Minha experiência com CC + passaporte sem urgência em São Paulo

Boa tarde pessoal,

Agendei no consulado para fazer CC + passaporte no consulado de São Paulo sem urgência, já que economizaria quase 250 reais e não tinha pressa. A primeira visita ficou para 11/10, no qual tirei as informações biométricas do cartão do cidadão e foi informado que entrariam em contato comigo para pegar o cartão e realizar procedimentos para providenciar o passaporte. Só levou 21 dias para que me mandassem um e-mail indicando a disponibilidade do segundo agendamento. Agendei no dia 10/11, peguei o cartão, retirei novas informações biométricas e me foi informado que o passaporte chegaria em até 15 dias. Ou seja, receberei o passaporte menos de dois meses depois da primeira visita ao consulado.
Postei aqui pq procurei essa informação antes e não encontrava.

Comentários

  • Nossa, informação super útil Rodrigo, obrigado!
  • Boa tarde!!! Alguém sabe o que está acontecendo no Consulado de São Paulo?

    O meu pai fez esse mesmo processo, só que ele pediu o CC + passaporte com urgência. Ele foi no dia 01/11 para tirar as informações biométricas do CC e nesse dia já marcou para retirar o CC hoje (29/11). O passaporte chegaria em casa até 10 dias úteis depois da retirada do CC.

    O problema é que hoje ele foi lá retirar e lhe disseram que houve um problema e o CC ainda não estava pronto, que precisaria esperar o Consulado entrar em contato. Achei uma falta total de respeito, pois meu pai pagou o serviço com urgência e já não teve o prazo cumprido e ela nem deu um prazo para retornar.

    Alguém está passando pela mesma situação? O que fazer?
  • editado November 2017
    @tomasmpa estive hj no Consulado SP para tirar os dados biométricos para o CC e não me falaram nada q pode atrasar.
  • Só espero q não atrase tb..tsc tsc tsc
  • @Vlad Pen você já marcou o dia para retirar o CC?
  • @Tomasmpa ja agendei para final de Dezembro.
  • @Vlad Pen Me avise se o seu atrasar também, por favor!
  • @Vlad Pen...
    Só para ter uma ideia...Quanto tempo de espera desde o Pagamento do Boleto/Agendamento pelo site...Até a visita ao Consulado para colher os dados biométricos..?
  • editado December 2017
    @NiltonHessel à partir do pgto do boleto eu ja tinha a opçao de agendar a ida ao Consulado 6 dias depois.Pedi com urgência.A Carta PIN não vem pelo correio,eu a retiro quando for buscar o CC e tirar dados biométricos para o passaporte daqui 25 dias.O passaporte é entregue depois pelo Correio.
  • editado December 2017
    @Mei, é verdade, o consulado do RJ precisa se modernizar.
  • @Vlad @Mei, interessante como não existe um padrão. Aqui em Santos também é entregue a carta junto com o cartão. Ouvi eles falando de prazo de até 30 dias CC urgente e 60 a 90 dias normal.
  • @Mei pois é, e acho muito mais prático retirar tudo junto, a gente vai ter que ir de qualquer jeito no consulado buscar CC dai não fica essa expectativa de chegar ou não a bendita carta.
  • editado December 2017
    Obrigado @Vlad Pen ...

    Minha irmã vai iniciar essa semana os procedimentos para fazer o Cartão de Cidadão pelo Consulado de Portugal em São Paulo...E eu quis ter uma ideia de quanto tempo vai levar até ela ter o documento em mãos...
    Na sequência devemos começar a cuidar da Atribuição dela pela Nova Lei...(Atribuição de Neto já Naturalizado pela Lei 6.4)...
  • tomasmpatomasmpa Member
    editado December 2017
    @Vlad Pen

    Apenas para atualizar o tópico: meu pai recebeu um e-mail do Consulado no dia 04/12 dizendo que o CC e a carta PIN já haviam chegado lá para a retirada. Dia 08/12 ele foi retirar e agora só está no aguardo do PP que chegará em casa. O atraso foi de alguns poucos dias apenas. Espero que você não tenha esse problema.

  • @tomasmpa, decidi ligar um dia antes da data agendada no consulado para confirmar se o CC ja poderá ser retirado. Mantenho informado aqui.
  • editado December 2017
    @tomasmpa liguei hj no consulado de SP e está confirmado para amanhã (28) a retirada do CC junto com a carta PIN.O PEP eles vão enviar pelo correio.
  • Quando vcs enviaram os documentos pro Consulado, quanto tempo demorou para os documentos voltarem de Portugal e o Consulado entrar em contato?
    To perguntando porque minha mãe entrou com o processo de cidadania dela em abril de 2016, aí eles enviaram os documentos para Portugal e depois de 6 meses voltou, só que tinha acabado de mudar a lei e agora seria necessário apostilhar tudo, no mês que ela mandou não tinha mudado nada da lei ainda aí uns meses depois entrou a lei, só que ela esperou muito tempo até eles avisarem que estava errado, mas enfim, agora em fevereiro de 2017 ela pegou todos os documentos certinhos porém ainda não teve nenhum contato do Consulado e quando entramos em contato com eles falam que estava previsto para novembro, mais ou menos, então que logo deve estar pronto.
    E minha namorada mandou em março/17 os documentos dela, a previsão era pra começo de dezembro e ainda não chegou nada.
    To achando estranho essa demora toda, porque a mãe da minha namorada mandou os documentos dela 1 mês antes da minha mãe (março/2016) e o dela deu 6 meses e já estava tudo concluído.
  • tomasmpatomasmpa Member
    editado December 2017
    @Vlad Pen Que bom! Esqueci de avisar, mas o passaporte do meu pai já chegou semana passada dia 22/12. Boa sorte amanhã.
  • @LucasLeo Cara, o processo do meu pai foi feito direto pela conservatória em Portugal. Só os documentos portugueses foram pelo Consulado. Pelo Consulado demora bastante, não sei atualmente quanto tempo está para a conclusão da nacionalidade.
  • @mei peguei o CC e a carta PIN hj .Tudo tranquilo. :))
  • @Rodrigo A Garcia e quem mais puder me ajudar, por favor:
    Gostaria de saber se posso solicitar o CC e o passaporte no consulado de SP apenas com a carta da conservatória de Ovar informando meu "registo português" ou se preciso solicitar alguma outra certidão.
    Obrigado
  • @Rodrigo com o registro português em mãos é suficiente e claro ,o requerimento e comprovante de pgto da taxa.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.