Dúvidas no formulário 1C e documentação para envio à Portugal

Thiago_LemosThiago_Lemos Member
editado November 2017 em Processos de Atribuição
Boa noite! Por favor, podem esclarecer algumas dúvidas que tive durante o preenchimento do formulário 1C, mesmo lendo o passo a passo?

1 - "Obs.: Se o(a) português(esa) nasceu antes de 1911 será obrigatória a apresentação do Assento de Nascimento certificado pelo Arquivo Distrital responsável e daí o item 1 do Quadro 2 poderá ficar em branco e no quadro 4 deverá ser assinalado um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".

Minha dúvida: Meu avô nasceu em 1907 e eu tenho apenas o número do assento, informatizado em 2011, e uma cópia do documento emitido pelo Portal do Cidadão. Mesmo preenchendo o formulário apenas com o número do assento, eu devo marcar um "X", no quadro 4, em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português"? Vocês acham válido eu enviar junto aos demais documentos essa cópia do Portal do Cidadão? Se a cópia do Portal não servir, como eu vou conseguir obter a certidão de nascimento dele?

2 - Na orientação de preenchimento do quadro 4, está escrito da seguinte forma: "Se precisar enviar a xerox autenticada da Certidão de Casamento do português (caso do português nascido antes de 1911 e declarante na Certidão de Nascimento do filho), assinale um X em "OUTROS DOCUMENTOS, INDICAR QUAIS" e escrever ao lado "CERTIDÃO DE CASAMENTO DO PAI PORTUGUÊS (FOTOCÓPIA AUTENTICADA)".

Minha dúvida: Em qual caso seria necessário enviar esse documento? Existem algumas conservatórias que não exigem documento de casamento, certo? Minha situação: avô português, nascido antes de 1911 e declarante no nascimento de meu pai.

3 - O RG do meu pai foi emitido em 2008 pelo Detran. Sabem dizer se as Conservatórias exigem que o documento seja mais novo que isso?

Aproveitando a boa vontade de vocês, por gentileza, avaliem os documentos que irei mandar para Portugal. Irei fazer o processo de atribuição para meu pai e, em seguida, eu e meu irmão faremos. Seguem:

- Certidão de nascimento do meu pai (inteiro teor, cópia reprográfica, apostilada);
- Cópia do RG do meu pai autenticada pelo cartório;
- Formulário 1C preenchido e assinado, com assinatura reconhecida por autenticidade em cartório;
- Vale Postal no valor de 175,00 €.

Muito obrigado!

Thiago Lemos.

Comentários

• Por favor, alguém pode me ajudar?
  • @Thiago vou tentar te ajudar

1-Para portugueses nascidos anterior a 1911 , é solicitada a cópia certificada no Arquivo Distrital onde o português foi registrado. Eu não posso te garantir com certeza se essa cópia emitida pelo portal do cidadão pode ser aceita. Se caso resolva pedir a cópia certificada, vc pode pedir por e-mail direto no Arquivo Distrital.

2-Essa cópia da certidão de casamento é solicitada para comprovação de nomes.Pode ser uma cópia simples.

3-As conservatórias pedem o R.G com até 10 anos.Algumas aceitam CNH tb.

Na relaçao de documentos a enviar não esqueça o mais importante: o assento de nascimento do português.
  • @Vlad Pen
    Fiz o que você falou. Já enviei e-mail ao Arquivo Distrital de Viseu. Eu lembro que, antes de conseguir o assento de meu avô, eu tinha recebido um e-mail de Viseu informando que eles só têm registros até 1988. Meu avô é de 1907, tomara que eu consiga dessa forma.

Vou providenciar um RG novo pro meu pai então, pra garantir.

O assento eu já preenchi no formulário. Vou enviar essa cópia do Portal do Cidadão também, pra eles terem mais informações.

Obrigado! Abraço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.