó. Há dúvidas da história que foi contada, por exemplo em relação a minha avô, achamos que ela pode ter nascido lá em Portugal e vindo pequena, as informações são truncadas, não temos a certidão então queremos rastrear a partir dela, ver se tem algo. Também estou buscando informações; das certidões dos bisavôs, pois minha mãe pretende fazer o processo da dupla cidadania, enfim e posteriormente eu faria o mesmo.
Coloquei os nomes abaixo, alguém pode por favor me ajudar, não consegui outras informações, eles eram simples, muita coisa deve ter se perdido, mas toda referencia da família é de Portugal.

Felicidade Ribeiro Ramos - Nascimento 28/07/1920 *** achamos que ela pode ter nascido em Portugal ou que a mãe chegou grávida dela...
Pai: Jose Ribeiro (origem Portugal )
Mãe: Emilia Pereira Gaspar (Emilia Gaspar Ribeiro - depois de casada) (origem Portugal )

José de Oliveira Ramos - Nascimento 15/01/1919 (nascido Brasil )
Pai: Antonio de Souza Ramos (origem Portugal )
Mãe: Aduzinda de Oliveira Ramos (origem Portugal )
** Trás os Montes


Desde já muito obrigada.

Comentários

  • @Malena Ramos

    Você já obteve a certidão de casamento de inteiro teor de José e Felicidade?

    201357 Emília Pereira Gaspar
    Vouzela Paços de Ferreira
    Pai:Manuel João Gaspar
    Mãe: Maria Joaquina Doméstica 34 Rio de Janeiro Casado

    A Felicidade não consta como acompanhante.

    A Emília pode ter nascido em Vouzela - Viseu - residindo em Paços de Ferreira no Porto. São freguesias sedes do Concelho. Você poderá enviar pedido de busca pelo registro de Felicidade às Conservatórias dos dois Concelhos indicando as freguesias de mesmo nome. Mas, será um tiro no escuro.

    Para mais detalhes desse registro do Cepese basta solicitar enviando a ID 201357 - http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/page/view.php?id=9


    http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1089981 - referência à familia, mas veio sozinho.

    Os netos precisam apresentar provas de ligação efetiva com Portugal.
  • Muito Obrigada, vou buscar mais informações e tentar pegar esse documento , cópia que seja válida para que minha mãe dê entrada no processo.
  • Prezados,
    Vamos lá no passo a passo peço desculpas pelas dúvidas.
    Estou construindo no passo a passo a história, enfim para chegar aos documentos.

    Entrei em contato com CEPESE ele me informou que para facultar os dados relativos aos IDs solicitados terá de realizar um pagamento de 10 euros para os dados que envio abaixo, e de seguida enviar o comprovativo de pagamento por e-mail.

    NIB: 0007 0410 00808850000 47
    IBAN: PT50 0007 0410 0080 8850 0004 7
    SWIFT / BIC: BESCPTPL

    A partir disso Sr. Nuno me indicou que vai indicar os dados do passaporte e a sua localização no respetivo arquivo distrital.
    Desculpe a pergunta boba, como faço pagamento? Posso fazer isso direto no meu banco? Desculpe, mas nunca fiz o procedimento.

    Após entro em contato com dados informados para conseguir junto ao distrito os documentos, correto?

    Grata
  • @Malena

    Poderá enviar através do seu banco, mas a taxa é alta. Tenta no site do transferwise, alguns foristas já conseguiram.

  • Aos poucos estou conseguindo ampliar as informações, são relativas a meus avós. Caso alguém mais possa me ajudar, eu ainda estou buscando, estou indo pelos dois lados da família, Já mandei e-mails relativos a parte materna, estou aguardando, caso possam ajudar em detrimento destas informações a mais conseguidas, fico grata!
    Estas certidões, são antigas então estou buscando nos arquivos distritais, através do batismo, não é isso?

    Meus avós
    Felicidade Ribeiro Ramos - Nascimento 28/07/1920 ***
    José de Oliveira Ramos - Nascimento 15/01/1919 (nascido Brasil )

    Bisavós maternos - Felicidade Ribeiro Ramos
    Pai: Jose Ribeiro (origem Portugal )
    Mãe: Emilia Pereira Gaspar (Emilia Gaspar Ribeiro - depois de casada) (origem Portugal - Porto - Paços Ferreira)

    Bisavós paternos - José de Oliveira Ramos
    Pai: Antonio de Souza Ramos (origem Portugal )
    Mãe: Aduzinda de Oliveira Ramos (origem Portugal - nascimento 1892)

    Tataravós paternos: Antonio de Souza Ramos (origem Portugal- Porto )
    pai: Antonio de Souza Ramos
    Mãe: Maria Ferreira

    Tataravós maternos: Aduzinda de Oliveira Ramos (origem Portugal - Trás-os-Montes - Vila Real - Vila Pouca do Aguiar) Há dúvida no nome se Adozinda (Aduzinda) de Jesus Oliveira (nome solteira)
    Pai: José Antonio Thomaz de Oliveira
    Mãe: Rita Maria de Oliveira
  • @Malena Ramos


    Como te disse, peça ao Cepese os dados da ID de Emília. Pague a taxa pelo transferwise.

    201357 Emília Pereira Gaspar
    Vouzela Paços de Ferreira
    Pai:Manuel João Gaspar
    Mãe: Maria Joaquina Doméstica 34 Rio de Janeiro Casado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.